Capa
Nº 2167 | 14 Outubro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Imobiliário
Universidades & Emprego
Empresas & Mercados
Ambos os “gigantes” do sector já tinham, no passado, apelado a uma decisão do Governo português no sentido de avançar com o projeto. Concurso para o fornecimento de 12 comboios arranca em 2023.
O ex-comissário europeu da energia não acredita num novo gasoduto entre a Península Ibérica e França e destaca que, apesar das várias cimeiras em que esteve presente ao longo dos anos, não houve um aumento das interligações entre Portugal, Espanha e o resto da Europa.
Consignação de receitas supera em 500 milhões de euros os encargos com a atualização das pensões. Transferência de receitas do IVA social, AIMI e IRC para alimentar ‘almofada’ que visa pagar pensões em caso de rutura do sistema mais do que duplicou desde 2016.
O objetivo das contas certas num cenário económico incerto. E as medidas de alívio da carga fiscal.
O Governo vai suspender a comissão de amortização antecipada no crédito da casa em 2023. O que pode ser uma perda de milhões para a banca, é um balão de oxigénio para os clientes.
O impacto da quebra no crescimento chinês no resto do mundo será claro, diz FMI, mas empresas nacionais procuram oportunidades.
Alterações nas cadeias de valor, pandemia e crise imobiliária colocam segunda economia mundial a crescer menos do que Ásia/Pacífico ou Portugal pela primeira vez desde há 42 anos. Analistas defendem novo modelo de crescimento.
A proposta orçamental para 2023 tem muitas das medidas que foram fechadas com os parceiros sociais, no acordo de rendimentos, mas patrões e sindicatos consideram que Governo podia ter feito mais.
A Segurança Social deverá ter um excedente de 3,1 mil milhões em 2023, o que significa que o saldo seria positivo mesmo que os aumentos das pensões não tivessem sido limitados. FEFSS só se esgotará depois de 2060, diz OE.
Com os mísseis russos a caírem novamente sobre toda a Ucrânia, Moscovo volta a colocar as negociações para a paz em cima da mesa. EUA e China têm uma resposta a dar, quando ambos enfrentam problemas internos.
Nova estratégia nacional de segurança norte-americana assume papel dos EUA como paladino das democracias liberais e sublinha a aposta no aprofundamento de alianças e parcerias.
O novo sócio da Antas da Cunha, Paulo Morgado, considera que os escritórios de advogados “têm uma palavra a dizer” sobre como é que as empresas devem adquirir sistemas tecnológicos. A tarefa já não é só das consultoras, garante o ex-CEO da Capgemini Ibéria.
O escritório liderado por Pedro Rebelo de Sousa refrescou a marca e elaborou um mapa de atuação para o futuro que compreende quatro pilares: agilidade, empatia, inovação e sustentabilidade.
Antigo matadouro no Porto vai dar lugar a onze edifícios com áreas entre os 374m2 e os 2.408m2, para utilização empresarial, restauração e escritórios. Parte do espaço estará alocado a um projeto municipal de arte e cultura.
A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra conta com 86 parceiros, entre empresas e instituições públicas e privadas. Frijobel e Olympus são as últimas a aderir.
O CEO da farmacêutica italiana, que esteve em Portugal para visitar a subsidiária Jaba, diz ao Jornal Económico que ainda existem “uns quanto ovos podres na indústria”, mas “a maioria quer realmente salvar vidas”.
São seis os clubes da Liga que já conhecem esta realidade mas a chegada dos donos do PSG à SAD do Braga eleva o campeonato dos multiclubes para outra dimensão.
Chegada a Braga do grupo Qatar Sports Investments deverá gerar dois tipos de efeito no clube intervencionado e nos três “grandes” por arrasto. A competitividade irá ditar que tabus (como a maioria da SAD) que poderão cair.
O economista Fernando Alexandre considera que o Orçamento do Estado para 2023 é amigo das empresas. Opinião corroborada pelo ex-ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
A logística é, com a pandemia e a guerra na Ucrânia, uma das áreas que enfrenta maiores desafios de adaptação aos novos racionais de negócio. Instalado em Portugal desde 2015, o grupo de origem alemã quer continuar a crescer nas exportações.
Os mercados acionistas deram seguimento às quedas. Nos EUA, a Fed sinaliza mais subidas de taxas de juro.
O diretor financeiro da Ikea Portugal diz ao JE que “o trabalho de ampliação da rede de carregadores está a ser executado” embora possam ocorrer atrasos no processo devido a falhas de materiais.
Edgar Oliveira, da Galp, Pedro Norton Barbosa, da SIBS, e o contra-almirante Gameiro Marques, do Gabinete Nacional de Segurança, foram os convidados da ‘talk’ da consultora NTT Data, que foi representada por por Mauro Almeida.
O Banco Português de Fomento (BPF) escolheu 14 capitais de risco para receberem 500 milhões do PRR. Explorer foi excluída e pediu acesso ao processo, sem sucesso. Agora recorre à Justiça.