Capa
Nº 208 | 16 Julho 2024
Notícias
Entrevista
Economia
Política
Mercados
Mundo
Empresas
Saúde
"Cada vez mais, as mulheres detêm e controlam a riqueza enquanto empresárias, líderes empresariais, herdeiras e quando se tornam solteiras, como viúvas e divorciadas", afirma Emma Wheeler, responsável do UBS, em entrevista ao Jornal Económico.
Frederico Falcão deixa recado ao grupo de alto nível que a Comissão Europeia quer reunir em torno do sector, mas que a organização não sabe por quem será constituído. Entretanto, o preço médio das exportações está a descer este ano face a 2023.
A economia britânica conseguiu afastar-se do cenário de recessão técnica em que fechou 2023 e está em linha para conseguir um crescimento razoável no segundo semestre. A inflação continua, contudo, a ser o foco exclusivo do banco central.
O TdC fala em pouca transparência, reporte adequado e um processo ambíguo que retira utilidade à revisão da despesa, algo que deveria permitir poupanças e ganhos de eficiência. Mais de 40% das medidas indicadas pelas entidades públicas entre 2018 e 2022 mostravam insuficiências de preenchimento.
Comissão Europeia quer reduzir dependência de certos fornecedores de minerais críticos. Ministra do Ambiente destaca importância do cobre para a transição energética. Governo vai criar grupo de trabalho com o objetivo de preparar estratégia para acelerar exploração de matérias-primas críticas.
As bolsas europeias viveram uma segunda-feira de perdas, com o abrandamento da economia chinesa a gerar desconforto nos investidores. No mercado nacional, o grupo EDP foi protagonista das maiores quedas.
No meio dos apelos à contenção, os republicanos, já reunidos em convenção, tratam de provar que a violência é instigada pela Casa Branca. Os Proud Boys, responsáveis pelo assalto ao Capitólio, prometem comparecer em Milwaukee.
Secil avança para tribunal para ser reembolsada de 2,8 milhões da Contribuição de Serviço Rodoviário
A Secil é uma das empresas com consumo elevado de combustíveis que têm vindo a recorrer à justiça para recuperar a contribuição de serviço rodoviário (CSR) que apesar de ter sido suportada pelas gasolineiras, foi repercutida no preço cobrado por estas ao consumidor final.
A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, referiu num relatório à Assembleia da República que existem queixas sobre o "longo tempo de espera (superior a três anos) no acesso a consultas e cirurgias de ortopedia". É ainda dito que a inexistência de Tempos Máximos de Resposta Garantidos, "amplifica as dificuldades" no acesso às prestações de saúde em tempo "adequado" e que há "ausência de articulação" entre os sistemas nacional e regional de saúde.