Capa
Nº 235 | 03 Setembro 2024
Notícias
Economia
Política
Mercados
Empresas
Imobiliário
Desporto
Atualidade
Os índices de gestores de compras (PMI) de agosto continuam a apontar para uma deterioração do sector industrial europeu, um cenário que se verifica há mais de dois anos. As novas encomendas caíram ao ritmo mais rápido deste ano e os custos intermédios continuam a subir, arriscando nova pressão sobre a inflação.
Nuno Ribeiro da Silva vai liderar a Comissão de Coordenação para a Baixa Tensão (CCBT) que tem até ao final do ano para apresentar uma proposta de calendário e de modelo para o concurso das concessões municipais.
Tanto o PSI como os principais índices das bolsas europeias registaram leves variações na sessão de segunda-feira. Com o regresso das negociações a Wall Street esta terça-feira, é de esperar outra dinâmica nos mercados.
A Alfândega do Porto prepara-se para receber mais uma edição do Happiness Camp. O Jornal Económico falou com António Pedro Pinto, co-fundador e CEO do Happiness Camp, para saber quais os temas que serão abordados e as novidades que vão acontecer este ano, a 17 de setembro.
José Cardoso Botelho defende que a promoção do turismo no interior faz todo o sentido, mas que o foco deve passar por criar condições para a construção de casas para os residentes do município. Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo espera que a decisão da autarquia (de reduzir camas turísticas em 40% no novo PDM) não coloque em causa os direitos adquiridos por parte dos operadores privados.
Além dos alemães da Lufthansa, o Governo já reuniu com as outras companhias europeias que têm manifestado interesse em "olhar" para a privatização, como é o caso do grupo dono da British Airways e Iberia e da KLM-Air France. Modelo de venda do capital da companhia aérea nacional ainda não está definido nem a fatia de capital a alienar. Mas o JE sabe que deverá ser através de concurso, estando ainda em aberto privatizar a maioria do capital.
Em agosto deste ano, a valorização homóloga foi de 9,1% e para encontrar um aumento semelhante é preciso recuar até dezembro desde 2021 (9,2%). Olhando para Lisboa, em agosto a subida anual foi de 8,7% face ao ano anterior, sendo este crescimento apenas superado pelos 9% registados em julho de 2022.
Depois de perder 350 milhões de euros em vendas há 12 meses, a Liga portuguesa volta a mostrar fulgor na venda de passes futebolísticos e recupera quase 80 milhões em vendas. SL Benfica foi quem mais contribuiu para esse resultado.
Inscirições no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais caíram 83%. Consulte estas 'Respostas Rápidas' para perceber as motivações dos advogados em protesto.