Skip to main content

GHO contrata JP Morgan para vender a portuguesa FairJourney por mil milhões de dólares

Biotecnologia : O fundo britânico GHO Capital vai vender a empresa portuguesa FairJourney Biologics. O valor do negócio ronda os mil milhões de dólares (cerca de 926 milhões de euros).

O fundo de private equity britânico especializado no sector da saúde, GHO, contratou assessores para alienar a empresa portuguesa de biotecnologia.


O GHO Capital mandatou o JP Morgan como assessor financeiro para a venda da FairJourney Biologics, uma empresa portuguesa de biotecnologia especializada no sector da saúde.


O valor pretendido pelo fundo britânico no processo competitivo em curso é de mil milhões de dólares (926 milhões de euros). A notícia foi avançada pelo jornal espanhol “Expansión” e confirmada pelo Jornal Económico.


Este é mais um negócio milionário na área da biotecnologia em Portugal. Depois de biotecnológica portuguesa CellmAbs ter vendido à alemã BioNTech, cotada no Nasdaq, um conjunto de terapias inovadoras para o tratamento do cancro, que poderão permitir o desenvolvimento de um novo medicamento contra a doença, eis que a FairJourney Biologics está à venda.


A empresa de biotecnologia que tem sede no Porto, foi fundada em 2012, e tem como CEO & Co-founder, António Parada.


Na liderança está ainda a outra fundadora, Maria Gonzalez-Pajuel.


A partir de instalações de última geração, a FairJourney opera um modelo de negócios orientado pela ciência e focado no cliente, suportado por uma força de trabalho tecnicamente qualificada.


​Em 2020 tornou-se líder mundial na descoberta e fabricação de anticorpos, depois da fusão com a congénere inglesa Iontas, sediada em Cambridge (Reino Unido).


Esta transação foi proporcionada na altura pelo investimento da GHOCapital, investidor europeu especializado em cuidados de saúde, que apoiou a estratégia da FairJourney para ampliar a sua oferta de serviços e presença geográfica.


Na altura, o fundo britânico foi assessorado pelas Reed Smith, Vieira de Almeida, Alvarez & Marsal, Telles Advogados, Deloitte, L.E.K. Consulting, Willis Towers Watson, CloudOrigin e BioProcess Technology Group.


Do lado oposto assessoraram a FairJourney no investimento da GHO as Torreya Partners, CTSU, BDO e Primaz Advogados.


A GHO Capital, para além da FairJourney Biologics , tem no seu portfólio empresas na área da saúde e ciências da vida, como o Sanner Group, o Envision Pharma Group, a Velocity Clinical Research, a X-Chem, a BioAgilyix,a Stearling Pharma Solutions, entre outras.


A FairJourney tem um extenso histórico com mais de 1.130 projetos de descoberta de anticorpos entregues e mais de 245 parceiros. A empresa tem clientes em todo o mundo.