Capa
Nº 250 | 30 Setembro 2024

Notícias
Economia
Política
Agenda
Mundo
Empresas
Imobiliário
Atualidade

Os agricultores espanhóis passam a pagar a partir de agora o mesmo que pagam os portugueses, acabando com as captações ilegais, mas dívida com mais de 20 anos fica por pagar, por a água não ter sido faturada.

O Presidente da República parte em viagem para a Estónia e Polónia na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, e regressa a Lisboa na sexta, ou seja, nas 24 horas seguintes à entrega do documento na Assembleia da República.

A semana começa com a inflação em Portugal e na Alemanha. Seguem-se os índices PMI em várias economias europeias, assim como a reunião da OPEP e a taxa de desemprego nos EUA e na zona euro. Nas empresas, destaque para a emissão de dívida da Mota-Engil e os resultados da Nike.

Os partidos que se sentam no parlamento austríaco deverão bloquear um governo liderado pela extrema-direita, que venceu as eleições. Precisamente o mesmo que sucedeu nos Países Baixos.

O presidente da CIP junta-se ao setor da justiça nos aplausos à nomeação de Amadeu Guerra como novo procurador-geral da República. Aos elogios do seu currículo, Armindo Monteiro destaca agora a importância do perfil do novo PGR na luta contra a corrupção, apontada como um entrave ao crescimento económico. E frisa a vantagem para a economia decorrente da igualdade de oportunidades dos agentes económicos.

Em vigor em mais de 30 municípios do país, contrastando com realidade europeia com apenas as maiores cidades a terem este imposto, as taxas turísticas carecem de mais clareza e uniformidade na definição de critérios, arriscando uma fragmentação por município que já se começa a verificar, alerta ao JE vice-presidente executiva da Associação de Hotelaria de Portugal. Cristina Siza Vieira quer ver incluídos no OE2025 critérios “claros e uniformes” na definição destas taxas.

Dos 14.993 imóveis para venda entre as 20 capitais de distrito até 316 mil euros com total isenção de IMT e IS, o Porto conta 3.192 casas, seguida por Lisboa (1.809) e Braga (1.736). A nível municipal o Porto (14.667 imóveis até 316 mil euros) leva também vantagem sobre Lisboa (13.199). Explicação para esta diferença deve-se ao custo médio por metro quadrado ser mais baixo na cidade portuense.

Um currículo invejável e o conhecimento profundo do Ministério Público. Amadeu Guerra terá sido a única escolha para suceder a Lucília Gago, tendo sido amplamente elogiado pelos partidos e sindicatos.

O videocast “Boa Governança” resulta de uma parceria entre o JE e o Instituto Português de Corporate Governance em que vão ser debatidos os desafios que se colocam a nível de governance das empresas e instituições públicas e privadas. Clara Raposo, vice-governadora do Banco de Portugal, é a convidada nesta edição.