Capa
Nº 2217 | 29 Setembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Última
Fecho da semana : As bolsas perderam terreno no final de setembro, com os índices norte-americanos a renovarem mínimos de 3 meses.
A versão confidencial do plano de reestruturação da TAP, a que o JEteve acesso, revela a existência de uma oferta vinculativa pela subsidiária M&E Brasil, que, se fosse aceite, obrigaria o Estado a assumir encargos de 110 milhões de euros. Mas o negócio não se fez e o Governo teve de encerrar a empresa, assumindo um custo dez vezes superior: 1.024 milhões de euros.
Cumprimento de critérios estratégicos, como a preservação do hub, o plano estratégico da TAP ou o contributo para a economia, terão precedência sobre o critério preço. Governo diz que só venderá a grupos de aviação, e não a fundos de investimento, mesmo com ofertas mais altas.
Ainda não há um acordo fechado com o promotor imobiliário, mas o novo edifício de escritórios do Parque das Nações está entre as opções para CGD se instalar quando sair da Av. João XXI para deixar entrar o Governo.
O financiamento do Estado é o mesmo há 10 anos e os donos dos colégios querem que seja atualizado. Os encargos, sobretudo salariais cresceram entretanto. Há estabelecimentos à beira da falência.
Portugal continua a ser um país de pouca ambição, onde o sucesso é mais penalizado do que celebrado, uma cultura que a Associação Business Roundtable Portugal (ABRP) quer mudar. O objetivo deve ser ter mais empresas de grande dimensão e a fiscalidade tem de ser mais simples, pede Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da associação.
Com o Orçamento do Estado para 2024 já à porta, a discussão em torno das medidas a figurar no documento adensa-se, um exercício ao qual a APBR não se esquiva [ver caixa ao lado]. Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da associação, pede maior simplicidade fiscal, sobretudo para os jovens, e gostaria de ver umEstado menos paternalista, apesar de compreender o sinal dado pela proposta da CIP - Confederação Empresarial de Portugal de um 15º mês.
Uma frase de Montenegro sobre rejeitar coligação com o Chega foi dita no contexto das eleições regionais da Madeira. Após acordo sem Chega, será que receita resulta nas legislativas? O JE foi ouvir politólogos.
Perante o aumento dos preços, algumas gasolineiras em França aceitaram o repto de Macron e vão vender combustível a preço de custo. O sector petrolífero nacional responde com um ‘non’ a este cenário.
Tensão : O discurso do líder do partido no poder - que muito provavelmente voltará a ganhar as eleições - tem sido extremista, com os imigrantes a servirem de enredo. Curiosamente, um escândalo com vistos ilegais surge do interior do próprio Partido Lei e Justiça. E até Donald Tusk tem tomado posições ambíguas quanto à imigração.
A dívida regional da Madeira descia desde 2012. Mas a pandemia da Covid-19, em 2020, inverteu essa tendência. A exceção foi 2021, ano em que verificou um alívio.
CEO da Century21 Portugal considera que a limitação das rendas com efeitos retroativos faz com que quem vá ao mercado tente ajustar o preço acima do que seria normal.
Guerra na Ucrânia : Cereais e corrupção são os temas que estão a criar tensão entre o regime ucraniano e os seus parceiros. Desde logo entre os parceiros mais destacados desde a primeira hora.
Ásia : Um ano após a inaguração do escritório em Lisboa, a sociedade de Macau integrou a DSL e está a recrutar dois juristas experientes para criar uma “espinha dorsal” de assessoria a empresas no país.
Uma economia livre e comunidades fortes honram a dignidade de cada pessoa, recompensando os esforços com justiça, promovendo a mobilidade social ascendente e construindo a solidariedade entre os cidadãos.
Paul Ryan, ex-presidente câmara representantes EUA
Outlook 2024 : Álvaro Santos Pereira, Ana Figueiredo, Nuno Amado, Isabel Vaz, Celeste Hagatong, Eduardo Catroga e Álvaro Beleza são alguns dos oradoresque vão debater os grandes temas do próximo ano.