Capa
Nº 228 | 21 Agosto 2024
Notícias
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
Atualidade
A Corporação Financeira Internacional mobilizou mais de 500 milhões de dólares [cerca de 450 milhões de euros] para o financiamento do sector privado em Angola, nos últimos cinco anos, e quer aumentar esse esforço, diz ao JE o vice-presidente da IFC para o Médio Oriente e África, o português Sérgio Pimenta.
A Fed divulga esta quarta-feira as atas da última reunião, numa altura em que a maioria dos analistas estão a antecipar um corte nos juros já em setembro. Na véspera, as principais bolsas europeias registaram perdas e Lisboa não fugiu à regra.
A economia do Médio Oriente voltou a recuar em termos homólogos, marcando o terceiro trimestre seguido com crescimento homólogo negativo, com o turismo em colapso desde outubro. Sector tecnológico também tem sofrido e investimento enfrenta dificuldades acrescidas com cortes de rating.
Notícias sobre o assunto não coincidem e são mesmo contraditórias. Entretanto, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, está na Rússia em visita oficial – e aproveitará também vai ‘dar um salto’ à Bielorrússia.
O Abanca concluiu a compra do EuroBic em julho, tendo iniciado um processo de mudança da imagem dos balcões, mas também dos produtos disponibilizados aos clientes que vão poder agora poupar alguns euros por ano nas comissões de manutenção das contas pacote.
Os sindicatos da banca rejeitam que os bancários sejam uma "classe privilegiada". "Aguardamos ainda agendamento para audiência com a Comissão de Trabalho na Assembleia da República", disseram os sindicatos da banca filiados na UGT ao Jornal Económico. A audiência deverá acontecer em setembro.
A plataforma online registou crescimentos expressivos na procura e pedidos de serviços de PT, insufláveis para animação de festas, psicólogos, quintas para eventos e hotéis para animais de estimação.
O país surge na segunda posição dos países europeus com mais gás armazenado (em percentagem). Preços do gás têm vindo a subir, com tensões geopolíticas na Ucrânia/Rússia e no Médio Oriente, e poderão ficar acima do esperado nos próximos meses, com inverno mais frio do que o esperado, avisam os analistas.
No período em análise a mediadora imobiliária registou perto de 600 transações de imóveis novos, o que correspondeu a uma subida homóloga de 25%. Os clientes portugueses representaram 93% dos compradores deste tipo de habitação destacando-se entre as nacionalidades internacionais o Brasil, a Alemanha, os Estados Unidos e Reino Unido.
No período em análise, o investimento internacional teve um peso de 83%, com destaque para os clientes alemães, franceses e norte-americanos. "As descidas antecipadas nas taxas de juros devem trazer uma mudança na atividade de investimento. Embora os efeitos possam não ser imediatos e o volume de investimento deva ficar abaixo dos dois mil milhões de euros em 2024, a confiança dos investidores será fortalecida", aponta relatório da Savills.
Em cinco dias de incêndio na Região Autónoma da Madeira, foi afetada quase tanta área como a registada entre janeiro e 15 de agosto no território continental (7.949 hectares).