Não têm permissão para aceder ao epaper, por favor faça login ou subscreva.
Capa
Nº 2104 | 30 Julho 2021
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Nacional
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Conferência
Pressão do partido e até externa por parte das associações empresariais e de Marcelo, levalíder do PSD a apostar em oposição em matérias económicas já na campanha para as autárquicas. Esquerda remete para o pós-eleições as negociações para o OE.
O Governo apresentou um plano de “libertação” das medidas restritivas com três fases e anunciou uso generalizado de certificado digital.
Perante suspeitas que Gérard Lopez já controla mais de 51% da Boavista SAD, a CMVM está a investigar a “opacidade” da estrutura acionista. O supervisor pode abrir um processo de participação qualificada não transparente com inibição de votos.
Banco do Estado apresenta hoje os resultados do primeiro semestre de 2021 e deverá anunciar um lucro superior
a 270 milhões de euros, contra 249 milhões de euros em igual período do ano passado, sabe o Jornal Económico.
Gonçalo Lobo Xavier, diretor geral da APED, revela que em 2020 os supermercados cresceram 4,1% em número e 4,6% em área de vendas. Nos últimos cinco anos, o sector criou cinco mil empregos no nosso país.
Mesmo com a pandemia, o ritmo de inaugurações continua a superar os encerramentos de lojas, com grande destaque para o retalho alimentar.
AAPESPERH, que representa as empresas de trabalho temporário, alerta que as alterações propostas pelo Governo não resolvem a “informalidade” do sector, gerando apenas mais dificuldades para o tecido produtivo.
Contração do PIB no ano passado teria sido 3,5 p.p. maior na ausência dos estabilizadores automáticos da política orçamental, diz estudo do BdP.
Pedro Brinca acredita que Portugal tem margem orçamental para um apoio mais forte à economia, mas “tem dúvidas” que essa será a opção política.
A saída da chanceler pode dar lugar a outros protagonistas na União Europeia. Em Portugal, o que importa é preservar a boa relação com a maior principal potência económica do continente.
Especialista de produto da Allianz Global Investors estima que existam biliões de dólares em valor na gestão da cadeia de abastecimento e da indústria que podem ser otimizados com a inteligência artificial (IA).
A companhia está a realizar em investimento de larga escala em várias frentes em Portugal - hídrica, solar e eólica - que supera os dois mil milhões. O projeto no Tâmega e as centrais solares só estarão concluídos em 2023.
A Iberdrola critica a falta de apoios públicos para projetos de hidrogénio verde em Portugal, elogia a Efacec e alerta para a subida dos preços da luz.
Fundo tem os edifícios do Hospital dos Lusíadas, da Clínica Boavista e do British Hospital, entre outros. Concurso avança em agosto.
Pedro Castro e Almeida, CEO do Santander Portugal, responde a quatro perguntas sobre os resultados semestrais onde o banco viu os lucros caírem 53% para 81,4 milhões de euros.
O Banco Montepio – que se prepara para apresentar uma redução dos prejuízos semestrais para cerca de 30 milhões, apurou o JE – poderá ficar com 9,9% do Finibanco Angola depois da venda ao BNI.
O relatório da CPI ao Novo Banco recomenda que a Oliver Wyman deixe de ser o agente verificador do valor de injeção a pedir pelo Novo Banco ao Fundo de Resolução. O Fundo vai analisar.
O Santander Totta apresentou resultados no semestre de 81,4 milhões, a recuarem 53%. CEO explica como irá subir a rentabilidade, que é de 3,5%.
Na conferência de apresentação de resultados, onde o banco registou uma queda dos lucros de 84% para 12,3 milhões, Miguel Maya disse que BCP “toma todas as iniciativas” para recuperar crédito.
Mercados acionistas registam novos máximos históricos suportados pelos resultados empresariais acima do esperado e pelo fator TINA (There Is No Alternative) face à descida das taxas de juro.
Processos de vacinação contra a apandemia de Covid-19 e retoma das economias sustentam otimismo, mesmo com riscos a ter em conta.
Resposta à pandemia de Covid-19, adaptação a uma realidade em mudança acelerada e perspetivas de evolução são temas em discussão.