Que caminho deve ser feito para transformar o sector da construção numa indústria limpa? Este é o mote da conferência “Forma Futura – Uma reflexão sobre Construção” que irá decorrer no próximo dia 28 de novembro no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e que irá reunir académicos, empresários e decisores políticos. Esta conferência será organizada pelo “Jornal Económico” e pela Transfor e tem ainda o apoio institucional da Câmara Municipal de Leiria.
Antes de passarmos ao debate sobre os temas que irão reunir estes especialistas em Leiria, as boas-vindas aos presentes estarão a cargo de José Carlos Lourenço, CEO da Media Nove, e de António Saraiva, presidente do Conselho Estratégico da Transfor e ex-presidente da Confederação Empresarial de Portugal. A abertura desta conferência subordinada ao futuro da construção estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.
O antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santo, fará a primeira intervenção desta conferência com uma reflexão sob o mote “Uma visão do futuro”. De seguida, espaço para as considerações do keynote speaker desta conferência: o professor Alfredo Dias, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, responsável pelas áreas do Património, Edificado e Turismo, irá enquadrar estes temas no tema da conferência.
Neste encontro, haverá ainda espaço para o painel dedicado ao “Futuro da Construção: o desafio das Indústrias Verdes”, moderado por Filipe Alves, diretor do JE e publisher da Media Nove, que irá contar com os contributos de quatro protagonistas que irão abordar as tendências da construção num sector marcado cada vez mais pela premissa da sustentabilidade. Assim, este painel vai contar com as presenças do gestor António Ramalho, o CEO da Mota Engil José Carlos Pinto Nogueira, Miguel Saraiva, CEO and Leader Architet da Saraiva + Associados e Tiago Marto, Chairman da Transfor.
O fecho desta conferência estará a cargo de António Saraiva, presidente do Conselho Estratégico da Transfor, empresa que opera nas áreas da construção e engenharia, tem sede em Lisboa e unidade de produção em Fátima.
Para assistir ao vivo ao debate sobre o futuro da construção, no dia 28 de novembro a partir das 9h30 no Teatro Miguel Franco, em Leiria, inscreva-se no site do JE, ou acompanhe a transmissão em direto na JE TV e no Facebook e YouTube do Jornal Económico.