Capa
Nº 2223 | 10 Novembro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Advisory
Ensaio
Última
Fecho da semana : Com a temporada de resultados financeiros a terminar nos Estados Unidos,
o foco voltou-se agora para as empresas europeias.
Tecnologia: O meio de transporte mais futurista do mundo está a dar os primeiros passos de desenvolvimento em países como Espanha ou Países Baixos. O piloto da primeira rota desta cápsula suspensa está previsto para daqui a apenas sete anos.
Transporte: Aliança estratégica com a Transtrevo permitirá olhar para negócios nas linhas de operação tradicionais da empresa angolana, nomeadamente Angola e Moçambique, onde a Santos e Vale já esteve e depois saiu.
Fintech: “Não existem bancos digitais dedicados exclusivamentea este segmento de empresas e nós queremos colmatar esta lacuna e ter um impacto real na economia”, diz ao JE o CEO da Rauva, Jon Fath.
Ativos improdutivos : Na corrida ao portfólio de crédito malparado apelidade de Côa estão a CRC com a Whitestar, a Bracebridge com a Finsolutia e o consórcio Bain/Fortress com a Hipoges.
Habitação : Especialistas do sector ouvidos pelo JE esperam que o Presidente da República possa contribuir para devolver a estabilidade ao mercado. “Acho que a medida já era um tiro no pé e agora ainda mais”, afirma o CEO do Grupo Casais.
Banco do Estado apresenta hoje os resultados do terceiro trimestre e deverá anunciar um lucro superior a 920 milhões de euros, contra 608 milhões de euros no primeiro semestre, sabe o Jornal Económico. Beneficiando do aumento dos juros, CGD está a caminho de um resultado líquido recorde em 2023 a superar a fasquia dos 1.000 milhões de euros.
Entrevista Luís Santana : O líder do consórcio de quadros que tem Cristiano Ronaldo como investidor, vai passar a ser o CEO da empresa dona do “Correio da Manhã”, da CMTV e do “Negócios”. Luís Santana garante que a Cofina Media vai estar atenta a novas oportunidades no digital e audiovisuais, afasta despedimentos e diz que o desafio é gerar mais receita, não cortar despesa.
Mercados : Oinvestidor de 93 anos, conhecido por apostar em ativos rentáveis com baixo risco, tem estado a vender ações, a acumular ‘cash’ e a apostar em obrigações.
Arguida: Os fundos DK Partners e Pioneer Point Partners já não conseguem levantar financiamento para o investimento de até 3,5 mil milhões que iam fazer num mega centro de dados em Sines.
Crise política: Presidente da República decidiu dissolver a Assembleia da República e convocar eleições, dando tempo ao PS para se reorganizar. Orçamento do Estado será aprovado antes.
Próximos passos: Decisão anunciada pelo Presidente não é um caminho isento de obstáculos. Os socialistas já estão a mobilizar-se em busca de apoios para substituir Costa e à direita a maioria ainda depende do Chega.
Justiça: Segundo o MP, do diploma aprovado em Conselho de Ministros resultou “um expresso favorecimento a projetos com estatuto de Potencial Interesse Económico (PIN)” e “um procedimento excecional” para Sines.
Economia: Apesar das críticas ao documento, os empresários temem um “país parado” caso o OE2024 não seja aprovado, querendo ver as medidas negociadas em concertação social aprovadas.
Mobilidade: Incentivos fiscais e outros são chave para o veículo elétrico acelerar, defende estudo. Apoios ao investimento são cruciais para fomentar a indústria da cadeia de valor das baterias a partir das reservas de lítio.
Laboral: Apesar do apoio que o baixo desemprego dá aos rendimentos, negociações com basena inflação passada podem agravar o ciclo dos preços numa altura em que o indicador está a recuar.
Israel/Gaza : Os medos de novo disparo nos preços à boleia do petróleo parecem ter sido precipitados, com o barril mais barato um mês depois dos ataques do Hamas do que a 7 de outubro. Situação interna de Israel é o principal efeito da escalada de violência, com a bolsa em queda livre e o sector do turismo a colapsar.
Médio Oriente : A recusa em abrir canais de ajuda humanitária e a forma como a intervenção armada está a custar uma hecatombe de vidas palestinianas está a deixar o primeiro-ministro israelita sem suporte. Uma conferência sobre ajuda humanitária a Gaza, realizada em Paris, não teve presença de um representante israelita.
Negociações : Os EUA perceberam que têm muito pouco a ganhar com o afastamento a que votaram a China. E esforçaram-se por dar indicação a Pequim de que querem mudar qualquer coisa.
Assessoria financeira : Banco de Investimento da Caixa é uma das entidades que entregaram à Parpública propostas para assessorar a privatização da companhia aérea, mas a queda do Governo deverá colocar a operação em stand by até 2024.
Lisbon, Law & Tech 2023 : Conferência promovida pela Abreu esta semana reuniu juristas, académicos, gestores financeiros, comunidade artística e empreendedores em torno da IA generativa.
O livro “Compadrio em Portugal”, que publiquei recentemente com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, assenta em três pilares fundamentais. Em primeiro lugar, afasta-se da moralidade acusatória.
Conferência : No próximo dia 17 de novembro o auditório da municipal da Quinta das Pratasno Cartaxo vai ser palco para discutir os desafios e o futuro do mercado empresarial português.