O dia de quarta-feira foi negativo para as principais praças europeias, que registaram perdas. O principal índice de Lisboa, PSI, sofreu uma descida de 0,33%, para 6.545,95 pontos.
O índice foi pressionado pela Semapa, que perdeu 1,26% para 14,16 euros, num dia em que a CaixaBank BPI elevou a sua avaliação, assim como a Altri e Navigator. Seguiu-se a Corticeira Amorim, que perdeu 1,09% para 9,11 euros.
O dia foi marcado pela divulgação do valor médio da avaliação das casas, que registou uma subida de 14 euros em maio, para os 1.610 euros/m2.
O grande negócio do dia foi da empresa alemã de carros, Volkswagen, que anunciou, em conjunto com com a fabricante norte-americana de pick-ups elétricas, Rivian Automotive, o investimento de cinco mil milhões de dólares numa joint-venture. No fecho da sessão a Volkswagen registou uma descida de 1,78%, no entanto a empresa norte-americana subiu 20,74%.
Segundo os analistas do Bankinter, esta foi uma boa operação uma vez que a “Volkswagen atravessa importantes dificuldades na sua unidade de software, Cariad, de forma praticamente estrutural. Com esta operação, consegue acesso à tecnologia desenvolvida por Rivian, que lhe permitirá competir e manter quota em relação a outros fabricantes, como Tesla. Além disso, conseguirá ganhar presença em segmentos (SUVs) em que praticamente não tem gama nos EUA. Do ponto de vista financeiro, um investimento de cinco mil milhões de dólares não implica grande esforço, se considerarmos que a fabricante alemã tem uma caixa líquida no negócio industrial que supera os 37 mil milhões de euros”.
As restantes praças europeias também seguiram a tendência portuguesa e registaram perdas, com CAC40 a descer 0,69% para 7.609,15 pontos e o IBEX35 a perder 0,80% para 11.030,30 pontos.
Esta quinta-feira, o Eurostat vai divulgar os dados da União Europeia e da zona euro sobre os principais agregados do PIB e do emprego.
Do outro lado do atlântico, a sessão iniciou no ‘vermelho’, depois dos investidores terem sido surpreendidos com os comentários de uma oficial da Fed, que salientou a ideia de que os juros devem permanecer altos por mais tempo.
Esta quinta-feira os investidores vão ser presenteados com os dados do PIB no primeiro trimestre, sendo que os economistas se encontram menos otimistas sobre este indicador. Os dados preliminares, referentes a 25 de abril, mostraram uma forte desaceleração do PIB dos EUA, para um crescimento de apenas 1,6%.
O dia nos Estados Unidos da América (EUA) vai ainda ser marcado pelo inicio dos debates entre os candidatos à presidência, Joe Biden e Donald Trump, que se realiza às 21 horas de Lisboa.