Capa
Nº 417 | 12 Agosto 2025

Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário

Só com despesas com o pessoal o executivo estima no próximo ano quase 214.253 milhões de meticais (2.878 milhões de euros), o que representa 47,3% da despesa total, “mantendo-se como principal rubrica da despesa corrente, refletindo o impacto da consolidação da reforma salarial”, lê-se no Cenário Fiscal de Médio Prazo (CFMP), de 2026 a 2028, já aprovado em Conselho de Ministros.

Crescimento é a expressão que melhor define o setor do turismo da Madeira ao longo da sua história. Mas não chega. Importa pensar que destino quer ser no futuro. A diferenciação é chave para os hoteleiros.

O novo relatório da Deloitte sobre as tendências do consumidor mostra que os portugueses estão mais confiantes para consumir bens não essenciais.

O economista e antigo ministro das Finanças Eduardo Catroga diz ao Jornal Económico ser importante rever o Código do Trabalho, nomeadamente em todas as matérias que "têm implicação direta com a organização flexível com o trabalho nas empresas", defendendo ser crucial atuar contra a "rigidez" da legislação e corrigir "lacunas" que têm originado "abusos", quer seja na greve ou nas faltas justificadas. Sobre as matérias que envolvem a amamentação, entende-as como "questões menores" e admite que vão ser usadas para cedências na fase negocial.

Para a IL, "o país não pode tratar com displicência os números oficiais sobre a população nem ignorar as consequências práticas da falta de rigor desses números para a formulação de políticas públicas, pelo que o assunto interessa diretamente à Assembleia da República enquanto órgão de soberania dotado de poder legislativo".

O aligeirar das tensões no leste europeu, fruto da reunião entre Trump e Putin, que vai ter lugar no Alasca, na sexta-feira, leva os futuros de ouro a desvalorizarem de forma expressiva na primeira sessão da semana.

O governo alemão liderado pelo chanceler Friedrich Merz passou a barreira dos 100 dias, mas a governação dá mostras de diversas fissuras. Mas o cenário alternativo – o fracasso do governo – iria atirar a Alemanha para os braços dos extremistas de direita. Resultado: a coligação tem tudo para correr bem.

A chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, presidiu a uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do bloco, em Bruxelas. Trump participará numa reunião virtual de líderes europeus na quarta-feira.

Presidente assina ordem executiva estendendo prazo até novembro e dando assim espaço para que as duas maiores economias do mundo não entrem desde já numa guerra comercial. Pequim continua a parecer pouco preocupada com a vontade de Washington.

O endividamento das famílias em Portugal ultrapassou os 164 mil milhões de euros em maio, o maior valor desde 2011, com um crescimento homólogo de 6,1%. Por essa razão, Carlos Alvarez, Diretor da GoBravo, alerta ainda para a necessidade de renegociação de dívidas e educação financeira para ajudar os consumidores a recuperar o controlo das suas finanças.

Comprar casa na rua mais cara de Portugal custa em média 8.106.364 euros. Urbanização Quinta do Lago (Almancil) e Rua Soto Maior (Sintra) lideram o ranking, com uma rua de Lagos a fechar o Top3.