Capa
Nº 2207 | 21 Julho 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Ensaio
Última
Os mercados acionistas têm permanecido otimistas enquanto a Earning Season se desenrola.
Media Capital oferece 80 milhões, acima do MBO, mas pode não bastar se ‘board’ da Cofina entender que está em causa independência editorial e que a proposta não reflete sinergias com a TVI. Segundo estimativas divulgadas em 2019 pela própria Cofina, as sinergias ascendiam a 46 milhões.
O processo de venda da maioria da Future Healthcare está na reta final. A candidata escolhida foi a seguradora irlandesa Bupa. A Medis e a Multicare também estudaram o dossier.
Twitter está mais consolidado, mas as receitas afundaram com a fuga de anunciantes. Threads teve umas primeiras semanas fulgurantes, mas começa a abrandar. Quem vai ganhar?
A 38ª edição da Feira Internacional de Luanda arrancou com a participação recorde de 1.307 empresas. Portugal garante maior representatividade entre os expositores estrangeiros de 13 países.
A CEO vai acumular a presidência do conselho de administração da Altice, substituindo Alexandre Fonseca. É o rosto de uma empresa que procura ultrapassar o escândalo e realçar que é a maior vítima da alegada fraude.
A forma como o sector financeiro já integra as mudanças climáticas nas suas decisões de risco vai ser o mote da conversa com a especialista Nina Seega.
Por deliberação do Conselho Regulador da Entidade Reguladora da Comunicação Social, ao abrigo do nº4 do artigo 27 da Lei de Imprensa, republicamos o direito de resposta e retificação enviado pelo Ministério das Finanças a 16 de março último, em reação à notícia “Finanças ainda procuram justa causa já depois de demitir CEO da TAP”.
Os ventos e os casamentos que emanam de Espanha têm sempre um forte impacto em Portugal e o contexto político não é diferente do resto. A provável presença do Vox no próximo executivo espanhol, que sairá das eleições deste domingo, 23 de julho, será um excelente esteio para a normalização da extrema-direita de extração nacional. Que começará de imediato, dizem os analistas ouvidos pelo JE.
O aumento do custo de vida pesa no bolso dos espanhóis, com implicações para a instabilidade no país que é o maior parceiro comercial de Portugal, que assim deverá manter-se, ganhe quem ganhar.
Com a inflação a ceder face à subida dos juros, ganha força a possibilidade de uma aterragem suave nos dois lados do Atlântico. Os bancos centrais terão evitado o pior?
O V Colóquio Hortofrutícola promovido pela Lusomorango, em parceria com a Universidade Católica, centrou o debate nas alterações climáticas. OJE foi media partner.
O debate sobre o Estado da Nação marca o fim da sessão legislativa. Governo de Costa é acusado de ignorar os problemas do país, mas o primeiro-ministro enaltece resultados económicos históricos e devolve críticas aos partidos. Inflação, habitação e os sucessivos sintomas de instabilidade governativa foram as armas de eleição da oposição.
Pequim já anunciou um pacote de onze medidas para estimular a economia após a decepcionante divulgação macro desta semana, mas limitadas no alcance e magnitude. Prioridade está colocada na redução da dívida, pelo que apoios monetários e financeiros serão tímidos.
“Portugal é um oásis, é bom pensar nisso...”. Braga de Macedo, ministro das Finanças, setembro 1992
Peregrinos vão enfrentar vaga de calor previstas para os dias do evento em Lisboa, CML diz que cidade vai duplicar bebedouros e está a ser equacionada possibilidade de bombeiros aspergirem os milhares de visitantes.
“O benefício das taxas de juro mais elevadas está a ser refletido na rentabilidade, enquanto os custos permanecem sob controlo”, refere Julien Grandjean da Fitch.