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Goldman Sachs e Natixis assessoram Strategic Value na venda da AEDL

Autoestradas : O Goldman Sachs e o Natixis estão no sell-side da venda da Autoestradas do Douro Litoral (AEDL), A venda, noticiada em primeira-mão pelo JE, deverá ter um comprador até ao fim do Verão.

Esta é a segunda tentativa de venda da concessionária de autoestradas. A Strategic Value Partners voltou a pôr à venda a AEDL - Autoestradas do Douro Litoral,


O Goldman Sachs e o Natixis são os assessores financeiros do fundo de private equity, e estão a apoiar a venda (sell-.side) da concessionária.


Depois de o Jornal Económico ter avançado com o processo de venda, o “Negócios” noticiou que os assessores financeiros estavam escolhidos. O diário avançou ainda que o objetivo da SVP é concluir durante o Verão a venda, e que o valor do negócio pode ultrapassar os 400 milhões de euros.


Os assessores financeiros vão enviar o teaser sobre a concessionária a potenciais investidores em breve.


A AEDL é detida em 99,9% pelo fundo Strategic Value Partners desde que, em 2019, tomou o controlo da concessionária portuguesa, em representação dos seus credores, pondo termo a um conflito de vários anos com a então acionista maioritária, a Brisa.


A justificar a venda está o facto de o fundo de o private equity ter comprado a empresa portuguesa com desconto e ter atingido múltiplos interessantes de valorização. Em 2014, a AEDL não cumpriu as suas obrigações de pagamento pela primeira vez. A seguir os bancos comerciais venderam os seus créditos de cerca de 1.010 milhões à SVP e a outros fundos por aproximadamente 200 milhões de euros, o que implicou um desconto de 80%.


A concessão do Douro Litoral compreende um total de 129 km, dos quais 76 km com portagens nas auto-estradas A43, A41, A32, com 11 km de viadutos duplos, dois túneis e uma nova ponte sobre o rio Douro, que serve a grande área do Porto, a segunda maior cidade de Portugal, com elevada concentração populacional e vários parques industriais.


A autoestrada do Douro Litoral intersecta e complementa infraestruturas existentes, como a autoestrada do Norte (A1), a autoestrada Porto/Valença (A3) e a autoestrada Porto-Amarante (A4).


A nova tentativa de venda acontece depois de em janeiro deste ano a Autoestradas do Douro Litoral e o Estado terem chegado a acordo quanto à renegociação da concessão rodoviária da empresa que gere as autoestradas A43, A41 e A32, que servem a Área Metropolitana do Porto, com 73,3 quilómetros.


O contrato de concessão foi celebrado com a Autoestradas do Douro Litoral (AEDL) em dezembro de 2007 e expira em 2034.


O processo de renegociação da concessão rodoviária teve início em setembro de 2023, depois da nomeação por parte da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) de uma comissão de negociação e ficou concluído nos primeiros dias de janeiro.


Os serviços de operação e manutenção, que eram realizados pela Brisa, anterior acionista, com esta renegociação passam a ser assegurados pela Ascendi.


No fim de 2021 o fundo Strategic Value Partners sondou o mercado para tentar vender a AEDL, mas a concessionária portuguesa continuou na sua carteira de investimentos. Agora volta a estar no mercado.