Capa
Nº 2221 | 27 Outubro 2023
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial Portugal Exportador
Mercados
Empresas & Finanças
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Advisory
Última
Exportações: A perda de rendimentos e subida de custos na zona euro e EUA afetam as exportações portuguesas, que têm os seus dez principais compradores nestas duas regiões. A trajetória até o início do ano foi assinalável, batendo recordes globais e por sector, mas a incerteza renovada agrava ainda mais as perspetivas para o final deste ano e do próximo.
Portugal Exportador : A 18.ª edição contou com 834 visitantes, um valor ligeiramente abaixo do ano passado, no entanto registou-se um aumento no tempo de permanência dos visitantes no evento.
Entrevista Pedro Cilínio: As exportações portuguesas de bens e serviços registaram, de janeiro a agosto de 2023, um aumento de 7% face ao mesmo período de 2022, ascendendo aos 85 mil milhões de euros. O excedente de balança comercial foi de 3.222 milhões, um aumento do saldo de 5.762 milhões de euros”, diz a AICEP.
Fecho da semana : No seguimento do início da época de resultados, o foco voltou-se para as empresas de tecnologia norte-americanas.
Tecnologia: A computação quântica, aliada aos modelos de Inteligência Artificial, vai revolucionar a forma como vemos e usamos a tecnologia. Mas a segurança não pode ser descurada, alerta a IBM.
Privatização: O “final feliz” da venda dos 71,73% da Efacec detidos pelo Estado ao private equity alemão Mutares será a 31 de outubro. Os bancos, os obrigacionistas e o Estado aceitaram as condições.
Energia: Acordo prevê a instalação de painéis solares fotovoltaicos em 13 das 31 unidades hoteleiras do grupo em Portugal.
Tecnologia: Portugal é um dos mercados mais importantes para a scale-up finlandesa e presença física no país pode concretizar-se de forma inovadora, antecipa a ‘country manager’ ao JE.
Distribuição: Estudo da Centromarca e Kantar analisou retalho alimentar em Portugal nos últimos nove meses. “Do valor ganho pela Mercadona, 50% é retirado a outros retalhistas com lojas por perto”, afirma Marta Santos, diretora de Clientes e Analítica da Kantar Portugal ao Jornal Económico.
Eleanor: A venda do terreno das Amoreiras do Novobanco está em risco de ser adiada. As propostas apresentadas condicionam o preço ao licenciamento, pois os investidores não querem correr riscos,
Com um acordo assinado com os parceiros sociais do sector da Agricultura, os tempos estão mais calmos para a ministra do sector. Maria do Céu Antunes tem medidas no OEpara apresentar, mas ainda enfrenta críticas pelos alegados atrasos no pagamento de apoios. Em entrevista ao JE, a ministra faz o ponto de situação a estes e outros dossiers importantes.
Energia : Portugal vai precisar de um investimento massivo em redes elétricas para a nova energia renovável. Em todo o mundo vai ser preciso investir mais de 500 mil milhões de euros por ano até 2040. Fundos privados, mecanismo financeiro ou dinheiro europeu entre as soluções.
Política monetária : Ao fim de 10 subidas consecutivas, o BCE faz uma pausa. Analistas acreditam que as taxas atingiram o pico e que o momento pivot pode estar para breve. Tensão no Médio Oriente é um risco.
Segurança social : Impostos dão mais de 1,7 mil milhões de euros a ‘almofada’ para pagar pensões. Transferências do IVA social representam maior fatia e do IRC aumentaram 6,4 vezes em cinco anos para 449 milhões, contribuindo com 26% do total.
Guerra Israel-Hamas : A questão dos reféns continua a estar na ordem do dia. A armadilha montada pelo Hamas está a funcionar - restando saber-se até quando o governo de Netanyahu está disposto a manter-se quieto. Mas, depois de ter sido criada uma abertura para o território palestiniano, o ataque em força não pode tardar, sob pena de as IDF perderem a iniciativa.
Ucrânia : Com a guerra entre os dois países eslavos a sair do radar da Europa, a Rússia testou a prontidão das suas armas nucleares e decidiu não ratificar o tratado que impede a proliferação de exercícios com este tipo de soluções militares.
Fit & proper : João Matos Viana e Tiago Geraldo, da Morais Leitão, dizem que há dúvidas sobre o tipo e grau de diversidade, de competências e perfis pessoais, nos processos de análise à idoneidade.
Habitação : Todos os inquilinos que tenham rendimentos até ao 6º escalão do IRS e cuja taxade esforço seja acima dos 35% vão receber um aumento do apoio à renda de 4,94%.