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"Big Brother" da eficiência das empresas chega a Portugal e vai investir três milhões até 2028

A consultora brasileira Spring Smart Solutions entrou em Lisboa este verão para fazer a gestão de telecomunicações ou contas da luz e água das empresas. Se há funcionários que vão muitas vezes ao Instagram no telemóvel do trabalho os chefes receberão um alerta.

Já está em Portugal a consultora tecnológica brasileira que promete fazer o raio-X às telecomunicações e contas da luz e água das empresas para perceber onde podem ser mais eficientes e reduzir custos. A Spring Smart Solutions entrou em Lisboa há cerca de quatro meses e tem um plano de investimento no mercado português de aproximadamente três milhões de euros a cinco anos.

Sob a liderança de Rafael Mendes, a empresa com mais de duas décadas e escritórios em São Paulo e Paraná iniciou assim o processo de internacionalização, tendo como destino o resto da Europa.

“Sou luso-brasileiro e fui convidado para executar a expansão da Spring na Europa com o início dos trabalhos em Portugal. Portugal e Brasil são irmãos, são grandes nações-irmãs, por toda a história que têm em conjunto. Acreditamos que esta sinergia é pujante. O segundo país para onde queremos ir é Espanha. Começamos pela Península Ibérica e seguimos [para outros Estados-membros da União Europeia]”, avançou o CEO ao Jornal Económico (JE).

O que faz a Spring Smart Solutions? Vê as falhas, humanas ou contratuais, que as organizações têm para tentar cortar custos operacionais, através de um software próprio e Inteligência Artificial (OpenAI). A plataforma consegue monitorizar 100 mil recursos, inclusive a utilização dos smartphones dos funcionários.

“Ou seja, a empresa, através do nosso software de gestão, consegue entender se o fulano ou beltrano está a usar mais ou menos dados, a favor da empresa ou pessoalmente. Conseguimos ter essas informações para obter uma poupança operacional gigantesca. Para ter ideia, no Brasil, conseguimos poupar 30% por ano a uma empresa”, conta Rafael Mendes ao JE.

Conseguimos entender se o fulano ou beltrano está a usar mais ou menos dados a favor da empresa ou para o Instagram. Já poupámos 30% por ano a uma empresa no Brasil

“O que acontece muito - nós reparamos, principalmente nas telecom - é o colaborador que detém uma linha telefónica utilizar esse telefone para momentos privados. A empresa dá-lhe dados para que usufrua desse serviço a favor da empresa e ele está a usar para o Instagram. Nós detetamos isso e fazemos um alerta. Não proibimos nada”, esclarece o gestor com dupla nacionalidade.

A Spring Smart Solutions tem um cliente português, embora não tenha confirmado a identidade. “É um parceiro estratégico, uma empresa de referência em Portugal. Está a ser um trabalho muito interessante, porque não basta pegar no sistema do Brasil e colocá-lo aqui. É preciso entender que é extremamente necessário um momento de adaptação”, referiu apenas.

No Brasil, a consultora tecnológica tem 98 trabalhadores. Em Lisboa, Rafael Mendes está a construir a equipa no Regus (Avenida da Liberdade), mas prepara-se para fazer as malas, uma vez que planeia em breve dar o pontapé de saída nos recrutamentos.

“Estamos numa fase de estruturação do escritório. Vamos mudar-nos em breve para um espaço próprio para começar com a contratação de colaboradores. É preciso não só pela parte técnica, o controlo da gestão de backoffice das empresas, como um local para as reuniões comerciais”, explica.