Skip to main content
Capa
Nº 2235 | 02 Fevereiro 2024
Edição nº 2235
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Greenvolt volta a recorrer aos pequenos investidores para financiar-se
Greenvolt volta a recorrer aos pequenos investidores para financiar-se
Mercados: Manso Neto prometeu e cumpriu. Energética volta a recorrer aos pequenos investidores para financiar-se em 75 milhões, mas o valor ainda pode aumentar, dependendo da procura.
Índices acionistas  renovaram máximos
Índices acionistas renovaram máximos
Fecho da Semana: Com a ‘earnings season’ a voltar-se para as tecnológicas, alguns índices renovaram máximos históricos. PSI navegou em sentido contrário, renovando mínimos de novembro.
Empresas & Finanças
Compra da Cimpor pela TCC acelera estratégia de descarbonização da empresa portuguesa
Compra da Cimpor pela TCC acelera estratégia de descarbonização da empresa portuguesa
Cimentos: Controlo exclusivo da Cimpor pelo gigante asiático Taiwan Cement (TCC) vai dar margem ao novo acionista para crescer nos mercados da Europa, África e América do Norte. Mas nem o novo acionista livra a Cimpor da limitação imposta à sua produção pelo elevado preço da tonelada de CO2, Caminho da sustentabilidade acelera com o novo figurino,
Novobanco com lucros  de cerca de 750 milhões  sobe à primeira liga da Fitch
Novobanco com lucros de cerca de 750 milhões sobe à primeira liga da Fitch
Banca: O Novobanco apresenta hoje resultados anuais de cerca de 750 milhões de euros, o que traduz uma subida de cerca de 34%. A Fitch passou a atribuir ao Novobanco um rating de “BBB-”, o mesmo que atribui ao BCP e com perspetiva estável.
Sector automóvel no ocidente enfrenta “ofensiva chinesa”, diz Carlos Tavares
Sector automóvel no ocidente enfrenta “ofensiva chinesa”, diz Carlos Tavares
Mobilidade: Oportuguês que lidera a Stellantis, um dos gigantes do sector automóvel, alerta para a “ofensiva” dos fabricantes chineses no Ocidente, que virá alimentar mais operações de M&A.
Bio Green Woods mantém-se ativa com pagamento aos credores
Bio Green Woods mantém-se ativa com pagamento aos credores
Biorefinaria: O Plano Especial de Revitalização da empresa de Alvaiázere prevê pagamentos aos credores entre onze a 20 anos. Durante o processo, a CGD votou contra o PERe depois mudou de ideias devido à hipoteca.
Montepio com lucros de 28,4 milhões em 2023
Montepio com lucros de 28,4 milhões em 2023
Banca: A venda do Finibanco Angola no 1º semestre de 2023, tirou 116 milhões aos lucros do Banco Montepio, que sem isso teria o melhor lucro de sempre. O lucro acabou por cair 16% face a 2022.
O “Ano Novo” na Justiça
O “Ano Novo” na Justiça
Deve iniciar-se uma reflexão profunda sobre o funcionamento dos tribunais e o seu relacionamento com os cidadãos
Empresas portuguesas mais otimistas numa Europa deprimida
Empresas portuguesas mais otimistas numa Europa deprimida
Estudo: O otimismo contido de alguns sectores nacionais é suficiente para colocar as empresas nacionais mais confiantes do que a generalidade das suas congéneres europeias, pressionadas por perspetivas negativas face aos juros elevados e incerteza global. Legislativas são o principal risco interno, mas os serviços - em particular, o turismo - dão força após um 2023 positivo.
Finanças Pessoais
Enganar o cérebro pode ajudar a poupar dinheiro ou a ser mais racional nos gastos
Enganar o cérebro pode ajudar a poupar dinheiro ou a ser mais racional nos gastos
Finanças pessoais: Quando decidimos comprar um bem, é difícil que a decisão seja apenas cerebral e que a componente emocional não assuma o lugar da razão. Num investimento que implique a contratação de um crédito, esse avanço pode assumir contornos preocupantes. A plataforma ComparaJá.pt dá dicas para que possa enganar o cérebro nestes momentos.
Perspetiva
PJ apreendeu o carro  de rali de Pedro Calado
PJ apreendeu o carro de rali de Pedro Calado
Investigação: Na mira da justiça estão suspeitas de trocas de favores por patrocínios e adjudicação de contratos com várias empresas que pagavam ainda a manutenção do carro conduzido por ex-autarca no rali.
Economia & Política
Confiança  volta a subir  em dezembro  e janeiro
Confiança volta a subir em dezembro e janeiro
Atividade: Os indicadores de confiança nacionais voltaram a subir no fecho de 2023 e arranque de 2024, mantendo-se acima da média europeia. Sul da Europa e periferia registam maior otimismo para o próximo trimestre.
Receita fiscal de 2023 cresceu seis vezes mais do que estava previsto
Receita fiscal de 2023 cresceu seis vezes mais do que estava previsto
Orçamento: Foram 4,7 mil milhões de euros cobrados acima do esperado em 2023, um valor já corrigido de distorções - caso contrário, seriam 5,2 mil milhões - e que ajudaram na redução da dívida até 98,7%.
Primárias nos Estados Unidos: o mundo suspenso na Carolina do Sul
Primárias nos Estados Unidos: o mundo suspenso na Carolina do Sul
Eleições: Apesar de Nikki Haley ser oriunda do Estado, de que aliás foi governadora, as sondagens indicam que perderá à mesma. Trump fica à espera da mais que provável desistência da adversária.
Advisory
“Os investidores preferem governos moderados, nos quais o investimento  é acarinhado”
“Os investidores preferem governos moderados, nos quais o investimento é acarinhado”
Entrevista com Miguel Farinha: À conversa com o JE, o novo líder da EY em Portugal, Angola e Moçambique diz que os investidores preferem “governos moderados” e muitos estão a “esperar para ver” o desfecho das eleições de 10 de março. Miguel Farinha admite ainda que a EY vai entrar na área jurídica, com a multidisciplinaridade.
Millennium, Caixa BI  e Vieira de Almeida dão gás à dívida ‘verde’ da Greenvolt
Millennium, Caixa BI e Vieira de Almeida dão gás à dívida ‘verde’ da Greenvolt
Oferta: VdA tem a seu cargo a assessoria jurídica à emissão de obrigações de 75 milhões da Greenvolt. Os dois bancos de investimento nacionais têm a seu cargo a assessoria financeira.
Ensaio
A possibilidade de uma herança social
A possibilidade de uma herança social
Como possível política pública, uma herança social é, portanto, direcionada (ainda que universal para um determinado grupo etário), tanto como o são as políticas de incentivo à natalidade, desde os abonos de família ao formato dos cheques-bebé
Conferência
Centeno entre o otimismo da dívida  e a preocupação com o emprego
Centeno entre o otimismo da dívida e a preocupação com o emprego
Emprego: Intervenção foi pautada pelos elogios à recuperação económica. No entanto, deixou um alerta: “Todos os cuidados são poucos” no que toca ao emprego.
Banca vê “enorme oportunidade”  de apoiar empresas nos desafios do ESG
Banca vê “enorme oportunidade” de apoiar empresas nos desafios do ESG
Para responder aos desafios do ESG, as empresas portuguesas terão de investir muitos milhares de milhões de euros até ao final desta década. Os grandes bancos do sistema financeiro estão preparados para ter um papel relevante no financiamento desta transformação, mas nem todos os sectores terão acesso a estes fundos.
Inteligência Artificial pode reduzir 30% dos custos, mas não basta comprar software
Inteligência Artificial pode reduzir 30% dos custos, mas não basta comprar software
Tecnologia: Presidentes do BPI, Crédito Agrícola e Santander Portugal mostraram-se favoráveis à adoção de novas ferramentas digitais pelo seu fator “transformador”.
Última
JE estreia nova grelha  de colunistas e podcasts
JE estreia nova grelha de colunistas e podcasts
Opinião: Agostinho Miranda, António Mendonça, António Saraiva, Carla Castro, Cecília Meireles, Flávio Inocêncio, Luís Osório, Luís Todo Bom e Sandro Mendonça são alguns dos novos colunistas do JE. E vem aí o podcast “A Arte do Possível”.