Capa
Nº 2033 | 20 Março 2020
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Universidades & Emprego
Última
“Não existe risco moral e o interesse é comum”, escreve governador do BdP no JE. Sem medidas eficazes, crise pode ser pior que a de 2008, alerta.
Como manter a rotina em tempos de exceção? Apesar de todas as limitações, existe alguma margem de manobra para superar este período de incerteza com algum otimismo.
Medidas de contenção da Covid-19 vão provocar recessão em Portugal. Impacto vai depender da duração da crise e da resposta das autoridades.
Presidente da CIP defende que os bancos têm de operacionalizar linhas de crédito com “rapidez e agilidade”.
A isenção de portagens nas autoestradas e de outras taxas nos transportes ferroviário, portuário ou aeroportuário são medidas solicitadas a António Costa.
‘Bazuca’ de 750 mil milhões do BCE inverteu subida dos juros da dívida de Portugal. O programa pode, contudo, fazer esgotar o stock de dívida de qualidade e criar procura por maior risco, avisam analistas.
Almofada de liquidez permite a Portugal gerir o stresse dos mercados, diz Moreira Rato. Eurobonds seriam úteis, mas só para combater a calamidade.
Ex-parceiros de geringonça ultrapassaram o secretário-geral do PS na avaliação dos portugueses aos líderes partidários. Entrevistas decorreram entre 7 e 10 de março, já com casos de Covid-19 em Portugal, mas antes das medidas restritivas.
Eleitores do PS continuavam a ser os que mais apoiavam a atuação do Chefe de Estado, muito à frente daqueles que votaram no PSD.
O rei emérito volta a ser apanhado na teia dos seus negócios, mas desta vez o rei de facto, Filipe VI, seu filho, não esteve com contemplações. Ironia das ironias, talvez a Catalunha venha a salvar a monarquia espanhola.
Socialista Anne Hidalgo deverá repetir a vitória de 2014 na capital. Partido do presidente perdeu
candidato a semanas das eleições e não recuperou.
Tribunal decidiu levar a julgamento Sérgio Figueiredo e estação televisiva. Vão ser julgados pelo crime de ofensa à reputação económica, por se considerar que a notícia do fecho do Banif foi “falsa” .
Benfica prepara-se para pedir a revogação da OPA com base em “alteração imprevisível das circunstâncias” devido aos efeitos da crise Covid-19.
Crise da Covid-19 alterou a aviação civil. União Europeia reintroduz os auxílios estatais e as companhias vão reduzir as suas frotas de aviões.
Legislação nacional para moratórias nos créditos sem agravar rácios de NPL está quase concluída. Coronavírus faz adiar metas do Novo Banco para limpeza do balanço e tira 5% de receita à banca europeia.
“Chairman” do Santander Totta morreu esta semana, aos 74 anos, sendo a segunda vítima do novo coronavírus em Portugal. Mas o seu legado na banca nacional permanecerá. Era conhecido pela sinceridade e pela personalidade “fortíssima”.
Sem uma estrutura de teletrabalho coesa e políticas bem definidas, algumas empresas poderão ter dificuldades. A segurança é o principal problema.
A situação de crise pandémica que atravessamos terá impactos profundos na economia mundial, cuja duração e dimensão estão ainda rodeadas de enorme incerteza.