Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2153 | 08 Julho 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Conferência
Empresas & Mercados
Última
Aque título “são desviados fundos das empresas estratégicas para a Europa?”, questiona Ana Gomes, ao JE. Mário Ferreira arguido.
António Furtado, ex-diretor da área de Gestão Patrimonial da Câmara de Lisboa, vai liderar empresa pública, a Estamo, que detém mil milhões em imóveis do Estado, com mandato reforçado para potenciar a utilização, a valorização e a rentabilização destes ativos.
Retirada de imóveis com potencial de venda, no valor de 222,4 milhões, afetou resultados da Estado, segundo a gestão cessante.
O peso da fiscalidade indireta na conta da luz dos portugueses é superior em 0,7 pontos ao registado em Espanha, mostra a simulação da EY. Partidos apelam a alívio dos impostos, face ao agravamento da crise resultante da guerra.
Governo não está a planear seguir o exemplo de Espanha e cortar o IVA da luz, mas há ex-governantes favoráveis ao debate do tema.
Governo tem atravessado crises sectoriais sucessivas, até à crise política provocada pelo episódio com Pedro Nuno Santos. A generalidade da oposição dá uma nota negativa.
Os jovens manifestam interesse pela política, mesmo não votando, e há movimentos alternativos que tentam captar essa disponibilidade de participação cívica. Especialmente através das redes sociais.
Sendo um país pequeno, Portugal deverá apostar na inovação e sustentabilidade para assumir maior preponderância na agricultura do futuro, revelando muito potencial nesta área para Karina Kuzmak, diretora global da TIMAC Agro.
Não mereceu acordo dos parceiros sociais, mas a Agenda do Trabalho Digno vai fazer caminho no Parlamento, apoiada pela maioria do PS. Da esquerda à direita, não há quem não critique.
O transporte de medicamentos e dispositivos médicos é uma atividade intensiva em energia, levando os representantes do sector a pedirem medidas como para os transportes de mercadorias e passageiros.
O pedido de demissão de mais de 50 ministros tornou inevitável um desfecho várias vezes fintado pelo PM britânico, que se viu envolvido em numerosos escândalos durante os três anos de mandato que agora acaba. A lista de possíveis sucessores é já extensa e deve crescer.
As forças russas estarão a reagrupar-se, para voltar a atacar, na altura em que os dirigentes russos vão enfrentar críticos.
Os participantes no Fórum da Indústria Farmacêutica consideram que há oportunidades na reindustrialização e reconfiguração de cadeias de abastecimento, mas o sector precisa de apostar na inovação e de um enquadramento favorável. Acomeçar pelos ensaios clínicos.
Concretização de uma “nova saúde” passa pela atração de investimento, digitalização, mas também por maior eficiência.
Pedro Barreto, administrador do BPI, revela ao JE que o banco lançou uma linha para apoiar o tecido empresarial a dar passos em direção à sustentabilidade. Uma aposta que tem de ser feita agora, apesar do atual contexto desafiante.
A Genial Investimentos – braço de corretagem, gestão de ativos e de fortunas do Brasil Plural – chegou a acordo para comprar a corretora de Luís Ricciardi e da Bluecrow. Operação tem de passar pela CMVM.
Em entrevista ao JE, Arnd Halbach – presidente executivo da Expense Reduction Analysts (ERA), especializada em racionalizar custos – acredita que os fornecedores devem ser vistos como parceiros estratégicos de negócios.
Grupo tecnológico vai-se mudar para um espaço com cerca de mil metros quadrados e pretende duplicar a equipa de engenharia de ‘software’ para cerca de 60-70 pessoas.
Semana caótica com demissão de Boris Johnson. Euro/US Dólar próximo da paridade e aumento dos receios de recessão.
O Novobanco respondeu no final do mês de junho ao pedido de elementos adicionais do Fundo de Resolução sobre alertas da Deloitte na auditoria que detetou falhas na avaliação das garantias imobiliárias e na busca de património.
Descubra como as organizações estão a potenciar o seu valor e eficiência operacional através da tecnologia, dados, processos inteligentes e talento.
Com vista a reforçar a “segurança e certeza jurídicas”, o Governo deu “luz verde” a um decreto-lei clarifica os termos em que os gestores públicos podem optar pela remuneração média dos últimos três anos.
A Segurança Social paga esta sexta-feira as pensões, sendo que as mais baixas (até 1.108 euros) trazem já o aumento extraordinário previsto no Orçamento do Estado e os retroativos a janeiro dessa subida.