Capa
Nº 198 | 27 Junho 2024
Notícias
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas (CFP) sobre o desempenho do SNS em 2023, no qual se avança que foram contratadas 6,1 milhões de horas a prestadores de serviços médicos, mais 6,8% face ao ano anterior. Despesa aumentou 19,4% para 203 milhões de euros. Entidade alerta também para riscos orçamentais com plano de emergência do Governo para a saúde. Análise a 2023 mostra ainda défice menor.
No Parlamento, o ministro das Finanças acusou o anterior executivo de aprovar uma série de medidas com impacto no saldo orçamental desde a demissão de António Costa, de subestimar o efeito das mesmas nas contas públicas e de populismo e irresponsabilidade.
Para a 'luz verde' no Programa de Governo, a reunião entre o executivo e o Chega terá que ultrapassar uma barreira. O partido mais à direita tem rejeitado Miguel Albuquerque como presidente do Governo da Madeira e Albuquerque diz que não faz sentido sair da presidência, tendo em conta que foi eleito nas últimas eleições.
O mercado norte-americano vai receber dados importantes nesta quinta-feira, principalmente sobre o PIB no primeiro trimestre do ano. Para hoje está também agendado o início dos debates presidenciais norte-americanos.
Uma consequência inesperada da visita de Gallant: primeiro-ministro israelita é apontado como uma fonte de impedimento das boas relações com os Estados Unidos. Entretanto, a fronteira com o Líbano está ao rubro.
AIP passou 4.628 certificados, um recorde na emissão deste instrumento, suportado sobretudo pelos sectores dos transportes, da alimentação e da construção. No top cinco entrou ainda o sector da saúde, seguido dos curtumes.
Nuno Afonso lidera a ‘spin-off’ da Universidade do Porto que desenvolveu um software e um kit de laboratório que entrega antibiogramas em apenas duas após o diagnóstico de infeção bacteriana. Em marcha está um plano para integrar a solução em unidades clínicas de França, Alemanha, Suíça, Reino Unido e República Checa, disse o empreendedor ao Jornal Económico.
Joaquim Goes indica que o lançamento dessas habitações poderá avançar em setembro ou outubro. Para este verão, o administrador espera uma taxa de ocupação na ordem dos 80% no resort de luxo situado em Altura, com predominância do turista internacional, que é quem mais procura "uma experiência premium no Algarve".