Capa
Nº 660 | 20 Outubro 2026
Notícias
Empresas & Negócios
Economia
Economia & Política
Mundo
Empresas
Mercados & Finanças
Desporto
Das 15 novas concessões previstas, um total de dez será lançada em 2027. Terminal Vasco da Gama em Sines, expansão do porto de Leixões e porto de Lisboa são os investimentos mais relevantes na próxima década. Privatização da Silotagus lançada até final deste ano. Navegabilidade do rio Tejo está a ser estudada.
Na prática, o desconto corresponde à devolução do adicional do IVA arrecadado pelo Estado por via do aumento do preço dos combustíveis.
A larga maioria do investimento tem origem no setor privado, através de concessões.
Numa abordagem “centrada nas pessoas”, o Conselho da UE pretende ver medidas mais robustas para combater a exclusão habitacional e a situação de sem-abrigo, isto numa altura em que cresce a insatisfação e tensão social com a subida do custo de vida, incluindo na habitação.
Joaquim Miranda Sarmento, representantes das principais confederações empresariais, especialistas da EY e o professor Nadim Habib estão entre os participantes da conferência que decorre a 21 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Autoridades francesas anunciam recolher parcial em Paris, entre as 23 horas e as seis da manhã. O primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, culpa a "extrema-esquerda" por explorar os protestos.
Segundo o jornal “Der Spiegel”, a empresa não comentou sobre esta possibilidade, mas um porta-voz referiu que há um processo em andamento, sendo que a próxima ronda de negociações vai ser o local ideal para chegar a “acordos internos”.
Este valor poderá significar um aumento de 3%, em comparação com os 29,1 mil milhões de euros do ano anterior, com os proveitos totais a poderem crescer 5%, para 7,4 mil milhões de euros. Grande Lisboa caiu na taxa de ocupação e preço médio, motivada pelos constragimentos do aeroporto e subida dos preços na região. Algarve é a única região onde o valor médio por quarto supera os 200 euros.
Portugal pode tornar-se no segundo maior acionista, apenas atrás da fundação criada pelo que chegou a ser o homem mais rico da Alemanha.
Os títulos franceses a 10 anos saltaram mais de 10 pontos base no arranque da sessão de segunda-feira e o spread para a Alemanha voltou a alargar, enquanto o euro recuou face às principais divisas e o índice parisiense perdeu quase 1,5% na manhã de segunda-feira.
Com o fundo soberano saudita a desinvestir no futebol, a RedBird, dono do AC Milan, quer aproveitar ativo português para investir no Al Nassr. Para que isso aconteça, o PIF terá que se libertar da dívida do clube onde milita Cristiano Ronaldo.