Capa
Nº 256 | 09 Outubro 2024
Notícias
Lusofonia
Economia
Política
Mercados
Empresas
Conferência
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, defendeu no seminário “O Brasil na nova ordem mundial” o papel deste país e de Portugal na estabilização do mundo, num contexto muito difícil.
A FRELIMO detém a presidência da república, a maioria absoluta na Assembleia Nacional e a liderança de todas as províncias. Ninguém sabe se será desta que semelhante hegemonia terá um fim, entre outras razões porque não há sondagens que possam servir de indicador.
"Desde 1992 que a despesa pública corrente não subia tanto como está a subir em 2024", avisou o governador Mário Centeno depois de o BdP ter cortado a projeção de crescimento este ano, citando um investimento bastante abaixo do esperado.
A associação empresarial pretende reforçar a competitividade das empresas portuguesas no contexto internacional e tornar o país mais atrativo para o investimento, lembrando que Portugal mantém das taxas estatutárias mais elevadas de IRC na OCDE.
Sem revelar o sentido de voto, mesmo depois da reunião com a bancada parlamentar, Ventura defendeu que este não é um OE do Chega, mas sim um "orçamento do PS e do PSD".
Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos estiveram "em contacto durante estes dias, tentando fazer a aproximação possível" no que os distingue, nomeadamente nas questões do IRS Jovem e IRC que ditaram o impasse nas negociações nas últimas semanas.
Os principais índices europeus viveram, na terça-feira, uma sessão negativa, penalizada pelo sector energético, em virtude das descidas de mais de 4% nos futuros de crude e Brent.
O banco liderado por Paulo Macedo decidiu vender a participação de 59,81% que detém no Banco Comercial Atlântico (BCA) à Coris Holding, num processo que ainda aguarda pela aprovação das autoridades cabo-verdianas. A Caixa espera que fique fechado até ao final deste ano.
O ministro dos Assuntos Parlamentares afirmou hoje que "não há mexidas" no valor da Contribuição para o Audiovisual (CAV) da RTP, referindo que, com o aumento do número de clientes de eletricidade, esta já tem vindo a aumentar.
A conferência do oitavo aniversário do JE está marcada para hoje e vai contar com a presença de António Horta-Osório e de outros especialistas para debater oito temas decisivos para o futuro do país no contexto europeu e mundial. O encerramento estará a cargo do ministro da Economia, Pedro Reis.