O preço dos futuros de ouro está a cair 2,46% nesta segunda-feira, fruto da reunião agendada para sexta-feira entre Trump e Putin, que leva a crer que o conflito entre russos e ucranianos pode estar mais próximo de terminar.
Assim sendo, a onça de ouro recua para os 3.405 dólares nas negociações.
Na sexta-feira foi registado um máximo histórico nas negociações. Em causa esteve o aumento das tensões associadas à guerra de tarifas iniciada pelos EUA, assim como a crença crescente de que a Reserva Federal se prepara para cortar nas taxas de juro de referência. Porém, o cenário agora é outro.
A procura registada nos mercados pelo minério mais famoso do mundo recuou nesta segunda-feira. Os presidentes de Estados Unidos e Rússia vão sentar-se à mesa das negociações e os investidores creem que está mais próximo o término da guerra no leste europeu.
De resto, colocar um ponto final no conflito é um dos grandes objetivos de Donald Trump. Durante a campanha para as presidenciais, realizadas em novembro de 2024, o candidato republicano prometeu fazê-lo no primeiro dia como presidente mas, por enquanto, continua a perseguir essa meta.