Skip to main content
Capa
Nº 2236 | 09 Fevereiro 2024
Edição nº 2236
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Mercados acionistas renovam máximos históricos
Mercados acionistas renovam máximos históricos
Fecho da bolsa: S&P 500 próximo dos cinco mil pontos, impulsionado pelos resultados positivos das empresas, apesar da subida dos rendimentos do Tesouro.
Empresas & Finanças
ANA põe totalidade  da Portway à venda
ANA põe totalidade da Portway à venda
Negócios: A Vinci, dona da ANA –Aeroportos de Portugal, desencadeou o processo formal de venda da empresa de handling, ou seja, de assistência em terra nos aeroportos.
“O ser humano é o piloto. A Inteligência Artificial será sempre o copiloto”
“O ser humano é o piloto. A Inteligência Artificial será sempre o copiloto”
Ralph Haupter: Em entrevista ao Jornal Económico, o presidente da Microsoft Europa, Médio Oriente e África revela que a tecnológica trabalha em Portugal com a EDP e a Farfetch em projetos de digitalização avançada. Para o seu ‘Copilot’ de Inteligência Artificial, Ralph Haupter só tem elogios e garante que é, e continuará a ser, apenas um “copiloto” dos seres humanos.
Balanço da Arab Health 2024 é “claramente positivo”
Balanço da Arab Health 2024 é “claramente positivo”
Internacionalização: Foram 16 as empresas portuguesas que, ‘pela mão’ da Associação Empresarial de Portugal (AEP), estiveram nos Emirados Árabes Unidos para participarem na mais importante feira regional do sector. A saúde é uma preocupação cada vez maior, também na Península Arábica.
Obrigações verdes soberanas:  para quando em Portugal?
Obrigações verdes soberanas: para quando em Portugal?
Qualquer Estado deve emitir obrigações verdes para as suas necessidades de investimento verde e pelo prazo mais longo possível, não ficando preso a um valor mínimo. É isto que os investidores procuram
“A marca Kelly deixará de estar presente no país após o período  de adaptação”
“A marca Kelly deixará de estar presente no país após o período de adaptação”
Stefano Colli-Lanzi: Fundador e CEO da Gi Group Holding, compradora da Kelly, adianta, em entrevista exclusiva ao JE, que o processo de integração está a arrancar e no final haverá apenas uma empresa em Portugal sob a alçada da Gi. No nosso país, o grupo passará a contar com mais de 300 colaboradores, adianta.
Finanças Pessoais
Inflação: o que é, como é calculada e porque condiciona a economia
Inflação: o que é, como é calculada e porque condiciona a economia
Finanças pessoais: Nos últimos tempos, a inflação voltou a condicionar a vida dos consumidores. Importa assim perceber as causas da variação dos preços e como é calculado este indicador.
Perspetiva
CMVM investiga compra de ações da SAD do FC Porto por Pinto da Costa
CMVM investiga compra de ações da SAD do FC Porto por Pinto da Costa
Mercados: Pinto da Costa comprou ações da SAD do FC Porto a menos de 30 dias de apresentação das contas, o que por lei pode configurar crime de Abuso de Mercado punido com coima até cinco milhões.
Primeira Mão
O ano em que o dragão chinês vai lamber  as suas feridas
O ano em que o dragão chinês vai lamber as suas feridas
Geopolítica: Com o mercado imobiliário a colapsar e o mercado de capitais a ruir, a China enfrenta grandes desafios no arranque do ano do dragão, que representa poder, força e sabedoria. A economia começa a desacelerar, a população está a envelhecer e o desemprego aumenta. Eocenário poderá piorar se Donald Trump for reeleito e voltar a apontar baterias a Pequim.
Economia & Política
“O populismo  reacionário não é capaz de entregar nada”
“O populismo reacionário não é capaz de entregar nada”
Christian Lynch a Conversa com o cientista político e professor universitário brasileiro, no Cícero Bistrot, na sua recente passagem por Lisboa. Sobre a mesa, um café cremoso, os perigos que a Democracia enfrenta, a direita radical, o papel dos partidos políticos e a História, “que sempre recomeça”.
Debates e polémicas com AD marcam semana de campanha
Debates e polémicas com AD marcam semana de campanha
Pré-campanha: Luís Montenegro quer que seja Nuno Melo a representar a coligação nos debates com o Livre e a CDU, mas a decisão estão a causar um coro de críticas e tornou-se um caso.
Dificuldades à vista para a Alemanha  com o milagre económico a colapsar
Dificuldades à vista para a Alemanha com o milagre económico a colapsar
Crescimento: O modelo alemão de indústria alimentada por matérias-primas baratas e procura forte parece estar esgotado, criando dificuldades acrescidas pela falta de investimento. Europa e Portugal sofrerão por arrasto.
CIP junta líderes partidários, gestores e académicos em congresso “Pacto Social. Mais economia”
CIP junta líderes partidários, gestores e académicos em congresso “Pacto Social. Mais economia”
Pacto: À porta das eleições, líder da CIP revelou ao JE que congresso a realiar a 20 e 2 de fevereiro pretende discutir o crescimento económico, a retenção de talento, competitividade regional, impostos, salários e produtividade.
Eleições na Rússia servem para consolidar unidade nacional
Eleições na Rússia servem para consolidar unidade nacional
Guerra: A reeleição de Vladimir Putin vai permitir reforçar a mensagem de que, na Ucrânia, a Rússia está a defender-se de uma ameaça potencial de proporções muito maiores. E o povo tende a acreditar.
Brasil: Lula da Silva preocupado em manter os militares nos quartéis
Brasil: Lula da Silva preocupado em manter os militares nos quartéis
Investigação: O fator militar não é despiciendo no Brasil e a operação lançada contra Bolsonaro e algumas altas patentes do exército tem tudo para voltar a criar fricção com o poder político. O presidente dispensa.
Advisory
Deloitte apoiou 22 operações no ano passado
Deloitte apoiou 22 operações no ano passado
Assessoria financeira: Consultora apoiou operações de M&A no valor de 2,5 milhões de euros em Portugal, segundo a Mergermarket.
“Como firma especializada,  a nossa proposta de valor  é mais válida e diferenciadora”
“Como firma especializada, a nossa proposta de valor é mais válida e diferenciadora”
Entrevista com Rogério Fernandes Ferreira: A RFF não receia desafio da multidisciplinaridade, diz o fundador do escritório especializado na área fiscal. O advogado lembra que a RFF “há muito” que concorre com as consultoras na área fiscal. tendo a especialização como vantagem. E prevê que a nova realidade afete sobretudo as grandes firmas ‘full service’, que vão passar a competir com as Big Four.
Ensaio
Tesouros  ao alcance  de todos
Tesouros ao alcance de todos
O modo como nos alimentamos é, de forma indiscutível, um dos principais fatores determinantes das doenças crónicas, com a evidência científica a apoiar a ideia de que alterações na dieta têm fortes implicações, positivas e/ou negativas, na saúde de cada um de nós durante toda a nossa vida.
Última
Savannah garante que Declaração Ambiental continua a vigorar
Savannah garante que Declaração Ambiental continua a vigorar
Lítio: A empresa britânica garante que o projeto de Boticas continua a avançar apesar de o Ministério Público ter pedido a anulação da aprovação ambiental num processo movido pela autarquia local.