Skip to main content
Capa
Nº 3 | 12 Abril 2024
Notícias
Em Foco
Imobiliário  e Turismo  vão liderar reestruturações  em 2024
Imobiliário e Turismo vão liderar reestruturações em 2024
Muitas empresas vão ter de avançar com operações de reestruturação este ano e há numerosos investidores disponíveis para ajudar a recuperar empresas viáveis que operem em sectores com potencial de crescimento, preveem os especialistas ouvidos pelo Jornal Económico.
“Este ano teremos forte atividade na área das reestruturações de empresas”
“Este ano teremos forte atividade na área das reestruturações de empresas”
O líder da consultora considera que este ano haverá um aumento da atividade nas reestruturações, com o fim das “medidas artificiais” que foram implementadas pelos governos europeus nos últimos anos e que permitiram a muitas empresas adiar esse passo. Imobiliário, construção e turismo serão alguns dos sectores onde haverá mais operações de reestruturação, segundo Rui Pedro Almeida.
Os Negócios Do Mês
Trimestre termina  com OPA e aquisições  no sector dos lacticínios
Trimestre termina com OPA e aquisições no sector dos lacticínios
Março : O país despediu-se do primeiro trimestre de 2024 com transações importantes em indústrias diversas como químicos, papel, energia, retalho, agroalimentar ou tecnologia. Ofertas públicas de aquisição além-fronteiras destacam-se nas operações.
Mercado
“Salto quântico nos últimos  12 meses  foi entrarmos em grandes transações”
“Salto quântico nos últimos 12 meses foi entrarmos em grandes transações”
Na altura em que comemora o seu terceiro aniversário, a J+Legal pretende continuar a ser uma “startup de seniores” e distinguir-se pela qualidade do serviço. A sociedade quer crescer de forma sustentada, sem perder as características que as distinguem dos grandes escritórios de onde vieram os seus sócios.
Consultora francesa Altios  abre filial em Portugal
Consultora francesa Altios abre filial em Portugal
Consultoria : A firma com sede em Nantes é especializada em assessorar em estratégia, M&A, recursos humanos e gestão de subsidiárias. Oito anos depois da abertura do escritório de Madrid, a Altios passa a estar presente também em Portugal.
Ercros contrata Uría e Evercore para resposta à OPA da Bondalti
Ercros contrata Uría e Evercore para resposta à OPA da Bondalti
M&A : Empresa espanhola contratou a Uría para a assessoria jurídica e a Evercore como assessor financeiro perante a OPA da portuguesa Bondalti.
Experts
“Hoje em dia, falar  de agricultura  é falar também  de inovação  e tecnologia”
“Hoje em dia, falar de agricultura é falar também de inovação e tecnologia”
Agronegócio a Portugal tem assistido a várias operações de grande dimensão no agroalimentar. Assunção Cristas e Catarina Pinto Correia esperam mais ‘deals’ significativos.
“A solução para  a questão da falta de água tem de ser estrutural”
“A solução para a questão da falta de água tem de ser estrutural”
Entrevista com Assunção Cristas e Catarina Pinto Correia, sócias co-coordenadoras da área de Ambiente da Vieira de Almeida : A área do Ambiente está em ebulição em várias frentes, do mercado de carbono até às questões relacionadas com a água e com a produção de alimentos. As duas sócias da VdA foram as convidadas do podcast JE Entrevista, que pode ouvir através do QR Code nestas páginas.
Investigação de Bruxelas é “mensagem clara” para tecnológicas
Investigação de Bruxelas é “mensagem clara” para tecnológicas
Digital : A autoridade da concorrência da Comissão Europeia está a investigar Apple, Google e Meta. O advogado João Traça diz que o processo ainda vai demorar cerca de um ano.“Estima-se que só quando o DMA tiver um ano de existência podermos esperar algum resultado”, antevê o sócio da Miranda & Associados.
Alternativa aos tribunais nasce  em Benfica pela mão da UAL
Alternativa aos tribunais nasce em Benfica pela mão da UAL
Mais justiça e justiça mais próxima das pessoas e das empresas. Este é o propósito do Centro de Arbitragem e Mediação de Conflitos, que aqui damos a conhecer em primeira mão a 10 dias da sua inauguração na Junta de Freguesia de Benfica, uma das duas entidades parceiras.
Perspetiva
Evercore é o 'financial advisor' da Fidelidade no IPO da Luz Saúde
Evercore é o 'financial advisor' da Fidelidade no IPO da Luz Saúde
Banca de Investimento : A Evercore, que chegou a assessorar a anterior administração da TAP na preparação da privatização, é a escolhida pela Fidelidade para assessorar o IPO da Luz Saúde,
Conferência
CIP defende que ordenamento jurídico deve incentivar reestruturações
CIP defende que ordenamento jurídico deve incentivar reestruturações
Empresas : Presidente da Confederação Empresarial de Portugal apela a mudança de tom no discurso sobre este tema: necessidade em vez de inevitabilidade.
Reestruturações precisam de mais flexibilidade
Reestruturações precisam de mais flexibilidade
Os especialistas que participaram no pequeno-almoço de debate do JE Advisory dedicado às reestruturações de empresas pediram mais flexibilidade por parte do Estado, de maneira que não haja uma só receita que é aplicada a empresas muito distintas entre si. Fiscalidade não é uma panaceia, mas algumas medidas poderiam ajudar nestas operações.