Capa
Nº 204 | 09 Julho 2024
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
O alerta é dado pela presidente da mesa do CINM da Associação Comercial e Industrial do Funchal, Tânia Castro, que avisa ainda que a decisão de Bruxelas tem levado à "debandada" de empresas desde 2020, provocando estagnação na área dos serviços.
Hugo Santos Ferreira diz que a medida adotada pelo Executivo na última semana é positiva, mas espera que não se caia "naquele costume de se fazerem primeiro as leis e depois verem no que dá". Fiscalistas consideram que a proposta é "restritiva e "cosmética", revelando um sinal de que o país não quer mais pensionistas.
As vendas ao exterior até tocaram mínimos de cinco meses em maio, mas as importações caíram ainda mais, resultando numa subida inesperada do saldo da balança comercial. Tal levanta algumas questões quanto ao consumo, embora a relação entre ambos os indicadores não seja linear.
Mais de 820 magistrados repudiam críticas públicas, de que tem sido alvo, de que são "justiceiros que perseguem políticos". Documento entregue ao Presidente da República surge após críticas de diversos quadrantes da sociedade sobre mediatização de buscas, utilização prolongada de escutas e sua divulgação. Em causa estão processos como a Operação Influencer, que levou à demissão de António Costa, e o caso que investiga suspeitas de corrupção na Madeira, que resultou também na demissão do Governo regional.
O PSI registou uma descida leve, pautada pelas desvalorizações que se registaram entre as cotadas da energia. Entre as praças europeias o dia foi misto, mas França registou uma queda, no rescaldo da segunda volta das eleições legislativas no país.
Os mercados reagiram com pouco entusiasmo ao resultado das eleições francesas. O aumento dos gastos preocupa os investidores, num país que já ultrapassou os 110% de dívida sobre o PIB. Outras preocupações passam pelo abandono de medidas para reduzir défice orçamental (num país que está sob vigilância de Bruxelas) e pela marcha-atrás de legislação aprovada pelo anterior executivo. Nova Frente Popular já prometeu aumentar salário mínimo e melhorar apoios sociais, que seriam suportados por impostos sobre lucros e sobre ativos financeiros.
Os resultados da segunda volta das eleições antecipadas para a Assembleia Nacional francesa foram, sem sombra de dúvidas, os mais inesperados do ano. Ou da década. O que se segue a seguir é uma incógnita.
São cinco leilões de ações do Elevolution Group, detidas pelo BCP, fruto de execução e em que a executada é a Nacala Holdings, liderada por Gilberto Silveira Rodrigues. O valor dos cinco lotes que estão no e-leilões soma 1,36 milhões de euros em termos de valor base.