Capa
Nº 201 | 03 Julho 2024
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Conferência
Estudo do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta que as taxas de execução da receita e da despesa dos municípios portugueses mantêm situações de sobreorçamentação, com desvios “significativos”. Sobressaem os desvios na receita de capital, designadamente quanto às transferências de fundos europeus. Entre o previsto e o executado, o diferencial ascendeu a 910 milhões de euros em 2022. E também despesa orçamentada a mais para evitar défice.
A tendência de alívio da inflação parece ser para continuar, embora com muitos pontos de interrogação no horizonte, tanto fruto das tensões bélicas, possibilidade de novas barreiras ao comércio ou situações políticas internas, reconheceram os vários oradores no Fórum do BCE realizado em Sintra.
O executivo madeirense conta com os votos favoráveis de PSD e CDS-PP, a rejeição do PS e JPP, e a abstenção da Iniciativa Liberal. Líder do Chega, diz ao Económico Madeira que o sentido de voto "não está fechado". Se o Chega votar contra, o programa é chumbado, se votar a favor, o programa passa, e se se abstiver, a decisão fica com o PAN. Se o PAN der 'luz verde' ou se se abstiver, o programa passa no parlamento, mas se votar contra, o programa é chumbado.
O PSI foi penalizado pela Mota-Engil, que seguiu a tendência do sector da construção europeu, registando uma queda de 3,27% para 3,432 euros. Seguiu-se a Greenvolt que perdeu 2,12% para 8,32 euros.
Decisão do Supremo norte-americano sobre imunidade parcial de Trump arrasta julgamento para lá das eleições, altura em que, se for presidente, dificilmente será julgado.
Com capacidade de financiamento a crescer face ao aumento de países aderentes, mais três países emergentes africanos manifestaram vontade de aderir. No caso da Tunísia, a União Europeia mostra algumas reservas.
Em entrevista ao Jornal Económico, Uta Jungermann, diretora para Member Engagement e Global Network do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), diz que o quadro regulatório aplicado às empresas já "não deixa ar" para que o greenwashing possa respirar. O contexto mundial de alterações climáticas e fenómenos extremos da natureza a que assistimos estão a impulsionar as empresas para a mudança, com o primeiro objetivo de manterem a sua relevância e o seu negócio no futuro.
Depois de ser anunciado que Governo prepara "pacotão" de apoio à economia, líder da Stellantis deixou vários pedidos ao primeiro-ministro, incluindo o uso do PRR para alargar rede de carregamentos.
"Preferimos que não haja proteção, só pode adormecer este combate renhido que nos permite afrontar os chineses. Sabemos que não vamos ser protegidos no mundo inteiro. Vamos ter de enfrentar a concorrência chinesa no resto do mundo", disse o gestor português, na terça-feira, em conferência de imprensa na fábrica do grupo em Mangualde, distrito de Viseu.
Benvinda Catarino, diretora da AIP para a Formação e Desenvolvimento Empresarial, revela ao JE que o projeto de formação privilegia as temáticas da digitalização, inovação e internacionalização, competitividade e sustentabilidade e permitirá o "reskiling" e "upskiling" de 250 profissionais.
Antiga responsável da Metlife é a nova CEO da Verlingue Portugal, corretora de seguros especializada na área corporate do grupo francês Adelaide, revelou ao JE o presidente deste último, Benjamin Verlingue. Da anterior administração da Verlingue Portugal, que até ser comprada em 2021 pelo grupo Adelaide se chamava Luso-Atlântica, permanece apenas o chairman, José Félix Morgado.
Evento promovido pela KPMG e pelo Jornal Económico vai debater o impacto da Inteligência Artificial Generativa na governance das organizações. Mais informações em eventos@medianove.com.