Skip to main content
Capa
Nº 2224 | 17 Novembro 2023
Edição nº 2224
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Mercados
Inflação moderada reforça ganhos
Inflação moderada reforça ganhos
Fecho da semana: Moderação da inflação nos Estados Unidos em outubro inverte subida dos rendimentos do tesouro, reforçando ainda mais os ganhos dos mercados acionistas.
Empresas & Finanças
Fundo Horizon investe 12 milhões na compra da Dilectus na Madeira
Fundo Horizon investe 12 milhões na compra da Dilectus na Madeira
Consolidar : A Horizon Equity Partners comprou 80% de uma empresa de cuidados continuados na Madeira, a Dilectus – Residências Assistidas. É o seu primeiro investimento do Programa Consolidar.
Projetos na ferrovia de 2,7 mil milhões avançam antes das eleições
Projetos na ferrovia de 2,7 mil milhões avançam antes das eleições
Ferrovia : Primeiro troço da Alta Velocidade Porto-Lisboa, no valor de 1.900 milhões, está a acelerar para janeiro. E a CP quer apressar a compra de comboios no valor de 819 milhões de euros. A queda do Governo não paralisou a ferrovia, até apressou.
CGD e Montepio excluídos da almofada para crédito hipotecário
CGD e Montepio excluídos da almofada para crédito hipotecário
Banca : Os bancos que já apresentaram os resultados do 3º trimestre têm em média um rácio de capital core (CET1) de 16%, o que faz com que não se sintam ameaçados com a almofada de capital de 4% para riscos do crédito hipotecário. Os impactos oscilam entre 50 milhões do Novobanco e os cerca de 80 milhões do Santander. Os quatro bancos somam 260 milhões.
Altri mantém otimismo  para final do ano apesar  da quebra de 76% nos lucros
Altri mantém otimismo para final do ano apesar da quebra de 76% nos lucros
Indústria do papel : Preço da tonelada de pasta de papel caiu a pique até agosto, o que impactou resultados. Forte procura na China está a fazer subir preços, com reflexos também nos preços na Europa.
Primeiro Web Summit de Katherine Maher sobrevive ao “nevoeiro” do início
Primeiro Web Summit de Katherine Maher sobrevive ao “nevoeiro” do início
Tecnologia : Debates sobre a ligação entre os algoritmos e a regulação, sustentabilidade, arte, desporto, finanças, gaming, logística ou automóveis marcaram os últimos quatro dias no Parque das Nações. A sensação de recinto da conferência mais vazio deu espaço às 2.300 startups, que foram o foco do evento, até porque faltaram líderes políticos e empresariais.
Protagonista
“Ter Assis ao lado de Pedro Nuno mostra que o PS vai  manter-se fiel à sua matriz”
“Ter Assis ao lado de Pedro Nuno mostra que o PS vai manter-se fiel à sua matriz”
Álvaro Beleza divide o seu tempo entre a medicina e a intervenção cívica, como membro da Comissão Política do PS. É também um dos dinamizadores do chamado “grupo dos moderados”, juntamente com Francisco Assis. Em entrevista, mostra-se convicto de que Pedro Nuno Santos será o próximo líder do PS, mas elogia José Luís Carneiro, que vê como possível candidato à Câmara do Porto.
Economia & Política
Lítio:“Portugal arrisca  transformar-se na Disneylândia, onde não se pode fazer nada”
Lítio:“Portugal arrisca transformar-se na Disneylândia, onde não se pode fazer nada”
Transição energética: Portugal conta com as maiores reservas europeias, mas os projetos das minas de lítio ainda não arrancaram. Portugal arrisca-se a ficar para trás nesta corrida global, se projetos não avançarem.
PS volta a discutir política de alianças na luta entre radicais e moderados
PS volta a discutir política de alianças na luta entre radicais e moderados
Sucessão: Candidatos desdobram-se em contactos para reunir apoios. Carneiro tem equipa quase formada e conta com Medina, Lacão, Vieira da Silva e Santos Silva. Pedro Nuno conta com a maioria das federações e destacados socialistas como Manuel Alegre e João Soares. Pode haver mais um pretendente.
COP28 ganha forma depois de oposição inicial ao Dubai
COP28 ganha forma depois de oposição inicial ao Dubai
Ambiente: A escolha de uma das economias mais dependentes do sector dos recursos fósseis levou a fortes críticas, sobretudo depois da desilusão deixada pelos encontros semelhantes anteriores com poucos resultados.
Luís Montenegro aposta forte no voto útil
Luís Montenegro aposta forte no voto útil
Oposição: Já a preparar a campanha, a mensagem a passar é que só voto no PSD garante alternativa aos socialistas. Sem ambiguidades, o líder dos sociais-democratas vai insistir na ideia de que não há acordos com o Chega. Coligação pré-eleitoral tem muitos apoios, mas liberais estão intransigentes.
Comissão corta previsões de crescimento este ano  e no próximo
Comissão corta previsões de crescimento este ano e no próximo
Zona euro: A tendência de deterioração das perspetivas europeias já vem de trimestres passados e não se inverteu este outono. Portugal será dos que mais cresce este ano, ficando em linha com a média em 2024, isto apesar de ver os maiores avanços no investimento e um recuo assinalável do lado da dívida.
“A grande batalha das cidades  e dos territórios é a atração de talento”
“A grande batalha das cidades e dos territórios é a atração de talento”
Sustentabilidade: Uma das chaves para a atração de talento é a conectividade quer esta seja digital, nas infraestruturas, ou ao nível institucional, diz Alfonso Vegara, especialista em desenvolvimento regional.
PIB checo é o único na Europa ainda abaixo do valor pré-Covid
PIB checo é o único na Europa ainda abaixo do valor pré-Covid
República Checa: Outrora um exemplo de crescimento na Europa, a economia checa arrisca cair numa “armadilha de rendimento médio”, pressionada pela subida de custos e pela queda do consumo.
Toda a guerra concentrada no Hospital al-Shifa
Toda a guerra concentrada no Hospital al-Shifa
Israel: Os militares afirmam ter encontrado informação sobre os reféns no hospital. Os norte-americanos dizem que o Hamas o usava mesmo como comando. Mas continua a não haver notícia sobre o paradeiro dos próprios reféns.
Espanha: direita promete fazer tudo para impedir normalização da crise política
Espanha: direita promete fazer tudo para impedir normalização da crise política
Investidura: Os extremistas do Vox lideram a contestação, tendo mesmo chegado a lançar um ultimato sobre o PP se o partido conservador optar por não acompanhar a ‘revolta’ contra os socialistas.
Advisory
“Portugal e Espanha têm uma oportunidade única”
“Portugal e Espanha têm uma oportunidade única”
O líder da McKinsey em Portugal e Espanha diz que a firma está a reinventar o que é ser consultor, indo além do tradicional papel do consultor que identifica a oportunidade e aconselha o cliente. A McKinsey está a ir mais longe e ajuda os clientes a executar os projetos, diz. José Pimenta da Gama fala ainda das oportunidades a nível da transição energética.
Ensaio
Os loucos novos anos 20
Os loucos novos anos 20
À medida que entrarmos em 2024, entraremos também num momento de avaliação intermédio das transformações que os anos 20 do século XXI começam a trazer-nos. A conclusão preliminar é a de que estes poderão ser de verdadeira transformação da sociedade global – de certa forma uma nova versão dos “loucos anos 20” do século passado, marcados não só por muitas e rápidas transformações na indústria e na tecnologia, como nos hábitos e padrões da sociedade.
Última
JE e Transfor debatem  futuro da construção
JE e Transfor debatem futuro da construção
Conferência: Leiria recebe a 28 de novembro a conferência que irá reunir académicos, empresários e decisores políticos em torno da transformação do sector da construção.