Capa
Nº 1939 | 01 Junho 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Ver PDF
apoio de ISEC Lisboa
Notícias
Perspetiva
Primeira Mão
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Advisory
Media & Comunicação
Desporto
Última
Holdimo, segundo maior acionista da SAD do Sporting, já deu entrada no tribunal com ação para destituir administração liderada por Bruno de Carvalho.
O Governo está confiante em que a Assembleia da República aprove as alterações à legislação laboral acordadas em concertação social, mas os parceiros sociais mostram-se mais cautelosos.
Dados solicitados ao INE pelo Jornal Económico mostram um peso crescente de contratos a termo e de recibos verdes no imobiliário, restauração, turismo e construção.
Estas são as oito principais alterações ao Código do Trabalho negociadas pelos parceiros sociais na concertação social.
FMI aplaude progressos da plataforma do malparado, mas considera os passos dados para reduzir o crédito de má qualidade como “insuficientes”.
A plataforma de gestão do malparado poderá vir a tratar cerca de dois mil milhões de euros dos chamados NPE (non-performing exposures), exposição ao risco de incumprimento de crédito. Um montante que poderá ser alcançado, após terem sido já validados processos dos 11 maiores devedores dos três bancos que integram a plataforma (CGD, Novo Banco de BCP).
Crise em Itália, Brexit e fundos comunitários foram temas de conversa entre Costa e Merkel.
O deputado bloquista Jorge Costa quer inquirir outros responsáveis políticos e empresariais, como José Sócrates e Ricardo Salgado, pelas rendas excessivas do setor elétrico. “O Grupo Espírito Santo não é um ex-acionista qualquer da EDP”, sublinha.
Encontro entre os dois países tinha por base um enorme equívoco: a desnuclearização era para ser cumprida apenas pela Coreia do Norte. Nada indica que os Estados Unidos estejam interessados em perder posições no Mar do Japão e no Mar da China Oriental.
O recém eleito Presidente do Conselho de Administração do BCP vai ficar com a área da supervisão e vai acumular com a vice-presidência do BIM em Moçambique e com a vice-presidência do Millenium Bank na Polónia, sabe o Jornal Económico.
A Apollo Global Management está a negociar com a Fidelidade a aquisição de um conjunto de 277 imóveis que a seguradora pôs à venda, apurou o Jornal Económico.
A China Three Gorges, a maior acionista qualificada, com 23,3% da EDP, entrega hoje à CMVM o projeto do prospeto, que inclui o Projecto Industrial, e o pedido de registo da OPA à energética.
A Fosun será representada pelo chairman ou pelo CEO. A Sonangol será representada por Carlos Saturnino. O anúncio será feito após a aprovação do Banco Central Europeu.
A única cerâmica portuguesa a sul do Tejo aliou-se à plataforma GoParity para investir cerca de 275 mil euros para, até ao final do ano, alimentar a produção da fábrica a 100% com energia fotovoltaica.
A Check Point tem vindo a ajustar a sua estratégia tendo em conta as caraterísticas do tecido empresarial português. Micro e PME podem estar igualmente seguras.
A Check Point reuniu durante dois dias, em Tróia, cerca de 400 pessoas (clientes e parceiros) para debater a quinta geração de cibersegurança.
Novo centro de Braga vai levar à contratação de mais 100 engenheiros. Empresa investiu 200 milhões em Portugal entre 2015 e 2017.
A Raize vai ser a primeira empresa a entrar na bolsa desde 2016. O pedido já foi entregue na Euronext, que se irá pronunciar nas próximas semanas.
A Raize tornou-se a primeira plataforma de ‘crowdfunding’ registada em Portugal. Há outras quatro que querem seguir-lhe os passos.
A agitação política reacendeu os receios de uma nova crise da dívida na zona euro ou mesmo a de um processo de saída da União Económica e Monetária.
Nuno Barroso critica voracidade do sistema fiscal que recai sobre famílias e empresas. E reforça papel de trabalhadores do fisco no caminho da justiça fiscal.
Madalena Azeredo Perdigão, associada coordenadora da área de Turismo & Lazer da CCA Ontier, lidera uma equipa que junta oito advogados dos departamentos de laboral, ‘corporate’, imobiliário, fiscal e público.
Prisa já tinha preparado um “plano B” para o eventual chumbo do negócio, que poderia pôr em risco o acordo para refinanciamento da dívida.
Esmagadora maioria dos futebolistas brasileiros expatriados atua em Portugal. A situação é “exagerada para a dimensão do país”, embora o fecho de portas a jogadores estrangeiros seja um “erro colossal”. Política de recrutamento é a chave, diz especialista.
Itália criou tensão nos mercados e reavivou as memórias da crise europeia na semana em que o ‘rating’ da República é avaliado pela agência Fitch.
O auditório da FNAC do Chiado, em Lisboa, recebe esta segunda-feira, 4 de junho, a segunda conferência do ciclo “Conversas no Chiado”, promovida pelo Jornal Económico, com o apoio da FNAC.