Skip to main content
Capa
Nº 2262 | 09 Agosto 2024
Edição nº 2262
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Sell off, IA e iene japonês
Sell off, IA e iene japonês
Fecho da semana : A deflação mensal do IPC nos EUA em junho, a primeira desde maio de 2020, evidenciou fraqueza do consumidor. No Japão, além da tendência de alta dos juros nipónicos, é a valorização do iene que neutraliza o carry trade.
Empresas & Finanças
“É incompreensível não haver taxas diferentes de IRCpara quem traz valor”
“É incompreensível não haver taxas diferentes de IRCpara quem traz valor”
Entrevista Carlos Penalva e Francisco Quintela : Cofundadores de uma mediadora imobiliária de luxo defendem que a taxa de IRC aplicada às empresas deveria ser feito consoante o valor real que trazem para a economia. Ogrupo que dirigem cresceu 26% no primeiro semestre e o ticket médio de venda ronda o milhão de euros. “Estamos a vender um conjunto de ativos na ordem dos 50 milhões de euros”, revelam.
Digi acelera crescimento  em Portugal com compra da Nowo
Digi acelera crescimento em Portugal com compra da Nowo
Telecomunicações : Em vésperas da entrada da Digi Portugal no mercado português, a operadora que promete abalar os preços das telecomunicações em Portugal anunciou a compra da Nowo por 150 milhões de euros.
O Ministério das Finanças e o Clima
O Ministério das Finanças e o Clima
Normalmente, quando se fala em “Sustentabilidade”, “Clima” e “ESG” não se pensa na importância que um Ministério das Finanças pode ter para que os objetivos climáticos e de sustentabilidade sejam alcançados. Hoje em dia, atrevo-me a escrever que os Ministérios das Finanças são os que mais poder têm na promoção da mudança necessária para se atingir a descarbonização em 2050 e para enveredarmos por uma economia mais verde e inclusiva.
Perspetiva
Governo de Luís Montenegro  em choque com a realidade do SNS
Governo de Luís Montenegro em choque com a realidade do SNS
O caos que se vive na Saúde – com um verão já marcado por encerramento de serviços de urgência – pode ser um momento de viragem para o Governo de Luís Montenegro.
Parpública recebeu sugestão para vender Inapa mas faltou ordem de Medina
Parpública recebeu sugestão para vender Inapa mas faltou ordem de Medina
Inapa : Secretário de Estado das Finanças sugeriu a venda da participação na Inapa à Parpública, em setembro de 2022, num despacho que foi enviado também ao então ministro Fernando Medina.
Primeira Mão
Tempestade perfeita nas bolsas: é prematuro falar do fim do bull market?
Tempestade perfeita nas bolsas: é prematuro falar do fim do bull market?
Sell-off : A possibilidade de uma recessão divide os especialistas ouvidos pelo JE, que se mantêm contidamente otimistas quanto à evolução das bolsas após as quedas da última semana. Sinais sugerem que poderá ter sido apenas uma correção violenta e o excesso de liquidez terá contribuído para um mercado inflacionado, mas o emprego já voltou a dar sinais animadores.
Nasdaq e S&P voltam a ganhar acima de 2% com mercado a recuperar do susto
Nasdaq e S&P voltam a ganhar acima de 2% com mercado a recuperar do susto
Bolsas a Dados do emprego deram alento à sessão, ajudando a recuperar parte das perdas recentes, embora os três principais índices continuem no vermelho na análise a cinco dias.
Bitcoin tomba a abrir semana, mas recupera confiança nos dias seguintes
Bitcoin tomba a abrir semana, mas recupera confiança nos dias seguintes
Criptoativos : As criptomoedas registaram uma queda agressiva na passada segunda-feira, mas recuperaram mais de metade dessa correção nos dias seguintes, até quinta-feira. Em causa está, desde logo, uma fuga dos mercados aos ativos de risco em geral, a que se seguiu um ganho de confiança e, consequentemente, um regresso aos investimentos nas moedas digitais.
Ouro recupera parte  das perdas. Divisas  de refúgio em queda
Ouro recupera parte das perdas. Divisas de refúgio em queda
Mercados : A onça de ouro caiu a abrir a semana, mas recuperou uma parte nos dias seguintes. Por outro lado, o iene e o franco suiço ganharam terreno na segunda-feira, mas já fizeram marcha-atrás.
Economia & Política
Exportações a cair deixam empresários apreensivos com resto do ano
Exportações a cair deixam empresários apreensivos com resto do ano
Comércio externo : Projeção de avanço de 3,1% para vendas ao exterior este ano era já uma desaceleração e fica em risco caso o segundo semestre seja mais fraco do que o primeiro. uma hipótese cada vez mais real.
“Problema é deterioração das perspetivas para  o segundo semestre”
“Problema é deterioração das perspetivas para o segundo semestre”
PedroBraz Teixeira : O diretor do gabinete de estudos do Fórum para a Competitividade denota o arranque fraco do segundo semestre na zona euro e o peso que tal representa na procura externa, mas duvida de mexidas não programadas dos bancos centrais face à instabilidade atual nos mercados.
Construção e turismo pedem celeridade na integração  e formação de imigrantes
Construção e turismo pedem celeridade na integração e formação de imigrantes
Mão-de-obra : A falta de mão-de-obra tem condicionado vários sectores e as alterações na política migratória podem agravar ainda mais o problema, dado o peso dos imigrantes na força laboral.
Netanyahu promete seguir guerra enquanto região espera pelo Irão
Netanyahu promete seguir guerra enquanto região espera pelo Irão
Médio Oriente a Resposta de Teerão ainda não se viu, apesar da subida da retórica e das condenações do bloco islâmico. Em Israel, Netanyahu pediu desculpa pelo ataque de 7 de outubro, mas rejeita investigação à condução da guerra - que irá continuar.
Advisory
“As empresas têm de jogar  ao ataque, enquanto os concorrentes estão à defesa”
“As empresas têm de jogar ao ataque, enquanto os concorrentes estão à defesa”
Entrevista a Hernan Saenz : O responsável global de ‘Performance Improvement Practice’ na consultora internacional Bain & Company afirma ao JE que as organizações têm de se habituar a um “mundo com mais turbulência” e passarem “à ofensiva”neste contexto macroeconómico incerto.
Última
Governo acaba com instransmissibilidade das licenças de A.L.
Governo acaba com instransmissibilidade das licenças de A.L.
Conselho de ministros : Executivo aprovou 18 medidas em áreas como o Alojamento Local, as migrações e os serviços públicos. Leitão Amaro defende “complementaridade da oferta pública, privada e social”.