Capa
Nº 84 | 23 Novembro 2023
Notícias
Entrevista
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
O presidente da Associação Portuguesa de Suplementos Alimentares (APARD) estima que o mercado de suplementos alimentares em 2023 atinja 200 milhões de euros. Pedro Lôbo do Vale avança ao JE que o aumento da esperança média de vida e a valorização da saúde junto das camadas mais jovens perspetivam um aumento do crescimento deste sector nos próximos anos. E reclama a redução do IVA para 13% para fazer face à desvantagem concorrencial com Espanha que tem uma taxa de 10%.
Apesar de reconhecer que a subia de juros do BCE tem demorado a refletir-se nos depósitos em Portugal, o banco central defende que a oferta está a melhorar e cabe aos portugueses procurar estas soluções. Riscos para a banca agravam-se com crise política e imobiliária.
Colocando a prioridade na redução da dívida, Pequim irá facilitar o crédito a 50 empresas do sector imobiliário, onde os problemas financeiros se têm amontoado, como forma de estimular o crescimento, que deverá novamente ficar entre 4,5% e 5,5% no próximo ano.
A Moody’s melhorou o rating da CGD, BCP, Novobanco, Santander Totta, BPI e Banco Montepio, e reafirmou a notação do Crédito Agrícola. O CEO do BCP, o CEO do BPI e o Governador comentaram a elevação da classificação financeira da Moody's. A banca elogia a ação de rating da agência.
A petrolífera portuguesa terminou com perdas de 1,49% na sessão bolsista desta quarta-feira, em face das descidas acentuadas ao nível dos preços praticados no mercado petrolífero.
A trégua para troca de reféns começará às 10 horas (8 horas em Lisboa). Mas o governo de Netanyahu ainda teve de se confrontar com uma petição para proibir o acordo. O Supremo Tribunal não a aceitou.
Três projectos nas áreas da energia, tecnologia e industrial revelaram à CIP receios sobre o congelamento de decisões pelo Estado em Portugal depois do caso Influencer.
Pode candidatar-se qualquer empresa, nacional ou estrangeira, “cuja estratégia de desenvolvimento possa beneficiar das opções proporcionadas pelo mercado de capitais português, que inclui soluções ajustadas a pequenas, médias ou grandes empresas".
De acordo com dados da Adyen, 85% dos consumidores assumem procurar ativamente produtos com os melhores preços, sendo que 78% admite ter o hábito de tentar encontrar preços mais acessíveis; 31% revela que espera por alturas mais propícias a maiores descontos, como a Black Friday ou Cyber Monday, para fazer as compras que tinha planeadas.