Capa
Nº 328 | 20 Fevereiro 2025

Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Multimédia
Mundo
Empresas
Desporto
Atualidade

Número de casamentos na China caiu 20% em 2024 na comparação com o ano anterior. Soma paga aos noivos representa metade do salário médio mensal da população urbana de Luliang.

“Há um grande consenso no Parlamento Europeu de que a política de coesão é absolutamente essencial para os 27 Estados-membros, portanto nós temos a perfeita consciência de que tem de continuar a haver”, disse hoje à agência Lusa a eurodeputada socialista Carla Tavares, uma das correlatoras da assembleia europeia para o orçamento da UE a longo prazo 2028-2034.

O governador italiano e membro do BCE reconheceu esta quarta-feira que a recuperação da zona euro impulsionada pelo consumo interno não se materializou, arriscando prolongar ainda mais os problemas macroeconómicos do bloco europeu.

O partido de André Ventura pediu mais tempo para analisar as propostas dos outros partidos. Com o pedido a ser feito de forma potestativa, o adiamento foi confirmado e a votação ficou agendada para a próxima semana e já depois da moção de censura do Chega ao Governo, marcada para esta sexta-feira.

Do filme sobre o caso Gisèle Pelicot a uma minissérie que nos conduz até ao mundo interior da criminosa e violenta seita da Irmandade Ariana do Texas, nos EUA: conheça as sugestões do colunista e acompanhe todas as semanas as sugestões culturais de Rui Calafate no podcast do JE "Maquiavel para Principiantes".

No âmbito da presidência sul-africana do G20, os chefes da diplomacia das maiores economias do mundo reúnem-se hoje em Joanesburgo para debater a atual situação geopolítica e o desenvolvimento sustentável das economias emergentes. O Governo norte-americano não se fará representar e acusa a África do Sul de “discriminação racial injusta” contra os africânderes.

Os gastos europeus com defesa dispararam 30% em 2024, com a meta de 2% a ficar mais próxima. Previsão é que os gastos continuem a aumentar nos próximos anos. Bruxelas já definiu como prioridade criação de sistema europeu antimíssil.

Na cimeira de Paris, a segunda – que parece ter sido organizada para dar a conhecer de viva voz o que se passou na primeira – ficou mais uma vez claro o apoio à Ucrânia por parte da União Europeia.

Rui Lopes Ferreira, CEO do grupo que é o maior exportador português de cervejas, em conversa com o Jornal Económico, a propósito da rubrica o Decisor da Semana, defendeu que "estando hoje demonstrado que são as grandes empresas que mais investem em tecnologia e em formação, mais inovam, e pagam melhores salários, a solução parece óbvia: precisamos de maiores empresas".

O seu percurso começou com um investimento, em conjunto com os seus irmãos, na Salsa, tendo em 2008 vendido a sua parte ao irmão e investido com a sua irmã Beatriz na compra da Cofemel, dona da Tiffosi.

A entrada da Biedronka na Eslováquia é o primeiro passo de internacionalização dado por uma insígnia de retalho alimentar do grupo Jerónimo Martins, dono do Pingo Doce.

Clube da Luz está a 1,2 milhões de euros da maior receita de sempre na "Champions" e 71,4 milhões de euros estão garantidos nos cofres. Mas ainda há mais de 52 milhões de euros em prova.

Presidente da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA) fez um balanço do trabalho já desenvolvido pela estrutura de missão para resolver os 400 mil processos de legalização que estavam pendentes.

Em entrevista ao Jornal Económico, o vice-presidente da Frente Cívica, João Paulo Batalha, afirma que a indicação de familiares, de membros do partido, de clientes, e de círculos de proximidade para cargos públicos é um "problema disseminado" na política portuguesa. "Infelizmente os partidos não têm muito interesse, ou interesse nenhum, em romper com estas lógicas", defende o vice-presidente da Frente Cívica, que diz existir um problema de "captura das instituições para alimentar clientelas políticas".

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Justiça Social, o Movimento para Erradicar a Pobreza alerta que as injustiças sociais estão a agravar-se em Portugal e apela a que não sejamos alheios a elas. Pobres estão mais pobres e número de sem-abrigo disparou em 2023.