Capa
Nº 72 | 02 Novembro 2023
Notícias
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
A "fome de dados" dos governos está a levar a mais e mais regulamentação, que vão obrigar as empresas a cederem mais informação em tempo real às administrações centrais. E essa tendência do e-business para 2024 levanta questões sobre privacidade e confidencialidade, diz Christiaan van der Waalk.
A componente externa, que tem ajudado no crescimento dos últimos anos, está a perder gás e Armindo Monteiro lembra que em termos líquidos o cenário é ainda mais preocupante. Turismo ajuda a camuflar a falta de exportações industriais de elevado valor acrescentado.
A economia da zona euro recuou 0,1% no segundo trimestre, mas os índices europeus não refletiram este dado na sessão de quarta-feira.
Tal como fizeram o Banco Central Europeu e a Reserva Federal, o Banco de Inglaterra deve manter os juros inalterados esta quinta-feira, mas sinalizando ao mercado a sua prontidão para voltar a subir taxas caso os dados assim obriguem.
Telavive mostrou sempre grandes reservas à internacionalização do conflito com a Palestina. Entretanto, pelos menos a Jordânia, a Colômbia e o Chile retiraram os seus embaixadores acreditados junto das autoridades de Israel.
Responsável da Pernod Ricard em Portugal destaca o crescimento da quota de mercado, tendo reduzido a discrepância que o afasta do primeiro lugar.
Nunca a EDPR construiu tanta nova potência em 15 anos de vida. Apesar dos ventos adversos, a companhia prepara-se para dois anos a bater recordes.
Em Talin, capital da Estónia conhecida pela sua arquitetura medieval, património mundial da UNESCO, desenha-se parte do futuro do mercado de iPhones recondicionados a nível europeu. O JE visitou a unidade da Swappie, líder na venda de iPhones recondicionados na Europa, onde velhos smartphones da Apple ganham uma nova vida, num mercado que está a ganhar cada vez mais clientes.
No acordo de compra e venda a Mutares compromete-se a ficar com a Efacec durante cinco anos, mas só está impedida contratualmente de a vender durante três anos. Este é o chamado lock up period. Estado receberá dois terços do produto da venda, quando o fundo alemão fizer o desinvestimento.
A consultora brasileira Spring Smart Solutions entrou em Lisboa este verão para fazer a gestão de telecomunicações ou contas da luz e água das empresas. Se há funcionários que vão muitas vezes ao Instagram no telemóvel do trabalho os chefes receberão um alerta.
Entram hoje em vigor as duas novas medidas anunciadas pelo Ministério das Finanças para mitigar o impacto da subida repentina dos juros nas prestações do crédito à habitação.