Capa
Nº 32 | 21 Agosto 2023
Notícias
Entrevista
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Atualidade
Empresas & Mercados
Pedro Sacramento, responsável de Programas e Operações da Startup Portugal, diz que algumas rondas de financiamento ainda podem não estar fechadas e, tradicionalmente, o segundo semestre traz montantes maiores. A menos de três meses da Web Summit, convida novas empresas a juntarem-se à iniciativa que as prepara para a conferência.
A subida homóloga dos preços no consumidor mantém-se bem acima do limite máximo de 2%, definido pelos bancos centrais. Em Portugal, a variação foi de 4,3%.
O sector imobiliário registou perdas particularmente acentuadas na China, após o pedido de falência da filial do grupo Evergrande em Nova Iorque. Em simultâneo, a desaceleração da inflação correspondeu às expetativas e não fez sorrir os investidores.
Partidos serão esta semana chamados a encontros com o rei Filipe VI que, apesar de todas as evidências, pode optar por convidar Núñes Feijóo para ir ao Parlamento apresentar o seu elenco governativo.
Tecnológica está em Lisboa desde 2018, mas tem um plano estratégico a cinco anos que envolve o país. "Começámos com um andar de um edifício e neste momento estamos em três em Lisboa. O que prevemos é que, mais cedo ou mais tarde, teremos de consolidar toda a operação num único local", diz o CEO em Portugal.
Gestora surge no oitavo lugar do ranking da Forbes Portugal das Portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. Isabel Ferreira Pinto lidera o Pingo Doce desde 2016.
"Os próximos trimestres serão importantes para perceber se este valor pode estar a ser impactado pela contração da atividade económica em alguns países da UE", explica o economista Ricardo Carreira, em declarações ao JE.
José Realinho de Matos vai ser o novo presidente da Parpública, a holding que concentra as participações empresariais do Estado, confirmando a notícia avançada pelo Jornal Económico a 7 de julho. João Marcelo, atual chefe de gabinete de Fernando Medina, vai também integrar a administração da empresa.
Nos últimos dias, com as apresentações financeiras das gigantes do retalho Walmart, Home Depot e Target e da cosmética Estée Laauder, o calendário das contas do segundo trimestre ficou praticamente cumprido (e surpreendeu).