Skip to main content
Capa
Nº 2206 | 14 Julho 2023
Edição nº 2206
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Soft landing impulsiona mercados
Soft landing impulsiona mercados
Investidores aplaudiram com máximos o cenário de que a Fed está mais perto da sua taxa de juro terminal. S&P 500 superou os 4.500 pontos pela primeira vez desde abril de 2022.
Empresas & Finanças
Divórcio do Pego  dá origem a nova guerra em tribunal entre Endesa  e TrustEnergy
Divórcio do Pego dá origem a nova guerra em tribunal entre Endesa e TrustEnergy
É uma nova frente de batalha entre as antigas sócias na antiga central a carvão do Pego. Endesa exige em tribunal que sejam distribuídos mais dividendos face aos aprovados e pede a dissolução da Tejo Energia. Já a TrustEnergy defende a legalidade das suas ações, assim como a manutenção da sociedade que geria a central que fechou em 2021.
BdP investiga perda de 12 milhões no Banco Montepio com venda de malparado
BdP investiga perda de 12 milhões no Banco Montepio com venda de malparado
O supervisor bancário instaurou um processo de contraordenação ao Banco Montepio por causa da venda de ativos stressados à CarVal, que gerou uma perda de 12 milhões.
Draycott desiste do Consolidar após Banco de Fomento proibir “buyouts”
Draycott desiste do Consolidar após Banco de Fomento proibir “buyouts”
O Banco Português de Fomento proibiu as 14 sociedades de capital de risco selecionadas para investir em PME de comprarem participações nas empresas. Draycott, de João Coelho Borges, considera que programa deixou de ser eficaz.
Veículos autónomos  ‘made’ in Portugal  chegam ao mercado industrial
Veículos autónomos ‘made’ in Portugal chegam ao mercado industrial
Empresa de engenharia 100% portuguesa aposta na robótica móvel autónoma com inteligência artificial para os sectores automóvel e da logística. Futuro passa por internacionalizar o negócio.
Corum quer incluir os seus fundos  no “menu”  da banca
Corum quer incluir os seus fundos no “menu” da banca
Miguel Costa Santos está há menos de três meses à frente da Corum Portugal. Mas já tem um plano: negociar com os bancos a entrada dos fundos imobiliários no “menu”. “Para crescer precisamos de canais de distribuição”, afirma.
Perspetiva
Fisco prepara inspeção  ao Alojamento Local
Fisco prepara inspeção ao Alojamento Local
A AT vai lançar um raide surpresa ao nível nacional sobre os estabelecimentos de AL. Na mira estão unidades recentes, bem como baixa faturação ou entregas de declaração de IVA em atraso.
Primeira Mão
“A primeira fase da refinaria  entrará em funcionamento  no segundo semestre de 2024”
“A primeira fase da refinaria entrará em funcionamento no segundo semestre de 2024”
Atanas Bostandjiev a Numa curta entrevista por escrito, o CEO da Gemcorp revela que a primeira fase do projeto de Cabinda estará a funcionar no segundo semestre de 2024. A refinaria deverá criar 1.300 postos de trabalho diretos e indiretos, salienta o gestor, que tem no currículo passagens pelo Goldman Sachs e outras instituições.
Angola  avança com  a construção  da primeira refinaria desde  a independência
Angola avança com a construção da primeira refinaria desde a independência
Fundo Gemcorp, liderado por Atanas Bostandjiiev, garantiu 300 milhões de euros para avançar com a primeira fase de um projeto que tem sido uma bandeira do governo de João Lourenço e que, a partir de 2024, será um game changer para a economia angolana e para a província de Cabinda.
Economia & Política
Comissão de inquérito chega ao fim, mas fica (quase) tudo na mesma
Comissão de inquérito chega ao fim, mas fica (quase) tudo na mesma
O relatório da comissão de inquérito à tutela política da gestão da TAP continua a somar fortes críticas por parte dos partidos da oposição. PS é acusado de proteger Governo ao omitir factos centrais do documento final. Há conclusões, mas poucas consequências.
Pressão deflacionária na China sinaliza problemas de confiança
Pressão deflacionária na China sinaliza problemas de confiança
A inflação de junho foi 0% e os preços na produção industrial deram o maior tombo desde 2015, com uma economia interna frágil e muito distante do fulgor previsto aquando da reabertura pós-Covid.
Há margem para subir salários sem pressionar os preços, sinaliza OCDE
Há margem para subir salários sem pressionar os preços, sinaliza OCDE
Depois da presidente do BCE ter alertado para o impacto dos aumentos salariais na inflação, a OCDE vem defender que é possível subir os ordenados sem pressionar os preços. Em Portugal, margem para aumentos pode ser menor.
Inflação, maioria absoluta e novos sindicatos fazem disparar greves
Inflação, maioria absoluta e novos sindicatos fazem disparar greves
Nos primeiros cinco meses do ano, deram entrada mais de 700 pré-avisos de greve. O aumento do custo de vida e o fim da geringonça explicam a contestação social. E o novo paradigma salarial também tem pesado, defendem especialistas.
Eleições em Espanha: Sumar cresce mas não assusta os populares
Eleições em Espanha: Sumar cresce mas não assusta os populares
Sondagens e analistas afirmam que está tudo mais ou menos decidido sobre as eleições de 23 de julho. O Sumar cresce à esquerda, o Voz está em dificuldade à direita - o que pode ser uma excelente notícia para Alberto Núñez Feijóo.
CIP e CCP defendem teletrabalho durante Jornada da Juventude
CIP e CCP defendem teletrabalho durante Jornada da Juventude
Os primeiros dias de agosto serão de grande agitação na capital portuguesa. Lisboa deverá receber milhão e meio de visitantes, por causa da Jornada Mundial da Juventude e tanto a CIP como a CCP já recomendaram às empresas associadas que optem extraordinariamente pelo teletrabalho, nas funções que sejam compatíveis com esse regime.
Universidades & Emprego
Universidade da Madeira  junta-se ao Hub Azul
Universidade da Madeira junta-se ao Hub Azul
A Madeira pretende instalar 10 startups internacionais até 2024 para trabalhar na economia do mar. O Hub Azul inclui empresas de elevado potencial de crescimento, ecossistemas e estratégias de investimento.
Ensaio
Obesidade:  quanto pesa  a inércia?
Obesidade: quanto pesa a inércia?
A obesidade é uma das epidemias globais do século XXI. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença crónica, a obesidade é também fator de risco para as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, doenças respiratórias, alguns tipos de cancro e depressão, entre outras.
Última
Acordo da banca na Efacec decidido a 7 de Agosto
Acordo da banca na Efacec decidido a 7 de Agosto
A Mutares propõe injectar 15 milhões de euros na Efacec. O acordo com a banca fica condicionado ao resultado da Assembleia de Obrigacionistas de 7 de agosto.