Capa
Nº 2130 | 28 Janeiro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Advisory
Conferência
Empresas & Mercados
Última
CTT querem abrir o capital do banco e avançaram com processo competitivo. Já foram entregues propostas não vinculativas e um dos interessados é a Una Seguros, controlada por um grupo chinês.
Calculadora eleitoral desenvolvida por Tiago Vinhoza, cientista de dados, com base nas sondagens que foram divulgadas, revela que probabilidade de PS obter mais mandatos
é de 84,7%, face a 10,3% de probabilidades para o PSD. Probabilidade de empate é de 5%.
Empresários de onze associações deixam recados ao governo que saia das eleições: tem de reformar a Justiça, reduzir carga fiscal, apoiar exportações e criar plano para as listas de espera na Saúde.
Presidente da APRe! alerta que as pensões de valor médio estão congeladas há mais de uma década. E critica as “boas intenções” partidárias, “rapidamente esquecidas” após o ato eleitoral.
Apesar do esforço das empresas para manter trabalhadores qualificados num sector competitivo, produção automóvel tem sofrido com a crise dos componentes. PRR ignora a área e uma oportunidade de se tornar referência na Europa.
A fábrica de Palmela representou a grande fatia da produção nacional em 2021, mas há espaço para dinamizar o sector com um todo.
Ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países visitam a Ucrânia na próxima semana. Entretanto, a questão do fornecimento de gás russo à Europa regressou ao topo da agenda, numa quadro em que a tensão continua em alta.
Numa altura em que o comissário Josep Borrell fez regressar o exército europeu ao topo da agenda, o eurodeputado insiste que a aliança é a maior garantia da segurança comum. Por outro lado, está com o presidente Macron no combate pela alteração das regras orçamentais.
Advogado diz que é preciso colocar contribuinte em “primeiro lugar”, numa altura em que pressão fiscal aumenta. A comemorar o décimo aniversário, a RFF tem novas instalações.
No evento de digitalização “Building The Future”, patrocinado pela Microsoft, a vogal do Instituto da Segurança Social disse que só 4% dos websites dos organismos públicos tem declaração de acessibilidade a pessoas com deficiência.
Em entrevista ao JE, Kelly Craighead, líder da CLIA, diz que o potencial de crescimento do sector em Portugal depende de estender a época dos cruzeiros a todo o ano, bem como de investir nos portos.
Em nome do pleno emprego, a Fed abdicou da inflação. Agora, para emendar a mão, quer ‘tolerância zero’ perante a alta dos preços.
Está a ser preparada a venda de uma carteira de malparado e imóveis pelo Banco Montepio. Ao todo a carteira de NPL ronda os 1,4 mil milhões, mas inicialmente deverá sair do banco um portfólio de 500 milhões. Os grandes players não foram convidados a participar.
Consultoras defendem que o sector irá voltar aos níveis pré-pandemia, com investimentos totais acima dos três mil milhões de euros. Economista João Duque aponta cenário de “otimismo desmesurado”.
A empresa de tecnologias da informação que foi comprada pelo grupo francês em 2018 está a fazer um investimento de “alguns milhares de euros” no re-batismo. Bruno Mota passa a ‘managing director’ em Portugal e continua acionista.
Portugal vai ser um dos primeiros países a receber a nova aposta. Bird expande para mais cidades portuguesas ainda este ano.
Défice recuou 2.862 milhões de euros em 2021 e deverá ficar abaixo dos 4,3% do PIB. Melhoria é justificada com a retoma da economia e do emprego, que impulsionaram a receita do Estado.