Skip to main content
Capa
Nº 2205 | 07 Julho 2023
Edição nº 2205
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Pandemia e guerra tornou financiamento sustentável “ainda mais relevante”
Pandemia e guerra tornou financiamento sustentável “ainda mais relevante”
A opinião é expressa por Sofia Santos, especialista em finanças sustentáveis, na última edição do podcast do JE “Descomplicar as Finanças Sustentáveis”.
Mais jovens estão a ganhar maior protagonismo no investimento online
Mais jovens estão a ganhar maior protagonismo no investimento online
No segundo episódio do novo podcast do JE, “Risco Inteligente”, Mário Martins, administrador da ActivTrades Brasil, aborda o perfil etário dos investidores online e a noção do risco.
Mercados recuaram  com minutas da Fed
Mercados recuaram com minutas da Fed
Os mercados acionistas recuaram após as minutas da FED terem apontado para mais subidas nas taxas de juro.
Empresas & Finanças
Adidas novamente envolvida em polémicas sobre diversidade
Adidas novamente envolvida em polémicas sobre diversidade
Depois do episódio protagonizado pelo rapper Kaney West, o grupo alemão está outra vez a ser alvo de polémica. Há por lá demasiados homens, demasiado brancos, dizem os críticos.
“Mesmo num cenário prudente,  o Fundo Land  pode render  yields de 10 a 12%”
“Mesmo num cenário prudente, o Fundo Land pode render yields de 10 a 12%”
O ESG, a sustentabilidade e o ambiente há muito que deixaram de ser apenas uma moda. Geram cada vez mais dinheiro. O Land é o primeiro fundo imobiliário do seu tipo em Portugal e os seus promotores acreditam que a compra, regeneração e gestão da floresta em regiões depauperadas vai fazer a diferença no interior do País e nas carteiras de quem investe.
Volkswagen anuncia investimento de mil milhões de euros no Brasil até 2026
Volkswagen anuncia investimento de mil milhões de euros no Brasil até 2026
Plano da construtora alemã passa por crescer 40% até 2027 na produção de veículos híbridos e elétricos, projetando um aumento anual de 11% deste mercado na América do Sul até 2030.
Entrada em operação entre o final de 2024  e o início de 2025
Entrada em operação entre o final de 2024 e o início de 2025
A reformulação de uma parte do projeto da mina de Montalegre encontra-se em consulta pública. Depois, mais um ano e meio para realizar estudos. A empresa pretende contratar 385 trabalhadores.
Fim do cheque para  o carro elétrico é um “erro”, critica CEO  da Volvo Portugal
Fim do cheque para o carro elétrico é um “erro”, critica CEO da Volvo Portugal
É uma mulher num sector tradicionalmente masculino. Chegou a Portugal vinda da Suécia há um ano e meio para liderar a filial da marca de Gotemburgo. Critica o fim do apoio ao carro elétrico e anuncia que só vai vender veículos 100% elétricos em Portugal a partir de 2027.
Mina de lítio em Montalegre  prevê receitas anuais  de 680 milhões
Mina de lítio em Montalegre prevê receitas anuais de 680 milhões
O projeto da Lusorecursos continua a avançar no processo ambiental. O promotor destaca os ganhos que a mina vai gerar para os cofres locais e nacionais com as receitas fiscais. A empresa está a trabalhar com banco canadiano para preparar o financiamento do projeto.
Perspetiva
José Realinho de Matos bem posicionado para presidente da Parpública
José Realinho de Matos bem posicionado para presidente da Parpública
Atual administração está em fim de mandato e nova equipa deverá ser anunciada este mês. O vice-presidente José Realinho de Matos está na ‘short list’ para suceder a Jaime Andrez, apurou o JE.
Protagonista
“O dinheiro público não costuma vir  a tempo e veio. Estamos muito impressionados”
“O dinheiro público não costuma vir a tempo e veio. Estamos muito impressionados”
A empresária e linguista, que se divide entre Seattle e Lisboa, acredita que “a Caixa de Pandora está aberta” na área dos algoritmos e não há forma de parar os investimentos milionários na tecnologia que, em breve, será mais inteligente do que os humanos. “As pessoas podem bradar, mas agora não vale a pena. É preciso é haver regulação e um conselho transnacional de ética”, alerta.
Economia & Política
UTAO responde a Medina : estudo sobre financiamento é “factual”
UTAO responde a Medina : estudo sobre financiamento é “factual”
A UTAO divulgou um estudo onde concluiu que o Estado gasta mais dinheiro a financiar-se com dívida de longo prazo do que com Certificados de Aforro (CA), que foi criticado pelo ministro das Finanças. Em resposta, o coordenador da UTAO disse ao JE que o estudo é “factual”. Especialistas dividem-se.
NATO: cimeira na Lituânia debate uma agenda  que se repete há vários encontros
NATO: cimeira na Lituânia debate uma agenda que se repete há vários encontros
Guerra a As entradas da Ucrânia e da Suécia na aliança voltam a dominar a agenda de trabalhos, que tem outras repetições. Entre elas está mais uma tentativa de fixar 2% do PIB para gastos na defesa.
Yellen em Pequim para aprofundar relação no meio de novas tensões
Yellen em Pequim para aprofundar relação no meio de novas tensões
EUA-China a Nova visita à China não promete avanços diplomáticos, abrindo apenas novas vias de diálogo. Yellen chega dias após nomeação de novo governador do banco central, que enfrenta fortes desafios.
Recessão  não assusta apesar dos PMI fracos de junho
Recessão não assusta apesar dos PMI fracos de junho
O indicador avançado mostra indústrias em queda na China, EUA e zona euro, com o cenário mais preocupante nesta última. Ainda assim, serviços serão salva-vidas em 2023.
“Problemas na litigância tributária  são constrangimento ao investimento”
“Problemas na litigância tributária são constrangimento ao investimento”
Os problemas em torno da litigância tributária em Portugal prejudicam o investimento e a eficácia e justiça do sistema fiscal. Quem faz o diagnóstico é a professora Ana Paula Dourado, que defende que deve haver um esforço para que a legislação seja mais clara.
Os maiores pecados por omissão das conclusões da CPI à TAP
Os maiores pecados por omissão das conclusões da CPI à TAP
Ingerência política, participação da tutela no processo de indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis e caso SIS são algumas das omissões do relatório preliminar da CPI à TAP.
5 Sentidos
A cidade  de todas as curtas
A cidade de todas as curtas
Pintor e litógrafo, designer de posters e autor de curtas-metragens, o polaco Valerian Borowczyk (1923-2006), radicado em França a partir da década de 60, celebrizou-se nos anos 70 e 80 graças a uma série de filmes de longa-metragem em que o erotismo convivia com o fantástico, envolvidos numa atitude libertária, e que, se feitos hoje, valeriam ao seu autor acusações de sexismo e misoginia, e talvez levassem mesmo ao seu “cancelamento”: Contos Imorais (1973), O Monstro (1975), Freiras Perversas (1978), As Heroínas do Mal (1979), Dr. Jekyll e as Mulheres (1981) ou Emmanuelle 5 (1987) são alguns desses títulos. Nos 100 anos do seu nascimento, Borowczyk é um dos realizadores em destaque no 31.º Curtas Vila do Conde, festival que se estende de 8 a 16 de Julho e que vai mostrar um amplo programa das suas curtas-metragens documentais, de ficção e animadas.
Ensaio
Foi você que pediu para ser vigiado?
Foi você que pediu para ser vigiado?
Quando uma grande transformação tem lugar, o seu sentido e implicações só se vão revelando à medida que o tempo passa, e é frequente que nela se participe de forma mais ou menos inconsciente. Não vivemos como se vivia há 20 anos atrás, e grande parte da nossa experiência de interação social, acesso a informação ou entretenimento foi radicalmente alterada pela transformação digital.
Última
Oposição pressiona  Governo a retirar despacho  do apoio às rendas
Oposição pressiona Governo a retirar despacho do apoio às rendas
Votações do Mais Habitação arrancaram com PS a recuar no apoio às rendas. Oposição vê com “bons olhos” essa decisão, mas frisa que “bola está agora do lado do Governo”.