Skip to main content
Capa
Nº 2 | 23 Fevereiro 2024
Notícias
Em Foco
Raize e Flexdeal assessoradas pela  Abreu e Sérvulo
Raize e Flexdeal assessoradas pela Abreu e Sérvulo
Investimento : Diogo Pessanha, Diogo Pereira Duarte, Paulo Câmara, José Guilherme Gomes e Andreea Babicean foram os advogados envolvidos nesta transação entre a fintech e a SIMFE.
Os Negócios Do Mês
Energia, retalho e tecnologia destacam-se em fevereiro
Energia, retalho e tecnologia destacam-se em fevereiro
Transações : Da OPA da Sonaeà finlandesa Musti à emissão de dívida verde da Greenvolt, passando por negócios de milhões no sector tecnológico, as empresas portuguesas estiveram envolvidas em várias operações nacionais e internacionais.
Mercado
GHO contrata JP Morgan para vender a portuguesa FairJourney por mil milhões de dólares
GHO contrata JP Morgan para vender a portuguesa FairJourney por mil milhões de dólares
Biotecnologia : O fundo britânico GHO Capital vai vender a empresa portuguesa FairJourney Biologics. O valor do negócio ronda os mil milhões de dólares (cerca de 926 milhões de euros).
Mercados externos  da Tangível já pesam 27% no negócio
Mercados externos da Tangível já pesam 27% no negócio
Consultoria : Ao JE, os CEOs da tecnológica dizem que, “apesar de os últimos anos”terem sido “difíceis para o sector tecnológico, o grupo Tangível continuou a crescer devido ao know-how acumulado de 19 anos”.
Goldman Sachs e Natixis assessoram Strategic Value  na venda da AEDL
Goldman Sachs e Natixis assessoram Strategic Value na venda da AEDL
Autoestradas : O Goldman Sachs e o Natixis estão no sell-side da venda da Autoestradas do Douro Litoral (AEDL), A venda, noticiada em primeira-mão pelo JE, deverá ter um comprador até ao fim do Verão.
“Teremos bastante atividade de M&A, sobretudo no segundo semestre”
“Teremos bastante atividade de M&A, sobretudo no segundo semestre”
Entrevista : Numa entrevista conjunta ao Jornal Económico, Mariana Norton dos Reis e Rafael Lucas Pires, sócios co-coordenadores da área de Societário e M&A da Cuatrecasas, partilham as suas perspetivas para este ano, depois de em 2023 o escritório ter liderado os rankings nacionais de assessoria jurídica a fusões e aquisições por volume das operações.
Baker Tilly Portugal disponível para “processos de concentração”
Baker Tilly Portugal disponível para “processos de concentração”
Consultoria, auditoria e contabilidade : Firma norte-americana Baker Tilly foi adquirida pelas ‘private equity’ Hellman & Friedman e Valeas. JE falou com a empresa em Portugal sobre a transação.
Experts
“Estamos a a ver, cada vez mais, uma clivagem radical nas democracias liberais”
“Estamos a a ver, cada vez mais, uma clivagem radical nas democracias liberais”
Rui Medeiros : Em período de campanha pré-eleitoral, o sócio da Sérvulo, professor universitário e ex-ministro da Modernização Administrativa, apresentou esta quarta-feira a sua nova obra “Constituição e identidade nacional na era dos populismos”,
Carreiras Diretório
Conheça as equipas  que apoiam as operações  de M&A em Portugal
Conheça as equipas que apoiam as operações de M&A em Portugal
Diretório : Em cada edição do JE Advisory, daremos a conhecer as equipas de assessores jurídicos e financeiros que trabalham em áreas específicas de atividade. Nesta primeira edição, apresentamos sociedades de advogados e consultores que trabalham na área de M&A.
Papel  do M&A  na economia  vai estar  em debate  a 6 de março
Papel do M&A na economia vai estar em debate a 6 de março
Evento : Impacto do M&A na competitividade da economia portuguesa vai estar em debate em mais um pequeno-almoço do JE Advisory.
Grande Entrevista
“Os ‘private equities’ têm muito  dinheiro para investir este ano”
“Os ‘private equities’ têm muito dinheiro para investir este ano”
O managing partner da PLMJ faz um balanço positivo da atividade do ano passado, uma vez que os investidores adaptaram-se rapidamente à subida das taxas de juro. Para este ano, Bruno Ferreira tem também uma visão positiva, uma vez que os grandes private equities têm ainda muito capital disponível para investir em vários sectores em Portugal.
“A I.A. vai aumentar muitíssimo  a eficiência  e permitir dar mais atenção a algumas áreas ”
“A I.A. vai aumentar muitíssimo a eficiência e permitir dar mais atenção a algumas áreas ”
Bruno Ferreira acredita que a adoção de ferramentas de Inteligência Artificial (I.A.) será inevitável e acredita que estas soluções vão permitir apoiar melhor os clientes. A PLMJ acaba de lançar o Buzz Legal, um novo serviço nesta área, com a coordenação da diretora de Inovação Inês Setil, que se juntou a esta entrevista.
Buzz Legal, um cruzamento entre a Tecnologia e o Direito
Buzz Legal, um cruzamento entre a Tecnologia e o Direito
Inês Setil, diretora de Projetos e Inovação da PLMJ : O novo serviço Buzz Legal é um projeto autónomo da PLMJ que foi criado para tornar o trabalho mais eficiente mas que agora está a ser disponobilizado aos departamentos jurídicos dos clientes do escritório, explica a responsável pela área de Inovação da PLMJ.
Última
CCA e KPMG assessoram compra da InvoiceXpress
CCA e KPMG assessoram compra da InvoiceXpress
Tecnologia a Noruegueses da Visma adquiriram a empresa portuguesa de software de gestão este mês de fevereiro. Consultores da KPMG e equipa de Corporate/M&A da CCA Law Firm apoiaram esta transação no sector tecnológico.
2024: Um cocktail de tendências RH
2024: Um cocktail de tendências RH
Ano novo, vida nova… os mesmos desafios? Entre siglas como a IA (Inteligência Artificial) e a DEIB (Diversity, Equity, Inclusion and Belonging) e designações que cada vez menos se traduzem - como reskiling e upskilling, pay transparency, employer branding, quite quitting ou work-life balance -, dizem-nos os players do mercado de trabalho que 2024 é o ano em que todos estas tendências ganharão ainda mais densidade e importância.