Skip to main content

“O IGCP poderá só ter de voltar a emitir em setembro” diz João Moreira Rato

Almofada de liquidez permite a Portugal gerir o stresse dos mercados, diz Moreira Rato. Eurobonds seriam úteis, mas só para combater a calamidade.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, falou no Conselho Europeu de terça-feira sobre a possibilidade de a UE emitir Eurobonds como parte do esforço para mitigar o impacto económico do novo coronavírus. Acredita que este instrumento seria útil nesta altura? Que efeitos poderia ter? E quem beneficiaria mais?
Penso que seria útil mutualizar os custos das políticas económicas tomadas para lidar com o coronavírus. O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE)ainda tem capacidade de cerca de 400 mil milhões que poderia ser usado para financiar políticas paneuropeias. De alguma forma se se considerar que Eurobonds são obrigações garantidas pelos países da União Europeia esse instrumento já existe: são as obrigações emitidas pelo MEE. Não penso que agora se tenha tempo para modificar muito este quadro de actuação e criar novos instrumentos que não existem ainda.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico