Capa
Nº 98 | 21 Dezembro 2023
Notícias
Entrevista
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Imobiliário
Última
A eurodeputada considera que os projetos de hidrogénio verde são relevantes, mas prefere projetos com menor dimensão. Sobre a energia eólica ‘offshore’, defende que deve avançar.
Dos 600 milhões de euros de investimento anunciado até 2030, pelo menos 150 milhões serão para internacionalização, de forma a ganhar quota em mercados de grande potencial como os EUA, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Austrália ou o mundo árabe. Ainda assim, próximos meses serão de alguma dificuldade.
O PS defende também uma aposta na economia azul e verde. Medidas de auxílio a famílias e empresas e atenção a sectores como os dos transportes, educação, agricultura, cultura, e pescas são outras prioridades.
A construtora portuguesa, que chegou a derrapar 9% durante a sessão, fechou o dia a perder 3,91% para 3,930 euros. Um dia antes, tinha anunciado a venda do negócio de construção e imobiliário que detém na Polónia por 90 milhões de euros. Do lado da banca, a instituição liderada por Miguel Maya encerrou com uma queda de 2,80% para 0,2673 euros.
Mercados descontam que BCE e Fed cortem as taxas de juros em 2024, mas a que ritmo e em que quantidade? O que esperar da economia europeia? O ano vai ter cisnes negros? Ouça o podcast do JE “Mercados em Ação”.
De Ucrânia e de Palestina, de Estados Unidos e de China, de França e de Reino Unido, de África e de Argentina faz-se a verdadeira ‘geografia do medo’ do ano que agora finda e que deixará com certeza poucas saudades.
FCamara, empresa de Tecnologias da Informação, admite “frio na barriga” com cliente grande em Portugal, mas garante que o desenvolvimento de projetos entre as empresas se irá manter mesmo com os novos donos.
Claude Kandiyoti, CEO da Krest, acredita que o mercado está a mudar e que dentro de dois a três anos a proporção entre arrendamento versus compra será de 50-50. Promotores nacionais consideram que o built to rent acabará por chegar a Portugal, mas nunca neste prazo. “Há um garrote que infelizmente, nunca vai permitir essa proporção”, refere Pedro Vicente, CEO da Overseas.
O Banco de Portugal publica a mais recente informação estatística sobre o financiamento das administrações públicas e endividamento do sector não financeiro e o INE a Síntese Económica de Conjuntura de novembro.