Capa
Nº 240 | 11 Setembro 2024
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Atualidade
O Banco de Cabo Verde prevê que a economia cabo-verdiana se mantenha na rota do crescimento alavancada em grande parte pelo turismo e pelo consumo interno. No primeiro trimestre, o crescimento homólogo superou os 10%.
Sindicatos exigem salário mínimo acima dos 860 euros, patrões reclamam medidas de estímulo económico
A UGT e a CGTP querem o salário mínimo acima dos 860 euros, patamar que o Governo admite atingir, revendo em ligeira alta o previsto no acordo de rendimentos para o próximo ano. Já a CIP alerta: "decretar aumentos é simples; promover o crescimento da economia é mais difícil", reclamando medidas de estímulo económico. Patrões aguardam ainda “pistas” sobre medidas fiscais, nomeadamente o IRC.
Munidos da "informação imprescindível", que vinham a solicitar desde o final de agosto, com António Mendonça Mendes a ler o atraso na entrega como "má fé negocial", os socialistas preparam os próximos encontros com o Governo, com ou sem Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos, ausentes de ambas as rondas de encontros, "no calendário e formato que o Governo entender".
Entre agradecimentos a quem trabalhou na elaboração do relatório, Rita Alarcão Júdice sublinhou que a fuga dos reclusos "com ajuda externa, saltando dois muros, é de uma gravidade extrema e que não podemos desculpar".
As ações da BMW marcaram o dia pelos piores motivos, não apenas na bolsa alemã, como no índice agregado Euro Stoxx 50, ao caírem mais de 11%. Por cá, o PSI registou uma descida, alinhada com as praças europeias.
Os socialistas recusaram um encontro com o primeiro-ministro indigitado por Macron, mas, o PCF aceita-o “sem ilusões”. A fissura na Nova Frente Popular, de que ambos os partidos fazem parte, abre novas perspetivas para Barnier.
“Achamos que o sector cooperativo é pouco reconhecido pela tutela”, refere Idalino Leão em entrevista ao JE. Aproveita para elencar os principais problemas que afetam o sector – mas também a forma de os ultrapassar. Um dossiê entregue ao atual executivo, depois de também o ter sido à tutela anterior.
Na shortlist para avançar com propostas vinculativas (binding-offers) estão três candidatos. O consórcio Balbec - LX Partners; o fundo britânico LCM Partners e a Arrow Global. As propostas vinculativas têm de ser entregues até dia 2 de outubro próximo.
A marca de motociclos está a ser recolocada no mercado, com a energia elétrica a dar o mote, sendo que a autonomia atinge os 120 quilómetros e as primeiras motas deverão ser entregues na primavera de 2025. Para tal, foi aberta uma ronda de investimento que permite a entrada de particulares.
O designdo "Projecto Swift", composto por crédito malparado sem garantias (unsecured), vai receber as propostas vinculativas no próximo dia 18 de setembro, apurou o Jornal Económico.
A associação está em Singapura, centro nevrálgico de um mercado que, dizem as estatísticas, deverá crescer este ano acima dos 7% - que deverá manter-se até ao final da década.
Estudioso das causas mas também das consequências do encarceramento, o ainda diretor geral encontrou, em 2022, um caos dentro de muros com muitos metros de altura. Chamou a atenção para os problemas em 2023 mas nada indica que, um ano depois, eles tenham sido resolvidos.