Capa
Nº 1 | 26 Janeiro 2024
Notícias
Em Foco
Os Negócios Do Mês
Mercado
Experts
Grande Entrevista
Última
Exclusivo : Uría Menéndez e Mediobanca assessoram o KKR na Oferta Pública de Aquisição (OPA) de 1,2 mil milhões de euros sobre a portuguesa Greenvolt. Vieira de Almeida e Lazard apoiam esta última, apurou o JE.
M&A : Duas semanas após a assinatura do maior contrato na área de ‘life sciences’ em Portugal, a Fosun vendeu 5,6% do BCP. CUF e Quadrante também estiveram envolvidas em aquisições, assessoradas por Morais Leitão, Abreu, Cuatrecasas e VdA.
A 2 de fevereiro, o fiscalista torna-se corresponsável pelo departamento de Fiscal da Antas da Cunha Ecija, a par com Joana Cunha d’Almeida.
Advisory financeiro : Algumas operações já estão a decorrer, outras são potenciais negócios. Alguns esperam o novo Governo, outros nem por isso. Mas a banca de investimento está ao rubro em 2024.
Perspetivas : Assessores jurídicos e financeiros mostram-se moderadamente otimistas, mas consideram que fatores como o risco geopolítico e a evolução das taxas de juro terão papel chave.
Depois de um 2022 de queda no M&A em Portugal, o panorama inverteu-se em 2023 com um crescimento de 16% no número de ‘deals’ e de 6% no valor, para 14 mil milhões de euros. BTG Pactual, Oaklins, Deloitte, EY, VdA e Cuatrecasas lideram rankings.
Entrevista com Duarte Garin : Quando fundou o escritório português da Uría Menéndez, em 2001, o advogado encontrou um mercado dominado por sociedades nacionais. Hoje o panorama é muito diferente. De saída da firma após ter atingido o limite de idade, Duarte Garin reflete sobre o futuro da Uria e do sector.
Internacionalização : ’Boutique’ expande para Madrid, na sequência do crescimento da clientela espanhola, sobretudo nas áreas de imobiliário, saúde e energias renováveis.
Urbanismo : Andreia Candeias de Mousinho, sócia da PLMJ, considera que o Simplex tem de ser aplicado com responsabilidade entre os vários players envolvidos. “Legislação tal como saiu devia ter sido mais interligada e ponderada com casos concretos”, refere a sócia da área de Direito Público.
Energia : Ocartel da OPEP+ precisa dos preços do petróleo entre os 80 e os 90 dólares para gerar um nível aceitável de receitas para os seus orçamentos. Rússia e Irão assinaram um acordo a 20 anos que abrange a área da energia.
Consultoria : Novo contrato entre a consultora e a tecnológica portuguesa KIT-AR vai aumentar especialização nas tecnologias de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, que deverão trazer mais-valias a às empresas que se dedicam à produção fabril.
Recursos humanos : Sistema utilizado nos dois escritórios internacionais e nas grandes consultoras deverá ser cada vez mais utilizado em Portugal, incluindo nas sociedades de advogados 100% lusas.
a Com a multidisciplinaridade a ser cada vez mais uma realidade, Paula Gomes Freire admite parcerias com consultoras e outros ‘players’ sempre que isso crie valor para os clientes, mas acredita que o futuro da VdA passa por manter-se fiel à sua identidade como sociedade de advogados. Quanto a 2024, a líder da VdA está moderadamente otimista, apesar da incerteza.
Aviação : Privatização da TAP está em stand by, mas os interessados já têm escritórios de advogados. Air France-KLM conta com DLA Piper, Lufthansa está com PLMJ e VdA assessora IAG (Ibéria-British Airways).