Capa
Nº 322 | 11 Fevereiro 2025

Notícias
Lusofonia
Economia
Mercados
Mundo
Empresas
Desporto
Conferência

No ano passado, os Estados Unidos foram destino de mais de metade das exportações de produtos siderúrgicos brasileiros.

Em entrevista ao Jornal Económico (JE), o CEO da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha, aborda esta parceria estratégica, avalia as políticas públicas que têm existido em Portugal e dá conta da vaga de inovação que o país tem tido ao nível da bioeconomia e da economia do mar. Deixa também o recado de que Portugal necessita de dar um passo determinante, no sentido de construir uma política externa nos oceanos, e que este ano pode ser um ano de ouro para dar esse passo.

“As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores não param de crescer e, em 2024, atingiram o valor mais alto de sempre: 2,5 mil milhões de euros. De acordo com os dados do INE [Instituto Nacional de Estatística], divulgados esta segunda-feira, as vendas da produção nacional para os mercados internacionais aumentaram 7,5% em valor, face a 2023”, indicou, em comunicado, a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.

Os receios de uma guerra comercial entre a Europa e os Estados Unidos não estão a travar o bom momento dos índices europeus.

Tarifas de 25% procuram conter o ímpeto exportacionista da China, que inundou o mercado mundial com preços baixos. Setor siderúrgico respondeu positivamente em Wall Street. Nos chips, a guerra também segue em alta.

Accelerate Challenge desafia a formar equipas para pensar na transição energética e na transformação digital. Rui Leal, responsável de Novos Negócios e Vendas na Siemens Smart Infrastructure, destaca ao JE o tema deste ano - "uma área crítica para o país e para a economia nacional em franco crescimento". Inscrições decorrem até 28 de fevereiro.

"Se [as tarifas] forem só sobre matérias-primas, não nos afeta em nada", resume Rafael Campos Pereira, vice-presidente executivo da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), lembrando ainda que, dos 24 mil milhões de euros exportados pelo sector, apenas mil milhões eram destinados aos EUA.

Herdeiros de Álvaro Pinho Costa Leite, empresário, Arlindo, Humberto e Gabriela Costa Leite encontram-se à frente da empresa Vicaima Indústria, que integra a holding Vicaima Madeiras SGPS.

O software da empresa chinesa que desenvolveu um modelo de IA foi alvo de piratas informáticos na semana passada. Na sequência, os novos registos foram limitados e a tecnológica divulgou informações.

O Tribunal da Relação de Lisboa declarou hoje prescrita a contraordenação de 225 milhões de euros aplicada aos bancos condenados no caso que ficou conhecido como 'cartel da banca'. Os bancos já contavam com este desfecho e por isso não constituíram provisões para este caso.

Empresa luso-britânica permite às empresas criarem "colaboradores de IA" para aumentar produtividade
As empresas parceiras da Noxus podem criar uma equipa de colaboradores que funcionam através de tecnologias associadas à IA e executam tarefas monótonas, libertando os trabalhadores humanos para outras funções. Um grande grupo de saúde em Portugal já poupa "700 horas por mês".

Estão a ser anunciados investimentos em IA em Paris e líderes globais pedem uma regulação mais branda no bloco europeu, com receios de perdas.

Caminho para os oitavos tem um gigante alemão pela frente mas o Borussia de Dortmund vive uma temporada muito negativa na Bundesliga. Alemães lideram no valor de mercado (por pouco) mas goleiam nos salários.

Esta iniciativa do Jornal Económico conta com ampla cobertura editorial no site e nas redes sociais do JE e transmissão em direto esta quarta-feira, através da plataforma multimédia JE TV. Um evento que abre com as intervenções do CEO da Media Nove, José Carlos Lourenço, e do presidente da autarquia bracarense.