Capa
Nº 2143 | 29 Abril 2022
![Edição nº 2143](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/capas/29abril__JornalEconomico.jpg)
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Conferência
Empresas & Mercados
Última
![“Não está no horizonte a falência da Segurança Social”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/vieira-da-silva.png)
Vieira da Silva acredita que não está no horizonte a rutura da Segurança Social, mas, antes, eventualmente, uma situação deficitária. Diz, por outro lado, que um acordo sobre salários na Concertação Social poderá não ser fácil, mas a atual conjuntura torna-o mais necessário.
![Há dez mil empresas à espera da segunda tranche do apoio pós ‘layoff’](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/empresa-layoff.png)
A segunda tranche do novo incentivo à normalização devia ter sido paga no início do ano, mas há ainda dez mil empresas à espera dessa transferência. Ainda assim, 35.400 empregadores já receberam essa prestação.
![“Atrasos nos apoios acarretam consequências para as empresas”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ana-jacinto.png)
Ainda que reconheça que os atrasos estão a ser resolvidos, a AHRESP alerta para o seu impacto nas contas das empresas.
![Impostos dão 1,5 mil milhões de euros a almofada para pagar pensões](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/saltar-corda.png)
Transferência de receitas de impostos como o IVA social, AIMI e IRC para alimentar almofada que visa pagar pensões em caso de rutura do sistema duplicou em seis anos. Em 2016, fundo da Segurança Social recebeu 774 milhões.
![“Se o nosso modelo não se impuser [no digital e na energia], tornar-nos-emos irrelevantes”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/carlos_zorinho.png)
Carlos Zorrinho defende que a Europa tem mudado, mas empurrada pela opinião pública, e que o Parlamento Europeu tem sido um dos principais agentes a refletir essa mudança.
![Orçamento garantido, com oposição contra e pouco diálogo](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/costa-medina-governo-ps.png)
A generalidade da oposição vai votar contra a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que será aprovada, com pouca margem
para mudanças e nunca colocando em risco as “contas certas”.
![Moscovo tenta explorar fissuras no bloco europeu](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/guterres-ucrania.png)
Guterres marcou a agenda ao viajar até à Rússia e à Ucrânia, mas foi o fechar da torneira do gás para a Polónia e a Bulgária que criou factos novos a enfrentar no desenrolar do conflito.
![Eleições regionais testam sobrevivência de Boris Johnson](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/boris-johson.png)
Com o Partygate a absorver toda a atenção dos britânicos, a ronda eleitoral do próximo dia 5 de maio pode ser o princípio (ou talvez o meio) do fim político do primeiro-ministro.
![Cibersegurança é um “jogo entre humanos e máquinas”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/conferencia-ciberceguranca.png)
Consultor da PwC defende o reforço do papel dos CISOs (Chief Information Security Officers) ao nível dos conselhos de administração e a promoção de contínuas ações de formação e sensibilização para a segurança informática.
![Nova lei do Alojamento Local abre o apetite das Proptechs](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/ucrania.png)
Casavo acredita que esta mudança poderá aumentar a oferta de casas e equilibrar os preços em Lisboa para as famílias portuguesas. Imovendo partilha do mesmo sentimento, embora não espere um impacto muito significativo.
![Frota mundial de aviões só recupera totalmente a meio do próximo ano](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/avioes_2.png)
Estudo que é referência para o sector diz que as aeronaves de fuselagem estreita vão representar 64? frota mundial em 2032.
![Facebook volta a aumentar número de utilizadores](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/facebook-meta.png)
Facebook apresentou resultados mistos, mas o número de utilizadores cresceu. Musk está prestes a adquirir o Twitter. Bolsas recuaram.
![“A Oracle não quis ir para a ‘cloud’ porque é moda”](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/rodrigo-vasques-jorge-Oracle.png)
A tecnológica Oracle tem 15 vagas de emprego em aberto para trabalhar no escritório de Lisboa e até 78 posições internacionais para trabalhar desde Portugal.
![Sector dos Transportes recebe mais de 13 mil milhões do Estado](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/letrico-carris.png)
Entre empréstimos e garantias concedidos, a 31 de dezembro passado, as grandes beneficiadas são a IP, Metro do Porto, Metro de Lisboa, CP e Transtejo/Soflusa.
![Corte nas taxas de financiamento do BCE anula ganhos da banca](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/lagarde_11.png)
Os bancos portugueses têm beneficiado das condições oferecidas nas operações de refinanciamento do BCE, ajudando a compensar o custo que o sector tem de suportar por ter dinheiro “estacionado” no banco central. Mas isto vai mudar a partir do final de junho.
![Nova administração do Banco Montepio eleita hoje sem aval do BdP](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/montepio_14.png)
Lista de 12 administradores do Banco Montepio para o quadriénio 2022/2025 – liderada por Manuel Ferreira Teixeira – vai hoje a votos. Mas os nomes ainda não deram entrada no Banco de Portugal.
![Jornal Económico e EY debatem Orçamento do Estado a 4 de maio](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/Imagem_antonio_mendonca_mendes.jpg)
Conferência do JE e da EY vai debater OE2022, com as participações de António Mendonça Mendes, Joaquim Sarmento, Jamila Madeira, Carla Castro, António Mendonça, Ana Jacinto e Luís Miguel Ribeiro.
![Jerónimo Martins antevê subida de preços dos produtos alimentares superior ao esperado](https://leitor.jornaleconomico.pt/assets/uploads/artigos/jeronimo-martins.png)
O grupo Jerónimo Martins (JM) apresentou no primeiro trimestre um crescimento das vendas consolidadas da ordem dos 15,2%, para os 5,5 mil milhões de euros, informou esta quinta-feira a empresa liderada por Pedro Soares dos Santos.