Capa
Nº 2252 | 31 Maio 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Última
Fecho da semana: O dado intermédio do PIB no primeiro trimestre de 2024, divulgado pela Fed de Atlanta, foi revisto em baixa para 1,3%.
Valorização: Preço subiu mais de um terço este ano, apoiado no dólar mais fraco, na política da Fed e no desequilíbrio do mercado, onde a procura para painéis solares está a fazer diferença.
Indústria: A vidreira que conta com 15 fábricas em oito países tem em marcha um grande plano para reduzir emissões. A substituição de fornos nas suas unidades industriais é o primeiro passo para atingir carbono zero mais à frente.
Aviação: Um dos credores da Groundforce, o ex-CEOPaulo Neto Leite, admite contestar o plano de insolvência que inclui a vendaà Menzies a menos de 24 horas de a sentença de homologação transitar em julgado.
Execução: O BCP chegou a ter 17% da Reditus na sequência de um aumento de capital em 2011. Mas após execução da Reditus SGPS, as ações da Reditus Imobiliária e obrigações da Reditus Gestão estão em leilão.
Pedro Morais: Em entrevista ao JE, o diretor geral da LAPP Portugal diz que os grandes projetos em curso em Portugal constituem uma grande oportunidade para o sector dos cabos elétricos e de fibra.
Em Portugal, a campanha eleitoral para o Parlamento Europeu parece ser o foco de todos os políticos. Infelizmente, os temas debatidos estão longe de ser os temas estruturantes da economia portuguesa. Aliás, esses parecem ter sido cada vez mais esquecidos... e daqui a uns dez ou 15 anos quem cá estiver “que pague a fatura”.
François Baudienville: A seguradora Mudum, ex-GNB Seguros que foi comprada em 2020 pelo Crédit Agricole Assurances, mantém uma relação com o Novobanco, mas quer apostar em novas parcerias com outras instituições financeiras para acelerar o crescimento em Portugal.
Negócios: O Banco March juntou-se ao fundo Serena Partners na compra dos 40% da Linea-Concessões de Transporte detidos pelo banco, por valor muito acima do ‘bookvalue’ que é de 53 milhões.
A comemorar 66 anos no sector da construção, o grupo está cada vez mais apostado na industrialização, segmento onde o CEO defende que Portugal “ainda tem um longo caminho para fazer”. Sobre as três novas infraestruturas anunciadas pelo Governo, António Carlos Rodrigues assume a vontade de integrá-las individualmente ou com outras empresas.
Comércio internacional: Após a queda em 2022, com as sanções russas a pesarem, exportações para os BRICS voltaram a passar 1.500 milhões de euros. Margem para crescer não passa despercebida a empresas nacionais.
Saúde: Novo sistema dá prioridade a casos oncológicos e revê preços injustos que criavam incentivos perversos. Plano para a saúde tem cinco eixos principais, incluindo um para ginecologia e obstetrícia.
Política: O Representante da República considerou que Albuquerque terá condições para ver programa aprovado e que a solução PS e JPP “não tem hipótese de ter sucesso”. O Chega decidirá.
Guerra: Vitória militar é importante para a Ucrânia assegurar à comunidade internacional que ainda é a melhor opção contra o avanço russo sobre a Europa. É a mensagem para levar até à Suíça.
Visita à Europa: Largamente consensual, o apoio português à Ucrânia consubstancia-se em material e suporte financeiro, mas também no acolhimento dos refugiados, como Zelensky enfatizou.
Conferência: Opresidente do IPCGserá o keynote speaker do pequeno-almoço de debate os desafios do ESG,que se realiza a 4 de junho e tem o apoio da CMSPortugal e da KPMGPortugal.