Capa
Nº 2235 | 02 Fevereiro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Finanças Pessoais
Perspetiva
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Conferência
Última
Mercados: Manso Neto prometeu e cumpriu. Energética volta a recorrer aos pequenos investidores para financiar-se em 75 milhões, mas o valor ainda pode aumentar, dependendo da procura.
Fecho da Semana: Com a ‘earnings season’ a voltar-se para as tecnológicas, alguns índices renovaram máximos históricos. PSI navegou em sentido contrário, renovando mínimos de novembro.
Cimentos: Controlo exclusivo da Cimpor pelo gigante asiático Taiwan Cement (TCC) vai dar margem ao novo acionista para crescer nos mercados da Europa, África e América do Norte. Mas nem o novo acionista livra a Cimpor da limitação imposta à sua produção pelo elevado preço da tonelada de CO2, Caminho da sustentabilidade acelera com o novo figurino,
Banca: O Novobanco apresenta hoje resultados anuais de cerca de 750 milhões de euros, o que traduz uma subida de cerca de 34%. A Fitch passou a atribuir ao Novobanco um rating de “BBB-”, o mesmo que atribui ao BCP e com perspetiva estável.
Mobilidade: Oportuguês que lidera a Stellantis, um dos gigantes do sector automóvel, alerta para a “ofensiva” dos fabricantes chineses no Ocidente, que virá alimentar mais operações de M&A.
Biorefinaria: O Plano Especial de Revitalização da empresa de Alvaiázere prevê pagamentos aos credores entre onze a 20 anos. Durante o processo, a CGD votou contra o PERe depois mudou de ideias devido à hipoteca.
Banca: A venda do Finibanco Angola no 1º semestre de 2023, tirou 116 milhões aos lucros do Banco Montepio, que sem isso teria o melhor lucro de sempre. O lucro acabou por cair 16% face a 2022.
Deve iniciar-se uma reflexão profunda sobre o funcionamento dos tribunais e o seu relacionamento com os cidadãos
Estudo: O otimismo contido de alguns sectores nacionais é suficiente para colocar as empresas nacionais mais confiantes do que a generalidade das suas congéneres europeias, pressionadas por perspetivas negativas face aos juros elevados e incerteza global. Legislativas são o principal risco interno, mas os serviços - em particular, o turismo - dão força após um 2023 positivo.
Finanças pessoais: Quando decidimos comprar um bem, é difícil que a decisão seja apenas cerebral e que a componente emocional não assuma o lugar da razão. Num investimento que implique a contratação de um crédito, esse avanço pode assumir contornos preocupantes. A plataforma ComparaJá.pt dá dicas para que possa enganar o cérebro nestes momentos.
Investigação: Na mira da justiça estão suspeitas de trocas de favores por patrocínios e adjudicação de contratos com várias empresas que pagavam ainda a manutenção do carro conduzido por ex-autarca no rali.
Atividade: Os indicadores de confiança nacionais voltaram a subir no fecho de 2023 e arranque de 2024, mantendo-se acima da média europeia. Sul da Europa e periferia registam maior otimismo para o próximo trimestre.
Orçamento: Foram 4,7 mil milhões de euros cobrados acima do esperado em 2023, um valor já corrigido de distorções - caso contrário, seriam 5,2 mil milhões - e que ajudaram na redução da dívida até 98,7%.
Eleições: Apesar de Nikki Haley ser oriunda do Estado, de que aliás foi governadora, as sondagens indicam que perderá à mesma. Trump fica à espera da mais que provável desistência da adversária.
Entrevista com Miguel Farinha: À conversa com o JE, o novo líder da EY em Portugal, Angola e Moçambique diz que os investidores preferem “governos moderados” e muitos estão a “esperar para ver” o desfecho das eleições de 10 de março. Miguel Farinha admite ainda que a EY vai entrar na área jurídica, com a multidisciplinaridade.
Oferta: VdA tem a seu cargo a assessoria jurídica à emissão de obrigações de 75 milhões da Greenvolt. Os dois bancos de investimento nacionais têm a seu cargo a assessoria financeira.
Como possível política pública, uma herança social é, portanto, direcionada (ainda que universal para um determinado grupo etário), tanto como o são as políticas de incentivo à natalidade, desde os abonos de família ao formato dos cheques-bebé
Emprego: Intervenção foi pautada pelos elogios à recuperação económica. No entanto, deixou um alerta: “Todos os cuidados são poucos” no que toca ao emprego.
Para responder aos desafios do ESG, as empresas portuguesas terão de investir muitos milhares de milhões de euros até ao final desta década. Os grandes bancos do sistema financeiro estão preparados para ter um papel relevante no financiamento desta transformação, mas nem todos os sectores terão acesso a estes fundos.
Tecnologia: Presidentes do BPI, Crédito Agrícola e Santander Portugal mostraram-se favoráveis à adoção de novas ferramentas digitais pelo seu fator “transformador”.
Opinião: Agostinho Miranda, António Mendonça, António Saraiva, Carla Castro, Cecília Meireles, Flávio Inocêncio, Luís Osório, Luís Todo Bom e Sandro Mendonça são alguns dos novos colunistas do JE. E vem aí o podcast “A Arte do Possível”.