Capa
Nº 2236 | 09 Fevereiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Finanças Pessoais
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Última
Fecho da bolsa: S&P 500 próximo dos cinco mil pontos, impulsionado pelos resultados positivos das empresas, apesar da subida dos rendimentos do Tesouro.
Negócios: A Vinci, dona da ANA –Aeroportos de Portugal, desencadeou o processo formal de venda da empresa de handling, ou seja, de assistência em terra nos aeroportos.
Ralph Haupter: Em entrevista ao Jornal Económico, o presidente da Microsoft Europa, Médio Oriente e África revela que a tecnológica trabalha em Portugal com a EDP e a Farfetch em projetos de digitalização avançada. Para o seu ‘Copilot’ de Inteligência Artificial, Ralph Haupter só tem elogios e garante que é, e continuará a ser, apenas um “copiloto” dos seres humanos.
Internacionalização: Foram 16 as empresas portuguesas que, ‘pela mão’ da Associação Empresarial de Portugal (AEP), estiveram nos Emirados Árabes Unidos para participarem na mais importante feira regional do sector. A saúde é uma preocupação cada vez maior, também na Península Arábica.
Qualquer Estado deve emitir obrigações verdes para as suas necessidades de investimento verde e pelo prazo mais longo possível, não ficando preso a um valor mínimo. É isto que os investidores procuram
Stefano Colli-Lanzi: Fundador e CEO da Gi Group Holding, compradora da Kelly, adianta, em entrevista exclusiva ao JE, que o processo de integração está a arrancar e no final haverá apenas uma empresa em Portugal sob a alçada da Gi. No nosso país, o grupo passará a contar com mais de 300 colaboradores, adianta.
Finanças pessoais: Nos últimos tempos, a inflação voltou a condicionar a vida dos consumidores. Importa assim perceber as causas da variação dos preços e como é calculado este indicador.
Mercados: Pinto da Costa comprou ações da SAD do FC Porto a menos de 30 dias de apresentação das contas, o que por lei pode configurar crime de Abuso de Mercado punido com coima até cinco milhões.
Geopolítica: Com o mercado imobiliário a colapsar e o mercado de capitais a ruir, a China enfrenta grandes desafios no arranque do ano do dragão, que representa poder, força e sabedoria. A economia começa a desacelerar, a população está a envelhecer e o desemprego aumenta.
Eocenário poderá piorar se Donald Trump for reeleito e voltar a apontar baterias a Pequim.
Christian Lynch a Conversa com o cientista político e professor universitário brasileiro, no Cícero Bistrot, na sua recente passagem por Lisboa. Sobre a mesa,
um café cremoso, os perigos que a Democracia enfrenta, a direita radical, o papel dos partidos políticos e a História, “que sempre recomeça”.
Pré-campanha: Luís Montenegro quer que seja Nuno Melo a representar a coligação nos debates com o Livre e a CDU, mas a decisão estão a causar um coro de críticas e tornou-se um caso.
Crescimento: O modelo alemão de indústria alimentada por matérias-primas baratas e procura forte parece estar esgotado, criando dificuldades acrescidas pela falta de investimento. Europa e Portugal sofrerão por arrasto.
Pacto: À porta das eleições, líder da CIP revelou ao JE que congresso a realiar a 20 e 2 de fevereiro pretende discutir o crescimento económico, a retenção de talento, competitividade regional, impostos, salários e produtividade.
Guerra: A reeleição de Vladimir Putin vai permitir reforçar a mensagem de que, na Ucrânia, a Rússia está a defender-se de uma ameaça potencial de proporções muito maiores. E o povo tende a acreditar.
Investigação: O fator militar não é despiciendo no Brasil e a operação lançada contra Bolsonaro e algumas altas patentes do exército tem tudo para voltar a criar fricção com o poder político. O presidente dispensa.
Assessoria financeira: Consultora apoiou operações de M&A no valor de 2,5 milhões de euros em Portugal, segundo a Mergermarket.
Entrevista com Rogério Fernandes Ferreira: A RFF não receia desafio da multidisciplinaridade, diz o fundador do escritório especializado na área fiscal. O advogado lembra que a RFF “há muito” que concorre com as consultoras na área fiscal. tendo a especialização como vantagem. E prevê que a nova realidade afete sobretudo as grandes firmas ‘full service’, que vão passar a competir com as Big Four.
O modo como nos alimentamos é, de forma indiscutível, um dos principais fatores determinantes das doenças crónicas, com a evidência científica a apoiar a ideia de que alterações na dieta têm fortes implicações, positivas e/ou negativas, na saúde de cada um de nós durante toda a nossa vida.
Lítio: A empresa britânica garante que o projeto de Boticas continua a avançar apesar de o Ministério Público ter pedido a anulação
da aprovação ambiental num processo movido pela autarquia local.