Capa
Nº 2165 | 30 Setembro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Universidades & Emprego
Empresas & Mercados
Última
PJ fez buscas na Presidência do Conselho de Ministros e na casa de mulher de ex-autarca do PS do grande Porto, Manuela Couto, que já é arguida noutros dois processos de corrupção em ajustes diretos.
O CEO da Cepsa Portugal tem um plano “ambicioso” que inclui mais postos de combustível e mais pontos de carregamento de carros elétricos. Aponta que a limitação dos preços do gás de botija é uma “medida preocupante” e que os impostos sobre combustíveis por cá são “altos”.
Nas vésperas da apresentação do OE2023, antecipa-se um documento marcado pelo ambiente de incerteza, pressões inflacionistas e o risco de recessão.
Mulheres ganham menos do que os homens e são também penalizadas fiscalmente uma vez os produtos a elas dirigidos tendem a ser mais caros. Dedução à coleta para contrariar esse cenário seria “o mais simples”, defende APIT.
O presidente da APIT salienta que Portugal está a braços com a economia informal e que são precisas políticas de cidadania na área.
Aumentos salariais de quase 5%, uma redução seletiva do IRC e o ajustamento do IRS. O Governo já apresentou as suas propostas para o acordo de rendimentos, mas dos parceiros sociais chegam críticas.
Os partidos com assento parlamentar começam a definir as prioridades para o próximo Orçamento do Estado. Num quadro de incerteza, continuidade e necessidade de calibrar medidas é o elemento central do PS. Oposição reclama respostas ao acelerar da inflação.
Apesar de uma ligeira melhoria em relação a 2017, o peso do sistema judicial na atividade das empresas continua a ser o principal entrave à sua produtividade. PRR não traz melhorias.
A grande dúvida parece ser se o ex-presidente ganhará já à primeira volta ou se terá de manter-se em campanha por mais 28 dias até vencer à segunda. Lula tem tudo a favor, até as sucessivas vitórias da esquerda na América do Sul.
A guerra no leste da Ucrânia passa a ser a guerra no oeste da Rússia. Entretanto, o Kremlin parece apostado em instalar o caos na União Europeia por ‘interposto país’: a Sérvia. A fronteira com o Kosovo está sob pressão.
Vice-presidente sénior do Global Delivery Center da CGI em Lisboa diz que Portugal precisa de políticas migratórias mais favorávis e aceleradas para tentar mitigar a fuga de talento.
As sociedades multidisciplinares – formadas por advogados e outros profissionais – estão a chegar. O bastonário Luís Menezes Leitão, que se recandidata ao cargo, não está disponível para as aceitar.
A cooperação entre as universidades portuguesa e moçambicana abrange as áreas da formação avançada, da mobilidade de estudantes e de ‘staff’, da formação pedagógica de docentes, bem como projetos de investigação.
Programa destina-se a mulheres com background na área de gestão, finanças e economia, que estão fora há, pelo menos, dois anos. Há nova edição na forja.
O Governador do Banco de Portugal chamou a si o tema do impacto da subida dos juros na capacidade de pagamentos dos créditos. Banca atira para 2023 o recurso a instrumentos extraordinários.
A companhia superou os 7,2 milhões de passageiros e atinge novo recorde. Para 2023, prevê novo recorde com os 18 novos ‘slots’ em Lisboa que representam mais 1,5 milhões de lugares.
A incerteza no mercado está a provocar a fuga dos investidores. Muitos reduzem de forma expressiva a exposição ao risco, mas, diz o Abanca, os ativos sustentáveis são os últimos a sair da carteira.
Libra em forte desvalorização e juros da dívida do Reino Unido disparam após polémico “mini-orçamento” de Liz Truss.
A sociedade do grupo Banco Português de Fomento registou um aumento de 45% na valorização da carteira de capital de risco, em relação a 2020, o que explicou os resultados líquidos positivos.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) prepara-se para entrar numa nova era, com a criação de uma direção executiva. Na discussão inaugural do ciclo de conferências PROJETOR 2030, a saúde foi o tema forte.