Skip to main content
Capa
Nº 2204 | 30 Junho 2023
Edição nº 2204
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Mercados
Mercados recuperam com dados económicos otimistas
Mercados recuperam com dados económicos otimistas
Dados económicos favoráveis acalmaram os investidores sobre uma potencial recessão espoletada pelos aumentos agressivos das taxas de juro da Reserva Federal dos EUA.
“É cada vez mais fácil entrar no mundo do investimento online”
“É cada vez mais fácil entrar no mundo do investimento online”
Mário Martins, administrador da ActivTrades Brasil na estreia do podcast “Risco Inteligente”, acrescenta, no entanto, que “nem todas as pessoas podem ter uma conta de negociação”.
Incerteza e o seu  papel nas finanças sustentáveis
Incerteza e o seu papel nas finanças sustentáveis
A pandemia de Covid-19 e seu impacto económico, as mudanças políticas e sociais, entre outros fatores, podem afetar a maneira como as instituições financeiras e os investidores abordam o financiamento sustentável.
Empresas & Finanças
Stellantis Mangualde focada no carro elétrico  em 2025
Stellantis Mangualde focada no carro elétrico em 2025
A fábrica portuguesa da Stellantis, liderada pelo português Carlos Tavares, está focada em começar a produzir modelos 100% elétricos a partir de 2025. Apesar de o estudo ambiental de expansão da unidade ter sido deferido, a empresa garante que já está a trabalhar numa nova versão e que mantém intactas as metas. Unidade do distrito de Viseu vai aumentar a sua produção e contratar mais trabalhadores nos próximos anos.
Empresas nacionais de componentes dão boas-vindas ao carro elétrico
Empresas nacionais de componentes dão boas-vindas ao carro elétrico
Componentes a A chegada da mobilidade elétrica às produtoras nacionais é bem recebida pelas empresas nacionais de componentes que garantem estar preparadas para apoiar esta ofensiva nos próximos anos.
“Não temos razão para desinvestir  da Cofina, após o MBO”
“Não temos razão para desinvestir da Cofina, após o MBO”
A refazer a carreira, o ex-braço-direito de Isabel dos Santos diz que se limitou a fazer o seu trabalho enquanto gestor. Rejeita as acusações de que é alvo e diz que está disponível para colaborar com a Justiça.
IKEA abre  a sua primeira loja física  na Região Autónoma  da Madeira
IKEA abre a sua primeira loja física na Região Autónoma da Madeira
Estúdio de planificação será inserido num centro comercial no Funchal, com abertura prevista em 2023. Sem qualquer espaço físico na região, a empresa tem registado via online um volume de vendas anuais de quatro milhões de euros.
M&A cai  21% até maio
M&A cai 21% até maio
A atividade global de fusões e aquisições assistiu a um declínio significiativo de janeiro a maio de 2023, face ao período homólogo, segundo os dados da GlobalData.
Verdelago Resort abre com 57 unidades. Preços da segunda fase vão até 1.650 euros
Verdelago Resort abre com 57 unidades. Preços da segunda fase vão até 1.650 euros
Empreendimento turístico localizado em Castro Marim, na região do Algarve, vendeu a maioria das 102 unidades da primeira fase a clientes portugueses. “Tínhamos a ideia de que seriam mais estrangeiros”, afirma diretor-geral do grupo.
Perspetiva
Bancos chumbam contas do fundo Discovery gerido pela Explorer
Bancos chumbam contas do fundo Discovery gerido pela Explorer
BCP, CGD, Novobanco e Oitante foram chamados a aprovar as contas do fundo Discovery que revelou um aumento do valor líquido dos ativos de 6% em 2022. Mas as contas não foram aprovadas.
Protagonista
“Vamos abrir mais 15 lojas Fnac até 2030.  E com foco em franquias no interior do país”
“Vamos abrir mais 15 lojas Fnac até 2030. E com foco em franquias no interior do país”
Nuno Luz é o CEO da Fnac Portugal, a unidade de negócio mais rentável do grupo francês. Em entrevista ao Jornal Económico, revela que o investimento em Portugal passa pela abertura de mais 15 lojas, até um total de 50, sobretudo no interior do país. Confessa-se um ávido leitor e garante que existe um futuro para o livro nas suas lojas, já que – em Portugal – é um mercado estável.
“Mediamarkt vai permitir-nos aceder à linha de marca branca e a outro tipo de cliente-alvo”
“Mediamarkt vai permitir-nos aceder à linha de marca branca e a outro tipo de cliente-alvo”
Foi em abril que o grupo francês Fnac Darty anunciou a compra da totalidade do negócio da Mediamarkt em Portugal. O negócio está pendente de autorização da Concorrência, mas já é visto como uma oportunidade de a Fnac Portugal crescer: em diversificação de produto, de cliente-alvo e de produto. Quanto à questão da marca separada, a Fnac tem dois anos para decidir.
Economia & Política
Costa colide com Lagarde e aponta lucros como causa da inflação
Costa colide com Lagarde e aponta lucros como causa da inflação
Primeiro-ministro teceu críticas à leitura que o BCE faz das pressões inflacionistas depois do encontro da instituição que teve lugar esta semana em Sintra. BCE reconhece impacto dos lucros excessivos que contribuíram com 2/3 para a inflação em 2022.
Taxas variáveis e dívida nos bancos centrais tornam país “superexposto ao que BCE decidir”
Taxas variáveis e dívida nos bancos centrais tornam país “superexposto ao que BCE decidir”
A economia nacional até tem resistido de forma surpreendente à subida dos juros, mas o BCE também estará atento, de forma a evitar uma crise das soberanas, perspetiva Miguel Faria e Castro.
“Já conversamos com direção  da TAP para ampliar voos Portugal-Brasil”
“Já conversamos com direção da TAP para ampliar voos Portugal-Brasil”
Depois de um período de fechamento, o Brasil quer voltar a abrir-se ao mundo e Lula da Silva é o “melhor garoto propaganda” possível para a promoção do turismo brasileiro. Quem o diz é Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que realça também que Portugal é uma referência no crescimento turístico.
Governo equaciona privatizar entre  51% e 85% da TAP
Governo equaciona privatizar entre 51% e 85% da TAP
Em cima da mesa está o modelo de privatização da Azores Airlines, do grupo SATA, que prevê a alienação no mínimo de 51% e no máximo de 85%. Ou seja, o Estado poderá ficará com uma participação na TAP entre 15% e 49%. Solução permite maior variedade de propostas em cima da mesa e garante mais margem para negociar com candidatos. Há pelo menos seis interessados na privatização que arranca em julho.
Rússia  ‘back to business’
Rússia ‘back to business’
O regresso em força à guerra é a melhor forma de provar que a insurgência Wagner não afetou o ímpeto de Moscovo. O ‘solavanco’ do passado fim-de-semana teria sido apenas por dinheiro - esta parece ser a tese a inscrever nos livros de história. Nos russos.
Organização de Cooperação de Xangai: a vingança do chinês
Organização de Cooperação de Xangai: a vingança do chinês
O grupo vai encontrar-se em mais uma cimeira, desta vez na Índia. A geografia agregada em torno da organização é imensa e o grupo é cada vez mais o contraponto aos Estados Unidos e seus aliados. A guerra na Ucrânia lançou a organização na ribalta da geopolítica.
Número de recibos verdes no Estado diminuiu com o fim dos Censos
Número de recibos verdes no Estado diminuiu com o fim dos Censos
O número de prestações de serviços nas Administrações Públicas recuou em 2022, o que se explica pela diminuição do recurso à modalidade de tarefa. Já as avenças aumentaram mais de 5% ao longo do último ano.
Ensaio
A tokenização de activos e a criação  de valor económico
A tokenização de activos e a criação de valor económico
Apesar de ser um simples piloto com algumas limitações, o regulamento Pilot DLT representa o início da tokenização de direitos na economia regulada da UE.
Última
IA “é uma forma poderosa de aumentar inteligência humana”
IA “é uma forma poderosa de aumentar inteligência humana”
Desafios e oportunidades da Inteligência Artificial generativa foram debatidos num evento que contou com a presença do secretário de Estado Mário Campolargo.