Capa
Nº 2166 | 07 Outubro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Protagonista
Economia & Política
Mundo
Advisory
Universidades & Emprego
Empresas & Mercados
Última
O banco detido pelo Caixabank quer sair do capital de risco e já acordou vender a sociedade Inter-Risco, que está entre as 14 escolhidas pelo Banco de Fomento para o “Programa Consolidar”.
Paulo Pedroso defende que, face à inflação e ao aumento dos salários, não atualizar os escalões do IRS seria fazer uma subida escondida dos impostos. Sobre as pensões, diz que o Governo tomou uma “decisão política”, alertando que falência do sistema não está no horizonte.
Porque é que o mesmo Governo que acha que se deve discutir [aumentos de] 4,8% no sector privado acha que deve subir [em média] em 3,6% [os salários] do sector público?
A importância dos EUA como importador a Portugal reforça-se com um dólar mais forte, mas as compras energéticas, cifradas em dólares, e a desaceleração da economia global contrariam a rota de crescimento do mercado americano.
Portugal tem sido das economias da zona euro mais penalizadas nos termos de troca, levando a perdas de rendimento real.
A semana de trabalho de quatro dias já começa a ser testada por algumas empresas portuguesas. O psicólogo Samuel Antunes elogia modelo e realça que pode contribuir para a retenção de talento.
A base remuneratória da Administração Pública vai subir 8% em janeiro, o que significa que esses trabalhadores não perderão poder de compra. Já a maioria dos demais funcionários públicos vai ter aumentos abaixo da inflação.
Os primeiros seis meses deste governo ficaram marcados por várias polémicas com os ministros e pela falta de coordenação. Casos que fragilizam “a sua credibilidade e coesão junto da opinião pública”, sinalizam politólogos ouvidos pelo JE.
Banco central projeta taxa de 7,8%, a mais elevada desde 1993 nos preços, levando a perdas reais nos salários, que crescem a uma taxa mais baixa. Juros em alta não devem criar terramoto na dívida.
A 360imprimir é das primeiras empresas nacionais a implementar a semana de quatro dias em regime totalmente remoto e não espera qualquer quebra nos resultados, garante ao JE o CEO, Sérgio Vieira.
Para o investigador, a primeira volta das eleições presidenciais brasileiras não foi uma surpresa total, mas andou lá perto.
O que mais surpreendeu foi a pequena diferença de votos entre o candidato do PT e Jair Bolsonaro, que ficou pouco acima de um terço do que indicavam as sondagens. Agora, não há antecipações possíveis.
Quem avisa são os analistas, depois de a libra recuperar de um mínimo histórico e de os juros da dívida recuarem com o anúncio da desistência do corte de impostos aos contribuintes mais ricos. O Governo terá de repor a credibilidade.
Enquanto a União Europeia não se decide sobre o que fazer aos dissidentes russos que não querem ir parar às trincheiras, as tropas ucranianas afirmam que continuam a recuperar largas faixas de terreno. E dizem que a mobilização não está a ter qualquer efeito em benefício da Rússia.
A instabilidade na economia e nos mercados traz riscos, mas também oportunidades, abrindo a porta a mais fusões e aquisições. Esta é a visão do CaixaBI, que está a abordar empresas nacionais mais pequenas que queiram crescer cá dentro ou lá fora.
José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, diz ao JE que o Brasil é fundamental na estratégia da Escola. Uma parceria recente com o LAIOB impulsiona esta dinâmica e vai aumentar de forma significativa o número de alunos brasileiros que recebe.
A Fundação vai atribuir este ano letivo 500 Bolsas Gulbenkian Mérito, mais seis vezes do que no ano passado.
O Banco Português de Fomento (BPF) escolheu as sociedades que vão constituir os 14 fundos de capital risco para investirem em PME portuguesas. A competição para levantar capital junto dos mesmos investidores será um desafio.
Portugal é um “país-chave para a entrada de europeus no Brasil e de brasileiros na Europa”, diz Silvio Nascimento, que espera que a TAP possa não só manter como aumentar o número de rotas, mesmo após o processo de reestruturação.
O private banking do Credit Suisse tem sob gestão 800 mil milhões de francos suíços (823 mil milhões de euros) e na Europa 200 mil milhões. O Julius Baer está muito capitalizado, quer crescer e surge como interessado na Europa.
Numa era em que ética e tecnologia parecem conceitos antagónicos, a psicóloga Arathi Sethumadhavan é a ‘voz da consciência’ da Microsoft, garantindo que o ‘gigante’ acolhe os princípios éticos que “devem regular” estas empresas.
Galp muda mais de CEO em menos de dois anos. Saída acontece em momento de incerteza devido aos lucros extraordinários e de tensão com o Governo pelo gás. Futuro passa por mais renováveis? Ou por manter aposta no petróleo e no gás?
Pedro Baltazar, que reforçou para 10% da Inapa, diz que redução da dívida é crucial e defende uma maior aposta nas embalagens. Depois do lucro de 16 milhões no semestre, seria “bom” fechar o ano com EBITDA acima de 75 milhões.
Outubro inicia com ganhos das ações, alicerçados na queda dos juros, confiantes num abrandamento dos bancos centrais.
Com o Orçamento do Estado à porta, o Governo foi à Concertação Social propor uma atualização de 5,1% dos escalões do IRS e uma majoração no IRC, a par dos aumentos salariais.