A consultora francesa Altios, especializada em expansão internacional e investimento estrangeiro para pequenas e médias empresas (PME), abriu uma filial em Portugal em março, de acordo com a informação transmitida ao Jornal Económico (JE). Oito anos depois da inauguração do escritório em Madrid, o grupo com sede em Nantes e presença em 23 países volta a investir na Península Ibérica.
O diretor da Altios em Espanha e Portugal explicou que o objetivo principal é apoiar os clientes internacionais na sua estratégia de expansão na Península Ibérica e/ou no Brasil, através de Portugal.
“Desta forma, a Altios completa a sua presença em Portugal, ajudando também as empresas que pretendem abordar o mercado brasileiro através de Portugal, e o mercado europeu a partir do Brasil”, afirma Manuel Moreno.
“A abertura da filial permite-nos apresentar o grande potencial do país e apoiar melhor os nossos clientes na sua própria expansão em Portugal, aproveitando as oportunidades de crescimento que oferece este florescente, recetivo e dinâmico mercado. As empresas portuguesas também beneficiarão da nossa rede internacional para crescer e ampliar o seu negócio em todo o mundo”, garantiu Patrick Ferron, sócio cofundador da Altios, em declarações enviadas ao JE.
Para a Altios, que se dedica essencialmente à assessoria em estratégia, crescimento de negócio, aquisições, recursos humanos e criação/gestão de subsidiárias, a produtividade de Portugal está a aumentar tanto na indústria transformadora como no sector dos serviços, sobretudo no turismo, e a rede de infraestruturas de telecomunicações encontra-se avançada.
A consultora global elogia ainda as condições de vida no país, o facto de fazer parte da União Europeia, a localização estratégica - que oferece uma “excelente porta de entrada” nos países lusófonos – e as perspetivas de crescimento económico, em linha com as da Allianz Trade, acionista da Cosec.
“Para 2025, prevê-se um crescimento da economia portuguesa de 2,3%, de modo que, tanto em 2024 como em 2025, se estima que o crescimento seja superior à média da zona euro (onde as estimativas apontam para um aumento de 0,8% em 2024 e de 1,7% em 2025)”, assinala a Altios.
Fundada em 1991, a Altios tem 750 especialistas divididos pelos 40 escritórios na Europa, Estados Unidos, Canadá, América Latina, Ásia e Oceânia.