Capa
Nº 2052 | 31 Julho 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Empresas & Negócios
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Mercados & Finanças
Advisory
Universidades & Emprego
Conferência
Última
“É natural e até obrigatório, que tenhamos tomado medidas de contenção de custos, que não foram só ao nível das remunerações variáveis que afectam toda a estrutura”, diz ao JE, Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Totta.
O semestre foi de queda de receitas e de aumento de imparidades. BCP e Santander Totta constituíram 210 milhões em imparidades Covid. A DBRS diz que rentabilidade virá da banca de investimento.
TAP está a avaliar as propostas da Boston Consulting Group (BCG) e McKinsey para contratar consultora que vai apoiar plano de reestruturação.
Polémica sobre venda de ativos do Novo Banco serve para “iludir e disfarçar eventuais responsabilidades” do Governo, BdP e Comissão Europeia, diz Catroga. Mas em 2017 talvez não existisse alternativa, admite.
O economista e ex-ministro das Finanças defende que Portugal deve atrair investimento de fora
da Europa para poder manter empresas que tenham o seu “centro de comando” no nosso país.
A TAP é uma empresa importante no contexto português. Também é o exemplo das interferências políticas negativas dos últimos 25 anos.
Hoje a necessidade de coordenação com o Governo é mínima. O BdP tem uma função importante no quadro do sistema europeu, com regras articulado com o BCE.
Agências de notação e economistas consultados pelo JE alertam que défice de 7% previsto pelo Governo deve ser superado, para perto dos dois dígitos.
Primeiro-ministro garantiu que a auditoria à gestão do Novo Banco seria conhecida no final deste mês de julho, apesar de a Deloitte ter pedido mais tempo. Relatório final só estará pronto em agosto.
A pandemia de Covid-19 obrigou ao cancelamento das habituais ‘rentrées’ políticas, à exceção da Festa do Avante do PCP. As agendas ainda não estão fechadas, mas aposta nas novas tecnologias deverá ganhar peso, através das sessões virtuais.
Primeiro-ministro cabo-verdiano diz que o Governo está a prolongar as medidas de proteção do emprego, das empresas e dos rendimentos.
O presidente executivo da Dourogás diz que a dimensão dos projetos de ‘hidrogénio verde’ é adequada às condições de mercado de Portugal e que, a curto prazo, o preço deste combustível tenderá a aproximar-se ao preço do gás natural.
CEO da Bold conta ao JE que prevê crescimento de 12%, para 37 milhões, na receita deste ano. Em plena pandemia, parceria com o Governo e projeto ganho na Arábia Saudita sinalizam resiliência. Gestor considera teletrabalho vantagem competitiva.
Empresa de produtos e equipamentos de limpeza, que celebra este ano o 40º aniversário, viu a faturação aumentar em tempo de pandemia. Venda de luvas e desinfetantes dispara face ao ano passado.
O coronavírus retirou um terço ao PIB dos EUA no 2º trimestre. O confinamento ditou o pior registo desde 1947.
O trio de escritórios esteve envolvido no processo de financiamento ao projeto de gás natural liquefeito, com firmas das suas redes em África.
Líderes das principais sociedades de advogados antecipam um aumento da atividade em áreas como reestruturações, insolvências, contencioso e M&A, entre outras, apesar da queda das receitas. E admitem fusões entre firmas.
Banco Santander, Vanguard Properties, empresária Ming C. Hsu, Amaral y Hijas, bi4all, família Alves Ribeiro e Fundação José Neves são doadores, revela Pedro Santa Clara, Diretor da 42, ao Jornal Económico.
Na escola 42, não há professores, nem avaliação, mas as aulas são presenciais. Os alunos não pagam. O primeiro curso arranca em fevereiro de 2021 e as candidaturas já estão abertas. O JE foi conhecê-la.
As seis conferências do ciclo JE/Huawei permitiram debater o papel da tecnologia na retoma da economia e o seu potencial em áreas como Educação, Saúde, Indústria, Sustentabilidade e Media.
Última conferência do ciclo “A Step Into the Future”, promovido pelo JE e Huawei, juntou a OPART, Impresa e Everything is New.
A Parpública já escolheu a auditora que avalia a indemnização, o banco e o escritório de advogados que vão assessorar a venda da Efacec.